4 dicas de exercícios para fazer em casa na época do vestibular

Para passar no vestibular é necessário que os candidatos façam alguns sacrifícios em prol de se dedicar mais aos estudos durante um certo período de tempo: as saídas para diversão devem ser mais controladas, os períodos de descanso devem ser regulares e as distrações devem ser mínimas. Isto não significa, entretanto, que a saúde e o cuidado com a forma física devem ficar de lado durante os estudos. A melhor maneira de não descuidar da saúde e não perder muito tempo saindo para a academia é contar com a ajuda de exercícios que podem ser feitos em casa. Por este motivo, separamos aqui algumas das melhores opções de exercícios para você introduzir no período de descanso da sua rotina de estudos. Confira agora as dicas que preparamos!

Abdominais

Os abdominais são os melhores exercícios para fortalecer a musculatura da barriga e otimizar a queima de gorduras acumuladas nesta região. Dedique alguns minutos de seu dia para fazer várias sessões de abdominal, variando o tipo de exercício, mas sem perder a atenção com o posicionamento para evitar lesionar o pescoço.

Rotina com apoio na mesa

A sua mesa de estudos pode servir como um ótimo apoio para uma boa sequência de exercícios. Comece treinando os tríceps, fazendo pequenas flexões em pé apoiado na mesa para fortalecer esta musculatura. Depois use o mesmo apoio para se segurar na ponta dos pés e treinar a panturrilha, subindo e descendo da ponta dos dedos. O agachamento também pode ser feito com um apoio de mãos na mesa, ajudando a fortalecer a musculatura das pernas e dos glúteos. Finalize com um exercício simples para minimizar o culote, mantendo ainda o apoio das mãos na mesa e, em pé, abrir e fechar uma das pernas suspensa no ar. Repita o movimento com as duas pernas.

Treino para os glúteos

Para quem quer fortalecer a musculatura da região glútea basta fazer um exercício simples com apoio no chão. Deite de costas e, delicadamente, levante os quadris até um ponto confortável em que eles se encontrem distantes do chão. Contraia bem a musculatura dos glúteos durante 10 segundos e depois apoie a região novamente no chão. Repita este movimento várias vezes.

Escalador

Apoie as duas mãos no chão e as pontas do pé, se mantendo suspenso e com braços e pernas esticadas. Solte uma das pernas do apoio e jogue para o lado oposto do corpo, como se forçasse um alongamento. Segure por 10 segundos e apoie novamente no chão. Repita o movimento com a outra perna. Faça esta rotina varias vezes.

Não se esqueça da ajuda de um profissional

Exercitar-se em casa pode ser confortável e parecer extremamente fácil, mas estas rotinas não dispensam o acompanhamento de um profissional com especialidade em educação física para que você faça os exercícios corretamente. Estas rotinas também não dispensam a visita a um médico para que ele possa lhe orientar em relação ao tipo e intensidade de exercício que você pode fazer. Nunca deixe de contar com a ajuda destes dois profissionais na sua rotina de atividades físicas caseiras.

O que achou das nossas dicas de exercícios para fazer em casa? Quais destas rotinas você já testou? Deixe seu comentário sobre este assunto!

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