Por que é importante fazer alongamento pela manhã?

Estamos convivendo com rotinas cada vez mais intensas e estressantes, o que torna cada vez mais importante cuidarmos corretamente do nosso corpo, para diminuir os efeitos do dia a dia. Uma das melhores alternativas para começar o dia bem, absorvendo as pressões da rotina, é se preparar para um bom alongamento logo pela manhã.

Você sabe por que é interessante se tornar um adepto dessa prática? Confira o nosso artigo de hoje e descubra porque o alongamento diurno pode lhe ajudar a melhorar a sua qualidade de vida!

Importância do alongamento

O alongamento é um exercício físico desenvolvido especialmente para aquecer e preparar a musculatura para receber estímulos mais intensos, diminuindo o risco de tensões não programadas. Por esse motivo a realização do alongamento é valorizada antes ou depois de uma atividade física, permitindo que a musculatura do corpo se adapte melhor a realização desses movimentos.

Apesar de muitas pessoas ignorarem a realização do alongamento na sua rotina de atividades físicas, ou no seu dia a dia, essa prática é essencial para garantir um melhor funcionamento e resposta da musculatura a estímulos enviados pelo cérebro.

Por que fazer alongamentos pela manhã

O motivo é simples: quando nos alongamos no início da manhã preparamos a nossa musculatura para receber os estímulos do dia a dia, nos deixando mais preparados e mais bem dispostos para trabalhar, estudar ou seguir a nossa rotina diária.

O alongamento também pode lhe ajudar a despertar melhor, aumentando sua produtividade no período da manhã, ajudando a combater os sintomas do sono.

Benefícios do alongamento

O alongamento diurno, além de ajudar a melhorar a nossa disposição e produtividade para o dia a dia, apresenta outros importantes benefícios para a nossa saúde:
• Ajuda a diminuir desconfortos musculares;
• Aumenta a sensação de relaxamento;
• Melhora a coordenação motora;
• Aumenta a flexibilidade corporal;
• Diminui a sensação de fadiga;
• Ativa a circulação;
• Aumenta o bem-estar.

Fazendo um bom alongamento

Para fazer um bom alongamento basta seguir algumas orientações básicas dessa prática, permitindo que seu organismo usufrua de todos os seus benefícios.

Comece a atividade respirando bem fundo e puxando, levemente, a musculatura dos braços, dedos e mãos, sem se machucar, permitindo que elas se alonguem. Siga depois para a coluna, o pescoço e o peitoral, alongando todas as fibras musculares em todas as direções, deixando pés, quadris e pernas para o final do exercício. Cada movimento de alongamento deve durar, aproximadamente, 30 segundos, e devem ser feitos de maneira tranquila para evitar lesões.

Realizar o alongamento em dupla pode ser uma ótima maneira de aumentar a qualidade dos resultados, já que enquanto seu colega oferece a pressão para sua musculatura, você se concentra em relaxar o máximo possível.

Qualquer pessoa em qualquer faixa etária pode realizar alongamentos diariamente. Para usufruir dos benefícios dessa prática é importante que os movimentos sejam feitos regularmente, permitindo que você observe e vivencie as melhorias corporais.

Você se alonga regularmente pela manhã? Quais são os benefícios dessa prática que você já observou na sua rotina? Deixe seu comentário!

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