Mudanças no Fies 2017

O Ministro da Educação, Mendonça Filho, afirmou que pretende reformular e aumentar o número de vagas no Fies 2017. A ideia é superar as 225 mil vagas oferecidas em 2016.

Mesmo não dizendo de quanto seria esse aumento, o Ministro disse que, além do aumento de vagas no FIES 2017, é que o FIES se torne sustentável no médio e longo prazo.

As mudanças no FIES 2017 devem, de acordo com o Ministro, contornar os problemas financeiros detectados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) que, essa semana, anunciou que pretende ouvir os ex-ministros da Educação Fernando Haddad, Aloízio Mercadante e José Henrique Paim Fernandes, a respeito das gestões anteriores (2005 a 2015). Segundo o TCU, a gestão e a expansão do fundo entre 2010 e 2015 não evitaram riscos, nem corrigiram desvios que podem levar à insustentabilidade do FIES.

A partir dos problemas apontados pelo TCU, o atual Ministro disse que será apresentada uma proposta que corrige as distorções apresentadas. Essa proposta pretende garantir a saúde financeira e o equilíbrio necessário para que o FIES continue.

1 Comment

  1. Estou cursando fisioterapia 1° periodo pelo fieis e pago 50 reais por mês, vou trocar para odontologia.
    Minha duvida é, se estarei pagando o mesmo valor de 50 reais?

Leave a Response