4 dicas para evitar o branco na hora da prova

Quem já não passou pelo sufoco de ter um branco na hora da prova? Esquecer o que estudou na hora de responder as questões não é algo incomum. Por conta disso, apresentamos abaixo os 4 principais motivos que causam esse problema e dicas de como evitá-lo:

O Estresse

Durante o período escolar, os jovens sofrem muita pressão. Pressão para ser aceito pelo grupo de amigos, pressão para atender as expectativa dos pais e até mesmo uma pressão íntima, a de entender o próprio corpo e as mudanças neurológicas, cognitivas e hormonais que ocorrem por conta da idade.

Em semanas ou dias de prova, o nível de estresse sobe ainda mais, o que aumenta a concentração do hormônio cortisol. Além de afetar o sistema imunológico, o aumento de cortisol também afeta a habilidade de organização de raciocínio e de memorização. E isso é um dos causadores do branco na hora da prova. Normalmente, quando o jovem sai da sala, o nível de estresse diminui e ele se lembra da resposta que procurava.

Evitar o estresse é relativamente fácil. Uma dica é fazer atividades físicas mesmo nas semanas de prova. A atividade física ajuda a balancear o nível de estresse.

Um técnica de eficácia comprovada é escrever um texto alguns minutos antes da prova falando sobre como você acha que se sairá na prova. O simples fato de escrever sobre a situação diminui a ansiedade.

O Sono

Varar a noite anterior à prova estudando não é produtivo e também é uma das causas do branco na hora da prova. Quando acordados, nosso cérebro produz toxinas que ficam circulando entre os neurônios. Quando dormimos, o cérebro consegue fazer uma limpeza e se livrar dessas toxinas produzidas no dia anterior.

Quando passamos a noite estudando para uma prova, ou dormimos pouco durante a noite, no dia seguinte nosso cérebro estará recheado de toxinas que continuam a se acumular. Isso gera uma bagunça no cérebro e impede algumas conexões, levando ao indesejado branco. Assim como sabemos que é importante estudar para ir bem em uma prova, precisamos aprender que um boa noite de sono tem o mesmo peso nessa balança.

O Ambiente

Quando precisamos memorizar algo, nosso cérebro, de maneira inconsciente, vincula o conteúdo à algum objeto que esteja ao nosso redor no momento do estudo. Ao decorar uma fórmula matemática, por exemplo, apegue-se a algum objeto presente no quarto em que está estudando como referência, um quadro por exemplo.

Como a prova é feita em um espaço diferente daquele em que estudamos, isso pode causar o branco, já que o cérebro não encontra, na sala de aula, a referência que usou para memorizar o conteúdo estudado em casa.

A dica neste caso é estudar em vários ambientes da casa e até mesmo fora dela, assim o cérebro não vai se fixar somente a uma referência no espaço.

O Espaçamento

Estudar um pouco a cada dia permite que o cérebro organize as informações para que sejam facilmente acessadas quando necessário. Estudar toda a matéria no dia anterior da prova pode até gerar algum aprendizado, mas não há tempo hábil para a organização do conteúdo. Isso causa a sensação de branco, já que ele sabe que estudou, mas não consegue encontrar a resposta na hora da prova.

Organize uma rotina de estudos de forma que a cada dia você estude um pouco da matéria que teve em sala de aula. Desta forma, quando chegar o dia da prova, bastará uma revisão, pois o conhecimento já estará assimilado e organizado de maneira que possa ser acessado quando for necessário.

Além dessas 4 dicas, tenho um outro post aqui no blog que dá dicas para você ter mais disposição para os estudos. Clique aqui para ler.

__
Via

Leave a Response