Faça uma boa conclusão para sua redação

A redação do ENEM é a parte mais importante dessa prova decisiva para o futuro de alguém, uma vez que ela é a única chance do estudante alcançar a nota 1.000. Portanto, a redação é a oportunidade do candidato demonstrar todo o seu conhecimento, abusando de clareza e objetividade para construir um texto coeso, gramaticalmente correto e que esteja dentro da proposta dada.

E a redação cumpre melhor o seu papel quando fechada com inteligência, não é mesmo? Para te ajudar a alcançar o êxito na conclusão do seu texto, listamos no post de hoje algumas dicas que farão da sua redação o diferencial entre os outros candidatos. Então acompanhe com a gente e aprenda mais!

Proponha uma intervenção

O ENEM exige que você encerre sua dissertação com uma proposta de intervenção para solucionar o problema discutido. Porém, os corretores já estão cansados das soluções clichês, como “investir mais na educação”. Para inovar e surpreender, procure outras alternativas como sugerir formação de ONGs ou comunidades nas redes sociais, indicando alternativas possíveis para a população ou mesmo uma maior fiscalização e aplicação das leis, demonstrando que você conhece o que o legislativo e o judiciário devem fazer.

Responda: o quê?, quem? e como?

Após expor a discussão e a sua tese ao longo da redação, para finalizá-la com coerência, é preciso responder essas 3 perguntas:

O que fazer para solucionar o problema?
Quem executará essa solução?
Como ela será executada?

Dessa forma, você não deixará lacunas frente ao corretor e ele entenderá perfeitamente qual é a sua sugestão e a viabilidade dela. Clareza e objetividade em uma dissertação argumentativa nunca são demais.

Evite frases de efeito

A última dica é essencial: não caia na tentação de finalizar com frases de efeito! Estruturas como “os jovens são o futuro do país” ou “a educação é capaz de resolver todos os problemas a longo prazo” são desgastadas — além de extremamente clichês.

O que você deve ter em mente são maneiras de fazer com que o seu texto sobressaia aos olhos daquele corretor que ficou o dia inteiro lendo as mesmas coisas.

Viu como você pode ser melhor do que a maioria apenas saindo do óbvio? Conte-nos o que achou dessas dicas na seção dos comentários

1 Comment

Leave a Response