Quais os benefícios da meditação?

Se você deseja um ritmo menos acelerado para sua vida, ter mais controle sobre a mente, que por vezes irrompe com pensamentos improdutivos e repetitivos, e também ter mais alegria de viver e um corpo com suas funções vitais mais equilibradas, você precisa começar a praticar a meditação.

A meditação é uma prática gratuita, indolor e que só depende de você mesmo para produzir todos os benefícios de que ela é capaz. Praticando-a você verá que as soluções vêm de dentro para fora e que não são necessários remédios ou outros recursos paliativos para aliviarem os seus sofrimentos. A meditação transforma o seu corpo e a sua mente em um agente de cura, trazendo-o para o presente e fazendo-o superar as ansiedades e os medos do futuro.

Se você ficou interessado nesse tema, trouxemos no post de hoje uma lista com os vários benefícios da meditação. Confira!

Diminui o stress e a ansiedade

A meditação pode ser realizada de diversos modos, mas dois deles são os mais comuns: a meditação silenciosa, na qual a pessoa deve focar sua atenção na respiração; ou a meditação por meio de mantras, que são hinos do hinduísmo e do budismo, que quando entoados repetidamente fazem-nos firmar a mente e nos conectarmos com suas vibrações.

A relação da meditação com a diminuição do stress e da ansiedade é imediata, pois o foco na respiração ou nos mantras ajuda a enfraquecer nosso apego com nossos pensamentos, trazendo-nos totalmente para o presente. Sendo assim, nem passado e nem futuro participam desse processo, fazendo com que as pessoas se libertem dos seus traumas e das expectativas e projeções do futuro, que são a causa principal das ansiedades.

Sensação de bem-estar

Na meditação nós ficamos de olhos fechados, respiramos com consciência e nos entregamos a um outro ritmo, totalmente diferente daquele do mundo exterior. Assim, nossa respiração fica mais leve, nossos batimentos cardíacos desaceleram e nossa mente se acalma, pois este não é o momento para resolver nada, apenas nos entregar ao presente. Só esses motivos bastam para que cheguemos ao final de uma meditação repletos de bem-estar.

Entretanto, em um nível fisiológico, muita coisa também acontece e contribui para essa sensação. Ao realizar respirações profundas e conscientes, o nosso cérebro é oxigenado, a pressão sanguínea diminui e a produção de serotonina aumenta, fazendo com que melhoremos o humor e aumentemos a vitalidade. O lactato sanguíneo também diminui, atuando diretamente na diminuição da ansiedade.

Clareza e controle da mente

Com a prática constante da meditação é possível perceber como nossa mente fica mais límpida e clara, o que por sua vez proporciona uma melhor condução para a resolução de problemas e uma maior objetividade para a vida prática. Os dramas, traumas, neuroses e confusões mentais passam a perder espaço, pois a sua mente torna-se mais expandida e se atém ao que realmente interessa. Pessoas que meditam periodicamente conseguem controlar melhor os pensamentos e vê-los de modo distanciado, sem se identificar com o que a mente produz, pois, como diz o ditado, “a mente mente!”. Assim, conseguimos no desvencilhar das armadilhas mentais que nos fazem repetir padrões de comportamento e assim nos abrimos ao novo e a uma existência mais livre e autêntica!

E você, está pronto para começar a meditar e a introduzir um estilo de vida mais saudável e benéfico para sua vida? Se você sofre com ansiedade e uma mente muito acelerada, esse pode ser o melhor caminho. Qualquer dúvida, deixe um comentário!

2 comentários em “Quais os benefícios da meditação?

  • 04/05/17 em 11:35
    Permalink

    quero saber como fazer a meditação

    Resposta
  • 13/06/17 em 19:11
    Permalink

    a meditaçao deixa a pessoa mais livre dos pesadelos do dia adia e transforma a pessoa mai saudavel e mais humanas capaz de entender melhor os pensamentos das outras pessoa , e levar mais transparencia as pessoas que convive na vida afetiva e na vida social

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *