Gostar de animais e saber como lidar com eles é um passo dado em direção ao curso de medicina veterinária. Quando crianças, quase todos nós já pensamos em ser veterinário para cuidar dos nossos animaizinhos de estimação. Mas você sabia que a medicina veterinária não é somente o médico dos cachorros e gatos? Ficou curioso para saber onde e como pode atuar no ramo da veterinária? Então veja a seguir os melhores motivos para seguir carreira neste curso tão interessante!

O curso de medicina veterinária

O curso de medicina veterinária tem a duração de cinco anos e o aluno deve estar preparado para uma grade curricular com conteúdo que inclui:
• Anatomia;
• Microbiologia;
• Genética;
• Nutrição;
• Produção animal e;
• Matemática e estatística, entre outras.

Depois de dois anos, o aluno começará a estudar disciplinas relacionadas a doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas. Durante o curso, o futuro veterinário aprende a prestar assistência aos animais, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução. Lembramos que o veterinário pode tanto cuidar de animais domésticos como animais silvestres.

Onde um veterinário pode trabalhar?

Se você se interessou em cursar veterinária, mas quer saber onde pode trabalhar, saiba que as áreas de atuação de um médico veterinário são extensas e, por isso, você pode ser um profissional que não ficará preso dentro de uma clínica de atendimento.

No entanto, uma das maiores ramificações entre as áreas de atuação é a clínica, pois nela você poderá atuar exercendo plena função, prestando assistência clínica e cirúrgica para animais silvestres e domésticos. Pode, ainda, trabalhar em uma fazenda e tratar de animais de rebanho, tais como gado, ovelhas, cabras, cavalos, porcos, galinhas e tantos outros.

Caso queira trabalhar no ramo da alimentação é importante salientar que toda indústria que utiliza animal como matéria prima é obrigada a ter em seu quadro de funcionários um médico veterinário. Ele será responsável por planejar e organizar as questões higiênicas, além de fazer o controle de saúde dos animais. Outra área bastante procurada é a vigilância sanitária. Assim como nas indústrias citadas acima, na vigilância sanitária você fará o controle de alimentos que tenham a origem animal.

Motivos para estudar medicina veterinária

1.Você encontrará desafios
Estes desafios começarão na faculdade, pois as disciplinas cobradas são pesadas, desde matemática e estatística até anatomia de animais.

2. Terá uma vasta área de atuação
Poder escolher uma área específica sem sofrimento é incrível, além de escolher entre cuidar de animais domésticos ou silvestres. Ser um cirurgião, se especializar em animais de fazenda ou quem sabe em vigilância sanitária, estimula qualquer um a se tornar um grande veterinário.

3. Poderá trabalhar pesquisando
Para quem gosta de ficar em laboratórios e descobrir novidades, sejam eles remédios ou curas para as doenças, as possibilidades são grandes.

4. Quem sabe ser um professor
E por fim, porém não menos importante, lecionar e ensinar a arte de ser um grande veterinário àqueles que amam animais é sempre recompensador.

Agora que você já sabe o que um médico veterinário faz, onde ele atua e vários motivos para decidir cursar a faculdade de medicina veterinária, basta contar para a gente o que te fez escolher a veterinária como o ramo que deseja seguir. Deixe seu comentário e venha participar da conversa.

eBook “Como escolher uma profissão”

A ideia desse e-Book é ajudar os estudantes a pensar como efetivamente se faz uma escolha, principalmente uma que se levará para a vida, que é a escolha da profissão que seria a nossa “vocação”.

Clique na imagem e baixe o eBook gratuitamente.