4 motivos para estudar medicina veterinária

Gostar de animais e saber como lidar com eles é um passo dado em direção ao curso de medicina veterinária. Quando crianças, quase todos nós já pensamos em ser veterinário para cuidar dos nossos animaizinhos de estimação. Mas você sabia que a medicina veterinária não é somente o médico dos cachorros e gatos? Ficou curioso para saber onde e como pode atuar no ramo da veterinária? Então veja a seguir os melhores motivos para seguir carreira neste curso tão interessante!

O curso de medicina veterinária

O curso de medicina veterinária tem a duração de cinco anos e o aluno deve estar preparado para uma grade curricular com conteúdo que inclui:
• Anatomia;
• Microbiologia;
• Genética;
• Nutrição;
• Produção animal e;
• Matemática e estatística, entre outras.

Depois de dois anos, o aluno começará a estudar disciplinas relacionadas a doenças e técnicas clínicas e cirúrgicas. Durante o curso, o futuro veterinário aprende a prestar assistência aos animais, além de cuidar da saúde, da alimentação e da reprodução. Lembramos que o veterinário pode tanto cuidar de animais domésticos como animais silvestres.

Onde um veterinário pode trabalhar?

Se você se interessou em cursar veterinária, mas quer saber onde pode trabalhar, saiba que as áreas de atuação de um médico veterinário são extensas e, por isso, você pode ser um profissional que não ficará preso dentro de uma clínica de atendimento.

No entanto, uma das maiores ramificações entre as áreas de atuação é a clínica, pois nela você poderá atuar exercendo plena função, prestando assistência clínica e cirúrgica para animais silvestres e domésticos. Pode, ainda, trabalhar em uma fazenda e tratar de animais de rebanho, tais como gado, ovelhas, cabras, cavalos, porcos, galinhas e tantos outros.

Caso queira trabalhar no ramo da alimentação é importante salientar que toda indústria que utiliza animal como matéria prima é obrigada a ter em seu quadro de funcionários um médico veterinário. Ele será responsável por planejar e organizar as questões higiênicas, além de fazer o controle de saúde dos animais. Outra área bastante procurada é a vigilância sanitária. Assim como nas indústrias citadas acima, na vigilância sanitária você fará o controle de alimentos que tenham a origem animal.

Motivos para estudar medicina veterinária

1.Você encontrará desafios
Estes desafios começarão na faculdade, pois as disciplinas cobradas são pesadas, desde matemática e estatística até anatomia de animais.

2. Terá uma vasta área de atuação
Poder escolher uma área específica sem sofrimento é incrível, além de escolher entre cuidar de animais domésticos ou silvestres. Ser um cirurgião, se especializar em animais de fazenda ou quem sabe em vigilância sanitária, estimula qualquer um a se tornar um grande veterinário.

3. Poderá trabalhar pesquisando
Para quem gosta de ficar em laboratórios e descobrir novidades, sejam eles remédios ou curas para as doenças, as possibilidades são grandes.

4. Quem sabe ser um professor
E por fim, porém não menos importante, lecionar e ensinar a arte de ser um grande veterinário àqueles que amam animais é sempre recompensador.

Agora que você já sabe o que um médico veterinário faz, onde ele atua e vários motivos para decidir cursar a faculdade de medicina veterinária, basta contar para a gente o que te fez escolher a veterinária como o ramo que deseja seguir. Deixe seu comentário e venha participar da conversa.

eBook “Como escolher uma profissão”

A ideia desse e-Book é ajudar os estudantes a pensar como efetivamente se faz uma escolha, principalmente uma que se levará para a vida, que é a escolha da profissão que seria a nossa “vocação”.

Clique na imagem e baixe o eBook gratuitamente.

24 Comments

  1. Eu amo os animais principalmente os cachorros e por gostar tanto mim fez pensar em começar uma faculdade na área da medicina veterinária pra cuidar deles

  2. Pretendo fazer veterinária, mas também gostaria de trabalhar como policial, teria como eu entrar no polícia especificada em cuidar dos animais da polícia?

  3. Gostaria muito de fazer veterinária… sempre foi a minha vontade, já pesquisei sobre vários outros cursos, mas nenhum me encantou tanto como esse, porém nunca fui boa em matemática. Será que vale a pena eu investir nessa carreira? Estou super na dúvida do que fazer.

    1. oi faço med vet estou indo para o segundo periodo e não da pra fugir! tem sim matemática principalmente nos primeiros periodos nao tem como fugir e tbm tem quimica mas estudando vc consegue passar agora se vc acha que nao vale a pena nem entre pq vai ter matematica

  4. Desde pequena eu penso em ser veterinária,poder ajudar os animais pq é uma dor enorme vê-los sofrendo e não poder fazer nada.Querer uma profissão que de dinheiro todos querem,pq várias pessoas dizem que veterinário é uma profissão que da dinheiro,mas o meu objetivo mesmo é poder salvar as vidas dos bichinhos,poder aliviar uma dor.Eu não quero ser veterinária por dinheiro,mas sim pelo amor

    1. Meu caso não consigo também ver um bicho inocente sofrendo.. Amo eles mas e claro que vc cuidar daquilo que vc amo e receber uma bom salário é quase o paraíso ajudar é o forte Sim e sempre será.

  5. Oi, tenho muito interesse no curso, acho incrível poder cuidar dos animais e lutar por seus direitos, Porém, acho que ainda há muitas falhas nessa área. Sou adepta a filosofia vegana e não me identifico com a parte da Medina veterinária voltada para abatedouros e derivados. Assim como não curto ficar trancada em clínicas veterinárias ou pet shop, não queria me fechar apenas a isso. Queria saber que área poderia atuar sem ferir minha ideologia e sem ficar exclusiva para pet shop?
    Também gostaria de saber se eu teria alguma abertura para fazer trabalhos voluntários em ONGs e até mesmo trabalhos fora do país.
    Obrigada desde ja.

  6. Amo todo tipo de animal, quero um dia poder me dedicar a eles, acho que quando a gente tem um pouco de paciência, e sabe tratar com cuidado aquilo que a gente quer bem, tudo se resolve
    Ser um médico veterinário não é ser ter um diploma na parede, e sim ter um amor uma dedicação especial pela vida dos animais, e tenta fazer de tudo para conseguir deixa eles bem.

  7. AMO os animais,meu sonho e fazer medicina veterinária,cuidar e zelar pelo bem estar dos animais.Quero poder dar apoio,principalmente aos animais abandonados,dar a eles muito amor..

  8. eu gosto muito de animais e gosto muito de cachorro e gato e cavalo eu amo cuida de cachorro meu sonho e ser verterinario

  9. Geralmente a matemática é regra de três,nenhum bicho de 7 cabeças ,eu detesto matemática e adoro a Vet.

  10. Eu gosto muito de animais de Fazenda, desde criança que eu penso em ser veterinário! E sei que um dia vou ser uma grande veterinaria♥👐

  11. O motivo 1 não diria que é um motivo. Cuidar de animais eu quero como muitos mas precisaria eu estudar coisas que não sou bom, então não é para mim.

  12. Tenho 14 anos,e Medicina Veterinária me pareceu a melhor opção pra trabalhar baseado em minha personalidade.Porém eu sou PÉSSIMO em matemática.acredito que se eu me “matar” de estudar(rsrsrs)eu vou conseguir passar em uma faculdade,Mas me digam.O quão eu vou precisar de Matemática no trabalho em si ? Eu sou realmente péssimo hahaha ^^

  13. Eu gosto de muito de cachorro sou apaixonada <3 se fosse por mim tivesse uma casa grande criava animais ! E isso me fez pensar em entrar na faculdade de veterinária na área de alimentação

  14. Gente, não deixem a matemática atrapalhar seus sonhos.

    Eu era péssima. Comecei a entender essa matéria só no terceirão, com os primeiros e únicos professores de matemática q eu gostei e q acreditaram em mim. A matemática de med vet não é um bicho de 7 cabeças, acreditem. O problema mesmo tá na anatomia, histologia, farmacologia e patologias.
    Pra vcs terem noção, uma ex prof minha uma vez disse na frente da sala inteira q eu nunca seria nada na minha vida. Só pq eu ia mal em matemática. E olha q tinha gente pior.

    Agr foquem numa coisa : não é só amar animais, é ter coragem e paixão pelo q faz. Nada adianta ver um cachorro morto cheio de formol e começar a chorar ou não consegue dissecar um sapo sem ter um ataque. Amar animais é uma coisa, ser veterinário é mais q isso.

  15. A primeira regra de todas em medicina veterinária é: GOSTAR DE ESTUDAR! É um curso extremamente pesado.. estou na metade do curso e já surtei umas 500 vezes..mas pq não era estudiosa no ensino médio, então pra mim foi bem difícil no início. Ainda venho enfrentando matérias extremamente complexas, e só uma dica: matemática é o menor de todos os seus problemas dentro da med vet. Entre com foco, não se deixe levar pelo papo amendrontador de veteranos, que só servem pra criar obstáculos para os calouros. Pense assim: Se fulano consegue, eu consigo também, oxi! Não é um curso fácil, mas com muita fé, foco e disciplina todos conseguimos.. agora estou aqui mexendo na net sendo q tenho uma prova cabeluda de nutrição pra quarta-feira… mas é isso!! Nossa vida não é fácil 😎

  16. tenho fé em Deus que um dia ainda vou me tornar um médico veterinário pois eu gosto muito de animais principalmente os de fazenda

Leave a Response