Jornalismo ou Publicidade e Propaganda? Qual o ideal para seu perfil?

Entrar na área de Comunicação Social é um ótimo caminho para pessoas ávidas por novidades. Porém, esse é um dos cursos de graduação com diversas habilitações, sendo Jornalismo e Publicidade e Propaganda as mais procuradas. Cada um desses dois cursos possuem características únicas, que necessitam de habilidades e talentos distintos. Você é mais ativo, gosta de desafios externos e desempenhar um trabalho com maior contato com o público, ou seu perfil é mais criativo, que prefere estar inserido em algum projeto interno colocando em prática todo o seu conhecimento sobre um determinado tema?

Para contar um pouco mais sobre esses dois cursos cheios de dinamismo e versatilidade, produzimos este post que, certamente, ajudará você a descobrir qual dessas vertentes melhor se encaixa aos seus propósitos profissionais. Acompanhe conosco!

Jornalismo

O jornalista é aquele que está sempre de olho no que acontece pelo mundo, procurando pelo famoso “furo de reportagem” ou simplesmente por notícias que interessarão ao público. Mas não se engane pensando que esse profissional irá apenas escrever matérias. Existe uma amplitude de áreas de atuação para esse profissional, tais como:
• Reportagem;
• Fotografia e cinegrafia;
• Assessoria de comunicação;
• Edição de textos e imagens.

O processo de trabalho do jornalista passa por várias etapas, começando pela apuração das informações onde constata-se a veracidade dos fatos com os repórteres em campo. Esse primeiro passo pode ser chamado de pré-produção.

A produção em si é a parte da qual tudo é investigado mais a fundo para só então começar a construir o conteúdo. Esse, por sua vez, pode ser textual, audiovisual ou apenas sonoro, dependendo de onde será veiculado. Terminando o processo, vem a pós-produção, etapa da qual é feita a edição de tudo o que se produziu.

O Jornalismo é uma área que exige profissionais sérios — e dinâmicos —, curiosos, proativos e que tenham compromisso com a verdade. O jornalista também deve ter consciência de que seu trabalho poderá ser desempenhado em turnos diversos, não se limitando ao horário comercial.

Publicidade e Propaganda

Já imaginou trabalhar no Facebook? Pois esse é um dos campos de ação do publicitário. Ele é o profissional que atua com campanhas comerciais desde o seu início, ou seja, no planejamento, na criação e na publicação com um único objetivo: promover! Quer seja uma marca ou até mesmo uma ideia.

Além dessas funções citadas, pode-se também trabalhar com pesquisa de mercado, marketing, mídia e fotografia. É uma área ampla que permite exercer tais funções em agências e empresas, entre outros.

A Publicidade busca profissionais criativos, estratégicos, organizados e sempre atentos ao mercado em geral. Um ponto comum com o jornalista é sobre os turnos, que podem também ir além dos horários comerciais.

Jornalismo ou Publicidade e Propaganda: o que escolher?

Ambos podem trabalhar em serviços no setor público ou em empresas privadas. O jornalista, geralmente, com funções textuais, atuando como assessor de imprensa e o publicitário na parte de marketing, gerindo a marca.

A diferença entre ambos é que o Jornalismo busca apresentar algo novo todo dia e a Publicidade lapida algo para ser apresentado — e vendido — posteriormente. Ou seja, o jornalista tem a finalidade de informar e o publicitário de vender.

Mas, mesmo dentro da universidade, é comum ainda existirem dúvidas sobre o curso escolhido. Uma vantagem de optar pela graduação de Comunicação Social é a sua característica híbrida. Assim, algumas vezes o comunicólogo pode passear por outras áreas.

Geralmente, em ambas as habilitações, também é possível trabalhar dentro da prórpia universidade, já que existe um meio de comunicação que precisa ser alimentado por esse profissional. Então, em alguns casos, pode-se tentar estágios que proporcionem experimentar um pouco de cada e, tendo colocado a mão na massa, descobrir o que é realmente mais prazeroso.

Para você saber ainda mais sobre os cursos, que tal dar uma olhada na grade curricular de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda na Universidade Anhembi? E para ficar por dentro de dicas de carreira, graduação, negócios e tudo que envolva o melhor para o seu futuro profissional, assine nossa newsletter!

Leave a Response