5 metodologias para se preparar para o vestibular

Estudar para o vestibular pode parecer uma tarefa massante e muito tediosa para o seu dia a dia, porém o uso de algumas metodologias pode tornar a sua rotina de estudos mais eficiente e seus resultados mais próximos de serem alcançados. Conheça no artigo de hoje cinco metodologias que você pode utilizar para se preparar para o vestibular de uma maneira diferente!

Organização de um cronograma de estudos

A melhor maneira de absorver os temas que você aprendeu na sala de aula é criando uma prática de estudos contínuos dessas matérias em casa, independente da presença ou não de provas e testes naquele período de estudos. A prática de estudar somente na véspera das provas é que atrapalha a preparação do estudante para o vestibular, já que o conhecimento não pode ser totalmente adquirido em somente um único momento.

Por isso, criar um cronograma de estudos de todas as matérias pode ser uma ótima maneira de otimizar o seu tempo e de facilitar seu aprendizado. Separe dias e horários específicos na sua semana para estudar cada disciplina, equilibrando essas rotinas de estudo com intervalos de descanso e de lazer. Seus resultados, em qualquer tipo de prova, serão muito melhores.

Tire alguns minutos para explicar o conteúdo em voz alta

Essa é uma técnica já muito utilizada por alguns alunos que estão passando por rotinas de estudo intensas para o vestibular. Após estudar alguma disciplina, separe os minutos finais para falar, para si mesmo, um pouco sobre a matéria que você acabou de treinar. Essa é uma maneira de raciocinar melhor sobre o que foi estudado e avaliar o que você aprendeu e não entendeu em cada tema.

Crie resumos

Quando você está estudando um conteúdo teórico, a elaboração de resumos pode ser uma ótima maneira de prender a sua atenção ao tema que está sendo estudado naquele momento. Lembre-se que o resumo não deve ser feito uma vez e deixado de lado após o término do estudo sobre aquela disciplina, mas ele deve ser revisado e você deve sempre conferir se as principais ideias da matéria estão concentradas naquele texto que você mesmo preparou.

A elaboração do resumo não elimina o uso de outras metodologias de estudo, como a prática de exercícios para teste e o desenvolvimento de um cronograma de estudos. Ele deve funcionar somente como um apoio para a sua rotina de leituras.

Faça testes e exercícios em casa

A realização de testes e exercícios com questões abertas ou fechadas sobre cada disciplina é a melhor metodologia de estudos para um vestibulando. Somente com a ajuda desses testes é que você criará o hábito de identificar a melhor maneira de responder algum questionamento da prova ou a melhor estratégia para terminar um teste de múltipla escolha.
Como o vestibular é um teste extenso com questões abertas e fechadas, nada melhor do que você completar a sua rotina de estudos com a realização de vários testes de estilos e disciplinas diferentes a fim de reforçar tudo aquilo que você aprendeu e aumentar sua eficiência na hora da prova.

Concentre-se no momento de estudo

Não importa qual é a sua metodologia de estudos favorita: é preciso que você tenha uma enorme capacidade de se concentrar na hora de sentar na sua mesa e começar a se preparar para uma prova. O momento de estudos não pode ser interrompido para ler e-mails, responder mensagens ou atender telefonemas, já que isso pode quebrar sua concentração e atrapalha sua capacidade de assimilar aquilo que está sendo estudado.

Uma boa estratégia para aumentar a concentração no momento do estudo, sem ficar exausto com longas rotinas de leitura e testes, é aplicar uma técnica conhecida como Pomodoro na sua rotina. A técnica Pomodoro ajuda você a dividir seu tempo de estudo em etapas de 25 minutos de completa concentração, intercalado com pausas de 5 minutos. Essa é uma técnica reconhecida mundialmente por aumentar a produtividade do cérebro e melhorar seus resultados ao longo do dia.
Quais são as metodologias que você usa para se preparar para as provas? Você gostou dessas dicas de vestibular? Então deixe seu comentário e venha participar dessa conversa compartilhando suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *