Você sabe a importância da vistoria na engenharia civil?

Ao começar uma obra é importante ficar atento a vários aspectos para evitar acidentes ou situações que venham atrasar o trabalho. A principal forma de evitar esses problemas é por meio da realização de vistorias que garantam as informações necessárias para estabelecer as condições de um imóvel e, assim, ter ciência dos riscos envolvidos e como evitá-los. Dessa forma, a vistoria se torna um procedimento essencial nas práticas de engenharia civil. E para falar mais delas, listamos no post de hoje alguns pontos importantes que você precisa saber sobre essa prática. Então, acompanhe a seguir e descubra mais!

Tipo de vistoria


Um dos tipos de vistoria é a cautelar de imóveis, que ocorre antes de uma obra, inclusive nos prédios vizinhos. O procedimento ajuda a entender o impacto de um empreendimento na vizinhança, assim como ter noção do estado do imóvel que receberá a intervenção. Tudo isso contribui para que imprevistos não ocorram, fazendo com que a obra não sofra restrições.

A vistoria cautelar de imóveis faz com que a empreiteira reúna as provas sobre o estado dos imóveis. A partir disso é possível saber quais procedimentos usados na construção podem prejudicar ou não um imóvel. Isso porque durante essa vistoria são verificadas e analisadas as características construtivas, assim como a conservação daquele imóvel.

Não existe a obrigatoriedade da realização das vistorias cautelares nos processos de engenharia civil, mas o procedimento contribui para que uma empresa ou condomínio se resguarde em caso de algum problema gerado por uma obra. O procedimento de vistoria deve ser feito por um arquiteto.

Em imóveis novos

A vistoria na engenharia civil também deve ser feita na entrega de casas e apartamentos recém-construídos. Esse processo é importante para que o comprador se assegure de que tudo o que foi acordado com a construtora foi cumprido e que está recebendo o imóvel que de fato comprou, ou seja, aquele que segue as especificações da planta de construção.

É aconselhável que um engenheiro civil realize esse procedimento, pois ele tem o olhar treinado para identificar possíveis defeitos no imóvel. Esses podem ser vários: paredes, portas e janelas desnivelados; piso irregular; tomadas fora de lugar; maçanetas danificadas; vidros arranhados; caimento errado para os ralos; entre outras coisas.

Outro aspecto importante é a vistoria das áreas comuns de prédio. Procedimento muitas vezes deixado de lado pelos compradores. Nesses casos, é possível encontrar escadas de incêndio sem corrimão, falta de pisos antiaderentes em escadas; portas com maçanetas danificadas; interruptores estragados; entre outros aspectos.

Importância

Na engenharia civil, a vistoria é uma constatação técnica que busca garantir um retrato fiel do imóvel. Esse processo envolve relatórios fotográficos, ensaios tecnológicos, aferição de medidas, provas de cargas e outros procedimentos que devem ser conduzidos por profissionais envolvidos com a construção civil.

A realização de vistorias são indispensáveis, pois o setor imobiliário e de construção envolve um grande número de pessoas e grande diversidade de sistemas e processos, como interações com o meio, uso de serviços artesanais, além, é claro, da conservação e manutenção de um imóvel. Assim, a engenharia civil é uma área em que a quantidade de riscos envolvidos é alta. E as vistorias ajudam a minimizá-los.

Agora que você já sabe de toda essa importância da vistoria na engenharia civil, deixe o seu comentário contando para nós o que achou. Dúvidas e questionamentos também são bem-vindos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *