5 erros que podem zerar a sua redação

Para conquistar uma boa nota na redação, é preciso evitar erros de ortografia, escrever um texto claro e fazer uma boa conclusão. Ainda assim, existem algumas falhas comuns que podem zerar a sua nota. Confira a lista e fuja destes deslizes.

1. Escrever a caneta

Sua redação deve, obrigatoriamente, ser escrita a caneta. Além de evitar que sua nota seja zerada, essa prática elimina a possibilidade de adulteração. Encare a folha de redação como um documento.

Dica: Faça um rascunho a lápis, corrija o quanto quiser e, posteriormente, passe o texto final para a folha de prova, utilizando caneta azul ou preta.

2. Letra ilegível

É impossível corrigir uma redação sem lê-la. Portanto, se você tem uma letra difícil de compreender, treine muito antes da prova e procure melhorar a sua caligrafia.

Dica: Se a sua letra cursiva for ilegível, escreva com letra de forma.

3. Não atender ao número mínimo e máximo de linhas

Sua redação precisa demonstrar coesão e, para isso, é preciso introduzir o assunto, desenvolvê-lo e apresentar uma conclusão. Nesse ponto, uma boa redação não pode ser muito curta.

Por outro lado, é preciso demonstrar objetividade. Redações que excedem o número máximo de linhas podem ser zeradas.

Dica: Faça um rascunho, controlando o número de linhas escritas. Na hora de passar o texto a limpo, redobre a sua atenção.

4. Fugir ao tema proposto

A compreensão do tema é um dos critérios de avaliação da nota. Quando o assunto indicado não é desenvolvido durante o texto, a redação é anulada. Esse é um dos principais motivos para o grande número de redações zeradas nos vestibulares, portanto fique atento!

Dica: Leia os textos de referência com atenção e procure não fugir da questão central levantada.

5. Não atender à modalidade textual proposta

Os vestibulares costumam pedir uma modalidade textual específica. Se o edital indica um texto dissertativo em prosa, por exemplo, você deverá redigir uma redação com fatos, argumentos e dados sobre um determinado assunto, expondo o seu ponto de vista sem usar a primeira pessoa do singular.

Atenção para evitar confusões: prosa é o nome que se dá aos textos escritos em parágrafos.

Dica: Geralmente, o edital do vestibular indica a modalidade textual que será exigida.

Agora que você já conhece os erros que podem zerar a sua redação, aproveite para se inscrever no Vestibular Top 50 da Anhembi Morumbi. Os 50 melhores ganham uma bolsa integral e ainda um semestre do curso no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *