7 Dicas para controlar a ansiedade antes do vestibular

Estudar e se preparar para o vestibular é fundamental para alcançar o sucesso, mas é preciso saber o momento certo de relaxar a mente e descansar. Afinal, o nervosismo e a ansiedade podem atrapalhar o seu desempenho.

Pensando nosso, criamos uma lista com 7 atividades e exercícios para relaxar antes do vestibular. Continue a leitura!

1 – Pratique Meditação

A meditação é uma excelente opção para desacelerar. Além de diminuir o stress e a ansiedade, a prática da atividade tende a estimular e melhorar o nosso poder de concentração.

Praticar a meditação gera uma verdadeira “limpeza da mente”. Dessa forma, é possível encontrar soluções para problemas com maior objetividade e clareza. Tudo o que precisamos em prova de vestibular, não é mesmo?

2 – Assista filmes

Assistir filmes é uma opção de lazer tranquila e econômica, que pode proporcionar bons momentos de relaxamento entre os períodos de estudos. Além disso, o hábito de assistir filmes aumenta o poder de concentração.

Se você quiser aproveitar esse tempo para reforçar os seus conhecimentos, escolha filmes e séries que abordam fatos históricos. Mas nada de exagerar e fazer verdadeiras maratonas. Lembre-se de descansar.

3 – Ouça músicas relaxantes

Já foi comprovado que a música tem o poder de aliviar o stress e promover o relaxamento. Faça uma playlist com as músicas que você mais gosta e aproveite esse momento para limpar a sua mente.

No youtube e no spotify você também pode encontrar músicas instrumentais e calmas, que têm o propósito de relaxar.

4 – Pratique atividades físicas

Para passar no vestibular, você precisará abrir mão de algumas coisas, como reduzir as saídas para baladas e regrar os seus horários. Por outro lado, é preciso lembrar do seu bem-estar e manter o seu corpo saudável. Separe um tempinho na sua agenda para praticar atividades físicas simples, como caminhar, andar de bicicleta ou nadar. Além de manter a saúde do corpo, a atividade física regular é eficaz na redução do stress e da ansiedade.

5 – Crie uma rotina

Crie uma rotina durante o período de estudos, com horários para deitar, acordar, se alimentar, estudar e relaxar. Exagerar nos estudos e passar noites sem dormir pode levar o seu corpo à exaustão, fazendo com que todo seu esforço seja desperdiçado.

6 – Antecipe-se

Verifique o local da prova com alguns dias de antecedência e planeje a sua rota, considerando os meios de transporte disponíveis e os possíveis imprevistos.

No dia da prova, acorde cedo, alimente-se bem e dirija-se ao campus com tranquilidade, levando os documentos e materiais necessários. Chegue com algumas horas de antecedência e localize a sua sala. Dessa forma, você evitará atrasos e toda a ansiedade que eles causam.

7 – Respire

Se a ansiedade bater momentos antes da prova, existem alguns exercícios de respiração que podem ajudar você a encontrar o equilíbrio. Respire lenta e profundamente, concentrando o ar na região do diafragma, o músculo que fica na altura do estômago. Coloque a mão sobre a área, para senti-la descer e subir com os movimentos de inspiração e expiração. Você também poderá fazer alguns exercícios simples de alongamento na própria cadeira. Alongue-se e articule ombros e pulsos com movimentos rotacionais. Isso pode diminuir o desconforto e aumentar a sensação de relaxamento. Apenas certifique-se de que os seus movimentos não estão atrapalhando os demais candidatos.

Agora que você já sabe como relaxar antes do vestibular, conheça os exercícios que você pode fazer em casa durante essa época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *