Conheça as vantagens de fazer o intercâmbio durante a graduação

Se você terminou o ensino médio há pouco tempo e está na dúvida entre iniciar um curso superior ou fazer um intercâmbio, saiba que não é preciso escolher apenas uma das opções. 

Em algumas Instituições de Ensino, é possível cursar parte da graduação em outro país, aliando a experiência do intercâmbio à formação acadêmica. Isso possibilita inúmeros benefícios para o desenvolvimento profissional e pessoal do aluno. Conheça as vantagens.  

Ajuda a desenvolver sua rede de relacionamentos 

Um dos grandes benefícios do curso superior é a criação da sua rede de relacionamentos. Conhecer pessoas da mesma área profissional, compartilhar ideias e cultivar o network pode ser bastante vantajoso para a sua carreira. Se existir a possibilidade de conhecer pessoas de outros países, a experiência fica ainda melhor. 

Oferece oportunidades de estágios 

O estágio é um importante ciclo da vida profissional. Seja no ambiente acadêmico ou no setor privado, a maioria dos estágios são anunciados nas instituições de ensino superior ou por meio de professores.  

Além disso, para candidatar-se às oportunidades de estágio, é preciso estar matriculado em uma Instituição de Ensino Superior.  

Proporciona uma bagagem de conhecimentos específicos  

O curso superior proporciona uma rica bagagem de conhecimentos específicos, que são fundamentais para o desempenho do profissional.  

Na universidade, você conhecerá os conceitos teóricos da profissão e terá a oportunidade de participar de atividades práticas, desenvolvendo suas habilidades e competências. 

Assim, você poderá programa o seu intercâmbio de acordo com as características do seu curso. Um aluno de arquitetura, por exemplo, poderá conhecer cidades históricas para observar edifícios antigos.  

Prepara para o mercado de trabalho  

Os estágios e disciplinas da grade curricular das universidades visam a preparação do estudante para o mercado de trabalho, seja ela de cunho acadêmico ou de natureza prático-profissional.  

Auxilia no aprendizado de um novo idioma 

Sem dúvidas, o conhecimento em línguas estrangeiras é fundamental para destacar-se no mercado de trabalho. Em um mundo globalizado, línguas como inglês e espanhol fazem parte do cotidiano das empresas, além de serem exigidas em cursos de pós-graduação, como mestrado e doutorado.  

A experiência de intercâmbio possibilita o desenvolvimento no idioma do país visitado, o que será importante para seu currículo no futuro. 

Possibilita o contato com novas Culturas 

O contato com outras culturas é extremamente enriquecedor. Quanto maior for a sua bagagem cultural, maior será o seu repertório criativo e a sua capacidade de desenvolver soluções para os problemas do cotidiano.  

Aumenta o conhecimento sobre o Mundo 

Quem já participou de um programa de intercâmbio garante: é uma experiência que ajuda a crescer como ser humano. Você precisará sair da zona de conforto, lidar com as diferenças e pensar grande.  

Enriquece o Currículo Profissional 

Intercâmbios e experiências internacionais são bastante valorizados pelas empresas na seleção de candidatos, pois demonstram o interesse do profissional em buscar novas conhecimentos e competências.   

Na universidade Anhembi Morumbi, os alunos têm a oportunidade de participar de programas internacionais durante a graduação, conquistando uma formação acadêmica multicultural completa. Leia o depoimento de uma aluna que viveu essa experiência 

Leave a Response