Conheça as áreas de atuação dos profissionais de pedagogia

Os jovens sempre pensam no que vão ser quando crescer e muitas profissões passam por suas mentes. Por isso, antes de escolher a mesma profissão do seu pai ou aquela profissão que tem o emprego mais fácil, é sempre importante conhecer outras carreiras que podem se encaixar perfeitamente em seu perfil. Que tal descobrir um pouco mais sobre a pedagogia e suas áreas de atuações? Veja a seguir onde um pedagogo pode trabalhar!

Conhecendo um pouco sobre a pedagogia

A pedagogia é a área que estuda de forma sistemática tudo o que se refere à educação de crianças e jovens. A área educacional é bastante ampla e, por isso mesmo, o pedagogo possui diversas áreas de atuação, não ficando restrito somente as questões relacionadas as escolas de ensino fundamental e médio, como muitas pessoas imaginam ser.

O que é Pedagogia?

A palavra pedagogia é oriunda do grego e está relacionada com o trato educacional das crianças, pois na Grécia antiga, os pedagogos (ou a profissão que originou o pedagogo) eram os escravos que levavam as crianças que iam para as escolas naquele tempo.

Por tratarem com crianças, essas pessoas desenvolveram habilidades no trato com elas que, apesar de serem escravos, tinham que saber como lidar e exercer o seu papel com essas crianças. Na atualidade, o pedagogo é o profissional especializado nos assuntos relacionados com a educação, pois a Pedagogia pode ser considerada como a ciência que estuda todos os processos sistemáticos da educação.

O que faz um pedagogo?

Quem se forma em Pedagogia é chamada de pedagogo e pode trabalhar em diversas áreas relacionadas à educação. O trabalho de um profissional da pedagogia está relacionado com o planejamento, a organização e o desenvolvimento de todas as atividades e todos os materiais que serão usados na área de educação.

De uma maneira geral, a principal função do pedagogo seria o ensino, no entanto, o especialista dessa área pode desenvolver atividades — na área educacional — ligadas à coordenação de professores, acompanhamento e gestão de escolas, orientação e gestão de sistemas se ensino, além de outras atividades.

Outras funções de um pedagogo

O pedagogo também pode desenvolver a elaboração de materiais (livros, programas de computador, vídeos, sistemas de aprendizagem e etc.) próprios para a área educacional. Ademais, o educador pode trabalhar na formação de novos profissionais, com treinamentos e capacitação dos novos especialistas que vão ingressar no mercado e até mesmo reciclar os profissionais que já estão inseridos no ramo da educação.

Portanto, como se vê, a Pedagogia tem um vasto ambiente a ser explorado pelas pessoas interessadas em estudar e ingressar nessa área de grande importância para a formação humana, afinal, todos os profissionais necessitam da ação de um pedagogo em sua formação.

Áreas de atuação dos profissionais da Pedagogia

Separamos a seguir quais as áreas específicas e vinculadas com a educação em que o pedagogo pode trabalhar. Veja se você se encaixa em algumas delas.

• Consultoria e Assessoria Educacional para escolas, faculdades, cursos e etc.;
• Gestão escolar;
• Educação Especial (educação de portadores de necessidades especiais);
• Edição e criação de materiais didáticos;
• Orientação vocacional;
• Formação de ensino à distância;
• Desenvolvimento de atividades educacionais em Organizações Não-governamentais;
• Desenvolvimento de atividades educacionais e treinamentos para funcionários de empresas;
• Escola de Idiomas;
• Trabalho na área educacional de hospitais, museus e bibliotecas;
• Treinamentos na área educacional;
• Brinquedotecas e etc.

Por fim, podemos observar que a área de atuação de um pedagogo é bastante ampla e que estes profissionais podem trabalhar em instituições de ensino em geral, atuando como professor ou em áreas correlacionadas. Além de órgãos públicos de educação, podendo ser na área de planejamento, fiscalização ou mesmo na coordenação de programas públicos de educação.

Temos ainda a área de treinamentos e desenvolvimento profissional, ONG´s com foco no desenvolvimento de programas sociais na área de educação, editoras visando a criação e análise de materiais da área educacional, como por exemplo, livros didáticos, museus, bibliotecas, centros culturais e etc.

Vemos que a lista é bastante extensa, mas como as oportunidades são inúmeras, você pode se adaptar a uma delas e ser um futuro pedagogo, o que acha? Deixe seu comentário contando pra gente. Participe da conversa!

eBook “Como escolher uma profissão”

A ideia desse e-Book é ajudar os estudantes a pensar como efetivamente se faz uma escolha, principalmente uma que se levará para a vida, que é a escolha da profissão que seria a nossa “vocação”.

Clique na imagem e baixe o eBook gratuitamente.

10 Comments

    1. podera da aulas no ensino infantil e nas series iniciais do ensino fundamental I, tambem podera lecionar na modalidade eja, educaçao de jovens e adutos, atuar na cordenaçao pedagogica como tambem na gestao escolar, entre vareas outras funcoes da educaçao. boa solte ….

  1. Ola , boa tarde, tive o privilegio de cursar licenciatura em pedagogia, e sem duvida, um curso muito amplo,me apaixonei pela area da pedagogia . e indico para as pessoas que gostam da area da educaçao em geral, a pedagogia engloba toda a parte educacional, e uma otima opcao de nivel superior. Boa sorte

  2. Boa tarde, sou graduada em pedagigia pela Universidade Federal de Ouro Preto curso muito bom, aprendi muito. Já atuava como professora nas séries iniciais do ensino fundamental, após cursar pedagogia fui comtemplada com a direção de uma escola onde atuei de 2013 a 2016 . Agora tbm pra atuar no curso normal do magistério o professor precisa ter formação em pedagigia o campo de trabalho está aumentando é muito vantajoso ser formado nessa área, sem contar que vc tem 99,99 por cento de chance de está empregado no final do curso.

  3. Boa noite!
    Estou estudando Pedagogia e quando me formar desejo trabalhar dando aula de artes para crianças e adolescentes para isso eu devo fazer alguma especialização?

  4. Boa noite. Me tirem uma dúvida, pedagogo somente graduado sem especialização em Psicopedagogia ou Psicomotricidade, etc pode atuar em área clínica com atendimento clínico? Agradeço desde já.

  5. Boa noite,fiz Pedagogia e tenho 35 horas de curso básico de Libras, posso trabalhar em que instituiçao com esses cursos?Grata,no aguardo.

Leave a Response