5 filmes que todo contador deveria assistir

Se você estuda ou pretende estudar Ciências Contábeis, não pode deixar de assistir os 5 filmes desta lista.

1. Um sonho de Liberdade


Após ser condenado pelo assassinato de sua esposa, Andy Dufrense (Tim Robbins), um banqueiro bem-sucedido, vai parar em uma penitenciária de segurança máxima para cumprir prisão perpétua.

Dentro da prisão, Andy conhece Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que controla o mercado negro do local. O filme mostra o poder da contabilidade, tanto para o bem quanto para o mal.

2. Fuga à meia noite

Fuga à meia noite também mostra o poder da contabilidade. No filme, o habilidoso contador Jonathan (Charles Grodin) tenta tapear mafiosos e reverter o dinheiro roubado a causas nobres. É um excelente filme de ação, com ótimas cenas de perseguição e que pode trazer bons ensinamentos aos contadores.

3. Margin Call – O dia antes do fim

O filme “Margin Call – O dia antes do fim” é inspirado em uma história real e mostra o dia anterior à quebra de um dos maiores bancos de investimento dos EUA, que levou o país a uma intensa crise econômica em 2008.

No filme, Peter Sullivan (Zachary Quinto) recebe um pen drive com dados sobre o risco de falência de sua empresa. A partir de então, as suas ações podem mudar o rumo de todos os envolvidos.

4. Enron: os mais espertos da sala

A Enron foi uma das maiores companhias de energia dos Estados Unidos, chegando a alcançar o faturamento anual de mais de US$ 100 bilhões. Mesmo diante dos altos preços das ações, todos queriam investir na empresa, pois o retorno era garantido.

Quando a SEC, comissão de fiscalização do mercado acionário americano, começou a investigar os resultados da Enron, suas ações começaram a cair e um grande escândalo empresarial surgiu. “Enron: os mais espertos da sala” mostra como a arrogância e a ganância podem levar uma grande empresa à falência.

5. Os Intocáveis

O clássico dos anos 80 mostra o comércio ilegal de bebidas alcoólicas nos EUA, liderado pelo lendário criminoso Al Capone. Em um dos momentos mais interessantes do filme, o contador da máfia é forçado a fornecer informações para a investigação. “Os Intocáveis” oferece uma importante reflexão sobre ética profissional e tem um desfecho surpreendente.

Você conhece outros filmes relacionados à área de Ciências Contábeis? Deixe as suas sugestões nos comentários.

Leave a Response