Curso de Administração: com o que posso trabalhar?

Saber administrar um negócio não é tarefa fácil. Muitos tentam, mas não são todos que prosperam e colhem os frutos de um trabalho bem feito. Os motivos para o fracasso são diversos, mas dentre os vencedores não há segredo: é preciso ser um bom gestor, saber administrar a saúde financeira, os projetos e os encargos de uma empresa.

Para aprender a lidar com as exigências de uma companhia é preciso estudar e o curso superior de Administração de Empresas é o primeiro passo, além de ser um bom caminho para ingressar no mercado. Quem opta por esta carreira costuma ter dúvidas sobre como e onde é possível atuar profissionalmente, por isso, confira algumas dicas de como os formados em administração podem trabalhar e quais são as exigências!

Coringa corporativo

O curso superior de administração de empresas oferece ao estudante uma visão geral sobre todos os aspectos e setores que movem uma companhia. Desde a área de recrutamento, passando pelo setor de finanças, novos projetos ou diretoria executiva, tudo é estudado durante a faculdade de administração.

Diante deste cenário, cabe ao estudante encontrar a área que mais lhe agrada, sendo que cada uma irá exigir desafios distintos. Ao trabalhar no RH, ele será responsável pela relação entre empresa e funcionários; no setor de finanças, ele fica responsável por preencher balanços econômicos e identificar gastos; no setor de compras, a responsabilidade é negociar com fornecedores e encontrar os melhores negócios para companhia.

Esta ampla perspectiva sobre a gestão auxilia aqueles que procuram abrir seu próprio negócio ou trabalhar em grandes empresas. Como o Brasil é um país rico em pequenos empreendedores, o curso de administração é um dos mais procurados do país.

Auditorias

Muitas empresas estão se afogando em dívidas devido a má administração dos processos internos e externos. Em alguns casos, a demora em identificar o problema é tão grande, que os desafios se tornam impossíveis de serem resolvidos somente pela diretoria. Em alguns casos, é preciso chamar uma equipe de especialistas em administração empresarial para observar e identificar quais os maiores problemas daquela empresa.

Os serviços de auditoria administrativa são cada vez mais valorizados e um estudante de administração pode ingressar neste ramo auxiliando as equipes de consultoria a desvendar as questões que tiram o sono dos executivos.

Consultoria de projetos

Não são raros os casos de empresários que querem crescer e expandir a atuação de sua empresa, mas tem receio de estar caminhando em um terreno obscuro, que pode gerar uma crise em seu empreendimento. As consultorias de projetos servem para analisar quais são os melhores caminhos que uma empresa deve tomar no processo de expansão dos negócios.

Uma boa equipe de consultores sabe desvendar quais são as melhores opções de investimento para um negócio, além de desenvolver projetos de crescimento customizados para cada companhia. Este time de consultores precisa ter conhecimentos avançados de administração empresarial e, por isso, o estudante que pretende entrar no mercado de trabalho, tem boas ideias e possui perfil analítico do mercado e da indústria brasileiro pode se dar muito bem em empresas de consultoria.

Logística

A logística é fundamental para o desenvolvimento de qualquer companhia. Ter processos logísticos bem coordenados pode fazer a diferença dentro dos negócios da empresa, além de ser algo extremamente necessário. A coordenação da logística é um campo para desenvolvimento de ideias que pode ser ótimo para quem gosta de criar projetos e lidar com economia de material, tempo e dinheiro.

O curso de Administração de Empresas abre diversas portas dentro do mercado de trabalho, o que faz com que ele seja muito procurado e oferecido em diversas universidades. Diante dessa realidade é preciso ter em mente que a concorrência é grande e, para vencê-las, é preciso estar sempre atrás de melhorias para o currículo. Um administrador nunca pode deixar de estudar, procurar especializações para seu setor de atuação e cursos de gestão estratégica que auxiliem no desenvolvimento das capacidades necessárias para ser um profissional de sucesso.

Agora que você sabe mais sobre esse curso tão benquisto e amplo, nos conte qual área mais te atraiu para atuar e porque você acha que essa decisão é a mais certa para você. Deixe seu comentário e venha participar da conversa.

4 Comments

  1. (Diretoria executiva), irei fazer administração no segundo semestre desse ano, área que eu pretendo entrar é está, o que acha sobre essa área? É muito concorrida?

  2. Muito bom saber onde poderei atuar quando conseguir me formar em ADM . O que me atrai bastante , desde que comecei a querer o curso , é a área de logística

Leave a Response