5 filmes para estudar História

Um jeito essencial para conseguir manter o foco nos estudos para o vestibular – ou qualquer prova que você precise fazer – é descansando, mas este tempo de descanso também pode ser usado de uma maneira produtiva e que reforce a matéria dentro da cabeça.

Todo mundo gosta de assistir filmes, porque não aproveitar para ver aqueles que podem te ajudar a guardar na memória os conteúdos e ajudar a estudar história?

Aqui vão 5 filmes de diferentes momentos históricos (do Brasil e do mundo) que vão te dar um bom suporte nos estudos.

1 – Caramuru – A Invenção do Brasil (2001)

O filme se passa no período de chegada do portugueses ao Brasil, retrata em tom de comédia as primeiras expedições lusitanas em território brasileiro e os primeiros contatos com o povo indígena. O filme também dá uma ideia de como o povo europeu (colonizador) enxergava as terras e os povos que eles encontravam durante as grandes navegações.

2 – Olga (2004)

O filme conta a história de Olga Benário, que  foi uma militante comunista que lutou na Intentona Comunista de 1935, ao lado de seu marido Luís Carlos Prestes, por conta do fracasso da revolução, Olga é presa e deportada para a Berlim nazista pelo governo Vargas. Ela estava grávida de 7 meses e teve sua filha Anita Leocádia dentro da prisão em um campo de concentração.

3 – Zuzu Angel (2006)

Este filme conta a história da estilista famosa Zuzu Angel, que trava uma luta contra os militares após o desaparecimento de seu filho Stuart Angel, um militante político da época. A obra mostra como era o cenário político e social da época, e o quanto era difícil ter uma voz ativa que não incomodasse os governantes da época.

4 – A Lista de Schindler (1993)

A Lista de Schindler se passa no Holocausto e mostra a trajetória de um empresário alemão, que usou da sua influência nazista para salvar a vida de milhares de judeus durante a Segunda Guerra. O filme mostra o quão nocivo foi o regime de Hitler ao povo judeu, mostrando desde os primeiros vestígios da guerra até o final dela.

5 – Gladiador (2000)

Gladiador se passa na Roma Antiga, mais especificamente no final do reinado do imperador Marcus Aurelius, que invoca a ira de seu filho Commodus ao anunciar que irá deixar seu trono para Maximus, que é comandante do exército romano. O filme mostra muito do cenário político do império romano, e como funcionavam as lutas dos gladiadores da época.

Leave a Response