Exercícios Físicos para se sair bem nas Provas

Um bom condicionamento físico é tão importante quanto ao apreender e raciocinar. O corpo sofre com as longas horas de estudos diários, fazendo com que músculos e ligamentos fiquem tensionados, o que causa sua desconcentração e o rendimento fica prejudicado.

1. Para diminuir a tensão do pescoço

Sentado, confortavelmente, com a coluna ereta, braços ao lado do corpo, realizar movimentos na região cervical – flexionar e estender o pescoço – para frente , para trás e para os lados, respirando suavemente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Fazer 6 vezes o movimento completo.

2. Para diminuir a tensão dos ombros

Sentado, confortavelmente, com a coluna ereta, braços ao lado do corpo, realizar movimentos dos ombros – rotação dos ombros, movimento para frente, para trás, para cima e para baixo,  respirando suavemente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Fazer 8 repetições.

3. Para as costas

Sentado, confortavelmente, com a coluna ereta, braços estendidos e mãos entrelaçadas a frente do corpo, estender as mão para frente, alongando os músculos das costas, respirando suavemente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Manter a posição de “alongamento durante 15 segundos”. Repetir de 4 a 6 vezes.

4. Para a coluna lombar

Sentado, com a coluna ereta, pernas afastadas, braços estendidos a frente do corpo, estender as mão para frente e inspirar. Lentamente, flexionar o tronco, levando as mãos em direção ao solo, relaxando o pescoço e alongando os músculos da região lombar e das costas,  respirando suavemente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Manter a posição de ” alongamento durante 15 segundos”. Voltar a posição inicial.  Repetir de 4 a 6 vezes.

5. Para os músculos do peito (postura)

Sentado, com a coluna ereta, pernas afastadas, braços estendidos ao lado do corpo. Entrelaçar as mão, atrás do tronco, estender as mão para trás, inspirar, alongando os músculos da região do peito,  respirando suavemente, inspirando pelo nariz e expirando pela boca. Manter a posição de “alongamento durante 15 segundos”. Repetir de 4 a 6 vezes.

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