Está pensando em cursar Moda? Saiba como é o curso e em quais áreas você poderá atuar.

O setor da Moda é um dos que mais cresce no Brasil. Hoje, cerca de 365 mil empresas atuam no ramo, movimentando R$ 170 bi por ano. Para suprir as necessidades desse mercado tão aquecido, é preciso estar preparado.

Investir em um curso de Moda é o primeiro passo para destacar-se na área. Continue a leitura e saiba mais sobre a profissão.

O que vou aprender no curso de Moda?

Quem pensa que os estudantes de moda vivem de glamour e consumismo está muito enganado. O curso e a carreira exigem bastante dedicação e estudo.

O bacharelado em Moda é a modalidade de curso mais abrangente, com disciplinas voltadas tanto para o Design de Moda (criação e produção de peças) quanto para a Gestão de Negócios da Moda (marketing, gestão de produção, compras, entre outros).

O curso de Moda do FIAM-FAAM, por exemplo, tem disciplinas como história da moda, estudo das cores, desenho técnico, produção de moda, gestão de produto, marketing de moda, relacionamento com o consumidor, gestão do varejo, eco design, entre outras.

Quais são as áreas de atuação do Profissional de Moda?

Quando falamos sobre profissionais de moda, pensamos em estilistas criando croquis, não é mesmo? Mas a área é muito mais do que isso. Continue a leitura e confira. 🙂

Gestão de Negócios da Moda

O campo de gestão e negócios da moda oferece oportunidades para aqueles que desejam trabalhar na gestão de produção, divulgação, comercialização e marketing de negócios relacionados à Moda.

Consultoria de Imagem e estilo

O profissional de Moda pode atuar como consultor de imagem e estilo, visagista e personal stylist. Esses profissionais prestam serviços de consultoria, indicando aos seus clientes a melhor forma de se vestir e apresentar à sociedade.

Design de Moda

É a área responsável pela criação de novos conceitos, peças e produtos. Para atuar como designer de Moda, é preciso estar conectado com as tendências, se manter atualizado, ser criativo e gostar de fazer pesquisas.

O profissional pode trabalhar na criação de roupas, joias, calçados, bolsas e estampas, além de atuar em nichos específicos, como a Moda Plus Size, que se tornou uma importante tendência nos últimos anos.

Marketing de Moda

O profissional de Moda também pode se especializar em Marketing de Moda, ficando responsável pela comunicação, planejamento e gerenciamento da marca. Vale lembrar que a Moda é uma forma de expressão, portanto cuidar da imagem de empresas do ramo é fundamental.

Compras de Moda

Avalia, analisa e compra as matérias-primas de uma determinada coleção ou confecção. Além de ter um excelente conhecimento sobre a qualidade e função de tecidos e aviamentos, o profissional que atua nessa área precisa lidar com negociações e prazos.

Planejamento e Controle de Produção

É a área responsável pela gestão da produção de indústrias e confecções. São esses profissionais que garantem que os produtos comercializados nas lojas estejam de acordo com o que foi idealizado pelo estilista.

Figurinismo

Já pensou em ser figurinista? O profissional que atua nessa área faz a curadoria de figurinos para produções de cinema, teatro e televisão. Esse é um dos campos mais dinâmicos e cobiçados do mundo da moda. Para destacar-se, é preciso ter um ótimo senso estético e saber bastante sobre história da moda.

Tem alguma dúvida sobre a faculdade de Moda? Deixe a sua pergunta na área de comentários. 😉