Veja 10 filmes sobre Publicidade

10 Filmes sobre Publicidade

Se você tem interesse pelo mundo da publicidade, não pode deixar de assistir os filmes desta lista.

Pedimos para os Professores do Curso de Publicidade e Propaganda do FIAM-FAAM indicarem bons filmes sobre publicidade e comunicação. O resultado foi uma lista imperdível, que você pode conferir abaixo.

1. Trust me – 2013

O filme mostra a história de Howard Holloway (Clark Gregg), um agente de atores mirins que passa por problemas nos negócios. Uma jovem atriz de uma nova franquia de sucesso é a sua única esperança de restabelecer.

2. Crazy People – 1990

Emory Leeson (Dudley Moore) é um jovem publicitário que decide fazer uma campanha com anúncios extremamente sinceros. A ideia é reprovada e o seu chefe o manda para uma clínica de tratamento psiquiátrico, mas a campanha é equivocadamente impressa e faz um grande sucesso.

3. O diabo veste Prada – 2006

O filme mostra os passos de Andrea Sachs (Anne Hathaway) após conseguir um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de Nova York. Enquanto tenta se adaptar a esse novo universo, Andrea entra em conflito com Miranda Priestly (Meryl Streep), a principal executiva da empresa.

4. Amor por Contrato – 2009

Steve (David Duchovny), Kate (Demi Moore), Mick (Ben Hollingsworth) e Jenn (Amber Heard) formam uma família perfeita. Eles são bonitos, populares, bem-sucedidos e confiantes, mas, na realidade, não são uma família de verdade. Todos fazem parte da nova estratégia de marketing da empresa Lifelmage.

O filme traz uma excelente reflexão sobre até que ponto as nossas ações de compra são influenciadas pelas pessoas que nos cercam.

5. No – 2012

Quando o ditador Augusto Pinochet aceita a realização de um plebiscito popular para decidir sobre a sua continuidade no poder, a grande responsabilidade de criar a Campanha do Não fica por conta de René Saavedra (Gael García Bernal), um competente e experiente publicitário. O filme foi indicado ao Oscar de 2013, na categoria de melhor filme estrangeiro.

6. O Lobo de Wall Street – 2013


O filme não fala diretamente sobre Publicidade, mas tem o poder de negociação, a persuasão e a ambição como pontos centrais. Dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio, O Lobo de Wall Street conta a história de Jordan Belfort, um jovem ambicioso que perde seu emprego na bolsa de valores após a Black Mondey, uma queda brusca nas ações que impactou a Wall Street.

7. Obrigado por fumar (Thank you for Smoking) – 2005

“Obrigado por fumar” mostra um profissional de comunicação em situações desafiadoras e suas estratégias para defender o que parece ser indefensável: o cigarro. O que se destaca na trama é a habilidade que ele tem para contornar os problemas, mascarar a verdade e desenvolver um poder de persuasão quase sobrenatural. O filme traduz com perfeição o cenário publicitário atual, no qual entender apenas de propaganda não basta.

8. A Rede Social (The Social Network) – 2010

O filme mostra como o Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, foi criada. “A Rede Social” aborda a visão criadora de Mark Zuckerberg e como o sucesso sem precedentes trouxe problemas legais e pessoais para o gênio da computação. É um excelente filme para inspirar o empreendedorismo.

9. Art & Copy – 2009

Art & Copy passa pela década de 60 e chega aos dias atuais entrevistando grandes profissionais do cenário Publicitário. O filme demonstra a visão de publicitários norte-americanos sobre a criatividade e as formas de atuar em um sistema que exige “o novo” em meio à padronização.

10. Clube da Luta (Fight Club) – 1999

O filme critica descaradamente o universo publicitário e o consumo desenfreado que se desencadeia a partir dele. É importante que o publicitário conheça as críticas que são feitas à área, para saber se posicionar na hora de defender a sua escolha. Como o publicitário também é consumidor, existe a obrigação de refletir sobre os dois lados dessa moeda.

O universo da comunicação é mesmo fascinante. Se você sonha cursar Publicidade e Propaganda, aproveite para conhecer 4 livros sobre publicidade.

Leave a Response