Se você quer fazer um curso de fotografia, mas está na dúvida sobre as áreas de atuação e as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho, este artigo é para você.

Como é o curso de Fotografia?

Existem diversos cursos de fotografia disponíveis no mercado. Para quem quer seguir a carreira de fotógrafo, o mais indicado é buscar um curso superior de Fotografia.

Além de aprender sobre técnicas de fotografia e manuseio dos equipamentos profissionais, você também conhecerá os fundamentos de estética, informação visual, linguagem audiovisual e tratamento de imagem.

Quais são as áreas de atuação do Fotógrafo?

Depois de formado, o fotógrafo profissional encontra um amplo campo de atuação no mercado de trabalho e pode se especializar na área julgar mais interessante. Confira algumas opções:

Fotografia Social

O profissional que atua nesse campo registra festas corporativas, casamentos, aniversários, entre outros. Para se destacar no mercado de trabalho, é preciso ter muita responsabilidade e um olhar diferenciado na captação das fotografias.

Newborn e Infantil

Os ensaios newborn estão em alta no mundo da fotografia. Cada vez mais pessoas buscam registrar os primeiros dias de vida dos seus filhos em imagens profissionais. Para atuar nessa área, é preciso ter uma dose extra de cuidados e paciência, além de utilizar equipamentos de iluminação e acessórios apropriados, para não prejudicar o bem-estar dos bebês.

Fotojornalismo

Uma das áreas mais tradicionais da fotografia, o Fotojornalismo produz imagens para mídias impressas e on-line, como jornais, revistas e portais de notícias. Profissionais com formação em Jornalismo também podem atuar nessa área. Para conquistar destaque na área, é preciso ter muito dinamismo e, claro, estar no lugar certo e na hora certa.

Fotografia Esportiva

É uma área muita próxima ao Fotojornalismo, voltada à cobertura de eventos esportivos, como jogos e competições. A fotografia esportiva exige muita técnica e concentração, mas, sem dúvidas, pode ser muito emocionante.

Fotografia de Moda

O mercado da Moda está em constante crescimento no país, e o apelo visual alcançado com a fotografia é fundamental para esse segmento. O fotógrafo de moda é solicitado para a produção de fotos de desfiles, editoriais de moda, revistas, fotos de e-commerces, books, entre outros. Se você gosta do universo da Moda, essa área será apaixonante.

Fotografia Publicitária

A fotografia publicitária é uma área bastante promissora para aqueles que pretendem seguir a carreira de fotografo. O profissional que atua nessa área produz imagens para anúncios e campanhas de produtos e serviços.

Com o aumento dos e-commerces, a fotografia publicitária ganhou ainda mais importância, uma vez que a imagem pode interferir na decisão de compra do consumidor.

Dentro da fotografia publicitária, existem algumas áreas de destaque, como a fotografia de gastronomia. O crescimento do mercado de alimentos e bebidas no Brasil gerou uma grande busca por fotógrafos com o olhar e a técnica voltados para a capitação e edição de imagens de pratos e ingredientes.

Em 2012, o MC Donald’s Canadá mostrou como as fotos dos hambúrgueres são captadas. É um processo bastante trabalhoso, que exige muita técnica. No vídeo, o fotografo é chamado de Food Stylist. Veja abaixo:

Curadoria e Produção Cultural

Os profissionais que atuam na área de curadoria têm a missão de organizar e produzir exposições fotográficas em galerias, museus, shoppings, entre outros.

Quanto o fotógrafo ganha?

A remuneração do fotógrafo varia bastante, de acordo com seu ramo de atividade e nível de experiência. No início da carreira, como assistente de fotógrafo, o profissional recebe, em média, R$1400,00 por mês. No auge da carreira, profissionais de fotografia social podem receber acima de R$20 mil por evento.

Quer entender um pouco mais sobre o curso superior? Veja 5 Motivos para fazer um curso de graduação.