Faculdade de cinema: vale a pena?

Cursar uma faculdade de cinema é o sonho de muitos jovens, mas será que investir nessa profissão vale a pena? Descubra no nosso artigo de hoje.

O curso de Cinema é bastante cobiçado por muitos jovens que estão no momento de escolher a profissão, mas o medo de não encontrar oportunidades no mercado de trabalho acaba gerando algumas dúvidas. A boa notícia é: o mercado brasileiro de cinema e audiovisual está crescendo e gerando boas chances para quem está preparado. Continue a leitura e saiba mais.

Como é a faculdade de Cinema e Audiovisual?

O conteúdo do curso de Cinema e Audiovisual abrange comunicação, arte, cultura, fotografia, história do cinema, direção de arte, técnicas de som, animação, edição e muito mais. O objetivo desse bacharelado é formar o profissional capaz de operar em todas as áreas do Cinema e Audiovisual, desde a idealização do roteiro e captação de recursos até o lançamento do projeto.

Mercado de trabalho do Cinema

Antigamente, a produção cinematográfica envolvia um custo bastante alto. Os filmes e equipamentos eram muito caros, o que tornava os profissionais extremamente dependentes das grandes produtoras.

Os avanços da tecnologia tornaram o mercado audiovisual mais acessível. Hoje, produtoras independentes conseguem fazer filmes de qualidade utilizando apenas as câmeras de smartphones. Isso abriu um ótimo leque de oportunidades para aqueles que desejam empreender nesse meio.


O filme Tangerine, de 2015, foi totalmente gravado com a câmera de um Iphone 5s.

O Cinema Brasileiro também vive uma boa fase. De acordo com dados da ANCINE, o país bateu o recorde de lançamentos de filmes nacionais em 2017, com 158 títulos.

Além disso, os profissionais com formação em Cinema e Audiovisual podem idealizar e produzir projetos para TV, TV por assinatura, plataformas de streaming (como a Netflix), internet, publicidade e muito mais.

Áreas de atuação do Cinema
Direção

O diretor é responsável por toda a execução do filme, desde a aprovação do roteiro e do elenco, até a escolha da maneira como a câmera vai se movimentar durante uma cena. Esse profissional definirá o olhar artístico e a personalidade do projeto.

Direção de Arte

O Diretor de Arte é o profissional que fica responsável pelo conceito visual do filme, definindo o equilíbrio entre cenários, objetos em cena, figurinos, paletas de cores, etc. Se você gosta de artes e produções visuais, essa área pode ser para você.

The Shape of Water recebeu o Oscar de Melhor Direção de Arte em 2018.

Roteiro

O Roteirista é o profissional que cria as histórias e as coloca no papel. Além de escrever o roteiro, o profissional dessa área também cria os diálogos das cenas, definindo como será todo o desenrolar do filme.

Produção

É a área responsável por viabilizar toda a produção do filme, desde a captação de recursos e patrocinadores, até as locações para gravações. O produtor lida com a parte burocrática dos projetos e é fundamental para o sucesso de um projeto.

Produção e edição de Som

Hoje em dia é difícil imaginar um filme sem falas, trilhas e efeitos sonoros, não é mesmo? Embora o Cinema tenha começado mudo, não podemos negar que a produção e edição de som faz toda a diferença em um projeto audiovisual. Essa área é responsável por captar e editar tudo o que você ouve no filme. Veja como alguns sons são produzidos no vídeo abaixo:

Edição

É a área responsável pela organização de todo o material filmado. A edição é um dos momentos primordiais para uma produção, pois ditará o ritmo e o sentido do filme. Antigamente, na época da produção analógica, esse era um trabalho manual, que dependia de corte e colagem dos rolos de filme. Hoje, com os avanços da tecnologia, é possível realizar o trabalho em mesas de edição digitais.

Crítica

Muitos profissionais com formação em cinema atuam na crítica de filmes e produções. Assistir diversos filmes e escrever a sua opinião pode até parecer simples, mas esse trabalho exige muito conhecimento e responsabilidade. Quer saber mais sobre a área? Acompanhe o site da ABRACCINE, Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

O perfil do profissional de Cinema

Quer fazer o curso de Cinema e Audiovisual, mas ainda não saber se essa profissão é para você? Veja algumas características de quem nasceu para fazer Cinema.

Gosto pela Arte em Geral

Geralmente, quem quer estudar Cinema gosta muito de assistir filmes, ler livros, conversar sobre artes e produções audiovisuais. Esse interesse é muito importante para que você adquira repertório e desenvolva um olhar crítico, que ajudará muito na hora de criar os seus próprios projetos.

Curiosidade

Curiosidade é algo que os profissionais de Cinema e Audiovisual têm em comum. Gostar de conhecer culturas diferentes, histórias inspiradoras, lugares novos e pessoas é uma característica marcante daqueles que escolhem essa profissão.

Vontade de conhecer novas tecnologias

O profissional com formação em Cinema precisa estar atento às tendências e inovações do mercado. Nesse ponto, se você gosta de conhecer novas tecnologias e acompanhar tudo o que acontece no meio do audiovisual, saiba que está no caminho certo.

Quer saber mais sobre a faculdade de Cinema? Deixe sua pergunta na área de comentários. Aproveite também para acompanhar o nosso Instagram e nossa página no Facebook.

Leave a Response