Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a carreira do publicitário não se limita à criação de peças de publicidade.

Conheça as principais áreas de atuação da Publicidade e Propaganda, tanto dentro quanto fora da agência.

Atendimento

O profissional de atendimento faz a ponte entre o cliente e a agência de publicidade. Ele é responsável por coletar e distribuir informações, produzir briefings de campanhas, realizar reuniões e apresentar os materiais produzidos aos clientes.

Em outras palavras, o atendimento tem como função representar a agência e relacionar-se positivamente com o cliente, com o objetivo de fidelizá-lo e garantir novos negócios para a empresa.

A área exige bastante dedicação e jogo de cintura para atender às necessidades dos mais variados perfis de clientes. Além disso, o profissional de atendimento deve ser paciente, proativo, observador e comunicativo.

Mídia

A área de mídia é responsável por selecionar os canais de comunicação nos quais as campanhas serão veiculadas, negociar espaços publicitários, criar planos de mídia e otimizar os investimentos do cliente.

Para destacar-se na área, é preciso ter familiaridade com números, saber interpretar dados e pesquisas, manter-se atualizado sobre os canais de comunicação disponíveis e ser muito organizado.

Vale ressaltar que o profissional de mídia é bastante valorizado no mercado, pois é fundamental para o sucesso de qualquer campanha.

Criação

É a área responsável pela execução das ideias e desenvolvimento das peças publicitárias criativas. Geralmente, a área de criação é composta por redatores e diretores de arte.

O redator é responsável pela produção de textos e roteiros que entreguem a mensagem objetivada pelo planejamento da campanha. O diretor de arte é o profissional responsável pela apresentação visual das peças.

Para alimentar a criatividade, é essencial que os profissionais de criação se mantenham atualizados e tenham uma forte bagagem cultural.

Planejamento

O planner, como é conhecido o profissional de planejamento dentro das agências, é responsável por analisar as oportunidades do mercado, identificar canais de comunicação, avaliar o público de interesse e traçar as estratégias mais adequadas, que, posteriormente, orientarão o trabalho dos demais profissionais de publicidade.

Para destacar-se na área, é preciso ter perfil analítico e compreender todas as áreas da agência, dialogando constantemente com os profissionais de atendimento, mídia e criação.

Community Manager / Social Media

O avanço das mídias sociais ampliou as possibilidades de carreira dos profissionais de publicidade e propaganda.

O Community Manager é responsável pela construção e gerenciamento da imagem da empresa no meio digital. Entre suas funções, está criar estratégias de conteúdo e interações on-line, com o objetivo de estreitar o relacionamento entre a marca e seus clientes.

Fora da Agência de Publicidade

Além de atuar em agências, o publicitário encontra oportunidades em produtoras, assessorias de imprensa e empresas privadas. Ainda é possível atuar em ONGs, criando campanhas de conscientização em prol de uma causa, e no setor público, executando campanhas e gerenciando os departamentos de comunicação de prefeituras, estados e governo federal.

O curso de Publicidade e Propaganda oferece uma visão ampla de todas as áreas citadas, com o objetivo de preparar o aluno para os reais desafios da profissão.

Se você tem interesse pela área de publicidade e propaganda, mas ainda não tem certeza sobre a sua escolha, aproveite para fazer o download do e-book “Como escolher uma profissão“.