A Naturologia é a área que promove a prevenção e manutenção da saúde por meio de práticas e técnicas naturais.

O nome pode até parecer difícil, mas o conceito de Naturologia é bastante simples. A Naturologia pode ser definida como a área da saúde que dialoga entres as ciências humanas, sociais, biológicas e as práticas terapêuticas naturais.

Sendo assim, o naturólogo é o profissional que utiliza terapias naturais em busca da promoção da saúde e do bem-estar.

Como é o curso de Naturologia?

O curso de Naturologia engloba disciplinas de base da área da saúde, como Morfologia, Fisiologia, Patologia e Sistemas Corporais; e disciplinas ligadas às terapias naturais ou às medicinas tradicionais, como: Acupuntura; Massoterapia; Reflexologia; Fitoterapia, Aromaterapia; Ayurveda; Meditação; Yoga; Terapia Floral; Iridologia; Trofoterapia, entre outras.

Na Anhembi Morumbi, em São Paulo, a formação é aprofundada em Medicina Tradicional Chinesa e Medicina Tradicional Indiana (Ayurveda), com estágio especifico em cada uma delas. Isso oferece ao formado profundidade em visões diferentes e complementares de Saúde e Cuidado.

O curso tem duração de 8 semestres (4 anos) e possui atividades práticas e estágio obrigatório.

Mercado de Trabalho da Naturologia

No Brasil, a demanda por esse tipo de cuidado é promissora e acompanha as tendências mundiais de incorporação dessas abordagens no cuidado em centros de referência.

Muitos naturólogos atuam em Unidades Básicas de Saúde, Ambulatórios, Clinicas, SPAs, Escolas e Academias de todo o país. Há também, desde 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que garante o acesso da população a abordagens como a Naturologia no SUS.

Além disso, há a possibilidade de o profissional empreender a atuar em sua própria Clínica.

Áreas de atuação da Naturologia

O Naturólogo conta com uma ampla área de atuação. Conheça alguns dos campos mais promissores para esses profissionais:

Acupuntura

A Acupuntura é um dos ramos mais populares da Medicina Tradicional Chinesa. Por meio da aplicação de agulhas metálicas em pontos precisos do corpo, é possível tratar doenças como dores nas costas, enxaquecas, sinusite, asma e insônia.

Aromaterapia

A Aromaterapia é uma prática que busca o bem-estar e o equilíbrio por meio de óleos essenciais puros e naturais, que são utilizados em massagens, águas de banho ou inalação. A prática é bastante procurada em SPAs, clínicas de estética e no setor hoteleiro.

Massoterapia

Como o nome diz, a massoterapia é a técnica que busca prevenir e tratar desequilíbrios por meio das massagens. Existem inúmeros tipos de massagens, com diferentes finalidades, como shatsu, ayurvética, pedras quentes, modeladora, entre outras. Sendo assim, o naturólogo que atua nessa área pode trabalhar em clínicas, clínicas de estética, hotéis, academias e SPAs, além de atuar como autônomo.

Yoga e Meditação

A prática da Yoga e da Meditação é uma forte tendência, principalmente nos grandes centros urbanos, onde doenças como ansiedade e depressão acometem milhares de pessoas. Nesse ponto, o naturólogo encontra excelentes oportunidades de trabalho. Os profissionais podem atuar em academias, SPAs, hotéis, etc.

Ficou interessado pela Naturologia? Aproveite para conhecer outros cursos da área da saúde que vão muito além da medicina.