Se você está pensando em estudar Gestão Hospitalar e quer entender melhor essa profissão, este artigo foi feito para você.

Os hospitais, clínicas, consultórios e demais empreendimentos da área da saúde precisam de profissionais com habilidades de administração, para gerenciar os processos de compras de materiais e equipamentos, gerir pessoas, avaliar contratos e convênios e solucionar os problemas administrativos que podem surgir no dia a dia.

Diante dessa necessidade, surgiu o curso de Gestão Hospitalar, que prepara o profissional para atuar como Gestor de Saúde.

Como é o curso de Gestão Hospitalar?

O curso de Gestão Hospitalar possui, em média, seis semestres e engloba disciplinas de gestão, como direito empresarial, fundamentos da economia, matemática financeira, comunicação, gestão de pessoas e empreendedorismo.

Já as disciplinas específicas, voltadas para a área da saúde, são o grande diferencial do curso. Alguns exemplos são: primeiros socorros, auditoria hospitalar, bioética, gestão de contratos e convênios, gestão de resíduos, entre outros.

Qual é o perfil do estudante de Gestão Hospitalar?

Geralmente, o estudante de Gestão Hospitalar demonstra interesse pela área da saúde, mas não se vê prestando atendimento direto aos pacientes. O seu perfil está voltado à área administrativa. Para se destacar na profissão, algumas habilidades e características são importantes. Confira:

Boa comunicação

Por mais que o Gestor de Saúde não tenha contato direto com os pacientes, a habilidade da comunicação é muito importante para ter destaque na profissão. Afinal, o profissional lida com fornecedores, médicos, enfermeiros e demais colaboradores.

Habilidade de negociação

Essa característica é muito importante, principalmente para os profissionais que atuam nas áreas de compras de materiais e equipamentos. A negociação é fundamental para garantir os melhores preços e prazos, otimizando os custos dos processos.

Ética e responsabilidade

A ética e a responsabilidade são fundamentais para qualquer profissão, mas quando falamos sobre saúde, a importância dessas características tem o peso dobrado. Você consegue imaginar o transtorno que seria a falta de um medicamento importante no estoque do hospital? Os profissionais de Gestão Hospitalar têm uma grande responsabilidade em suas mãos e devem ter consciência disso.

Como é o Mercado de Trabalho de Gestão Hospitalar?

A área da saúde é uma das mais promissoras do mercado de trabalho, e o curso de Gestão Hospitalar abre um grande leque de oportunidades para quem deseja crescer profissionalmente. Os principais empregadores da área são:

• Hospitais;
• Clínicas;
• Maternidades;
• Prontos-socorros;
• Unidades básicas de saúde;
• Laboratórios médicos;
• Laboratórios de Análises Clínicas;
• Empresas prestadoras de serviço em saúde;
• Empresas de consultoria.

Dentro dessas empresas, os profissionais podem atuar em diversos setores, como gestão de recursos humanos (RH), compras, marketing e comunicação, auditoria, controle de segurança, controle de almoxarifado, monitoramento de dados, avaliação de contratos e convênios, entre outros.

Sem dúvidas, é uma área bastante dinâmica, que exige muita responsabilidade, mas que também pode oferecer excelentes oportunidades e salários.

Se você tem interesse pela área de gestão hospitalar, mas ainda não tem certeza sobre a sua escolha, aproveite para fazer o download do e-book “Como escolher uma profissão“.