Já reservou um tempo para alinhar sua rotina de estudos e revisar os assuntos que caem na prova de Biologia no ENEM?

Além de te deixar mais livre para revisar outras matérias, isso certamente contribuirá para seu desempenho no exame, que ao todo conta com 180 questões, sendo 45 delas divididas nas áreas de Química, Física e Biologia.

Pensando nisso, vamos apresentar neste artigo alguns direcionamentos de estudo baseados na matriz curricular do ENEM. Confira abaixo:

1.  Genética

Você sabe interpretar um heredograma e fazer a análise necessária para compreender como uma doença é passada de uma geração para outras? Essas são apenas algumas das questões relevantes tratadas no campo da genética. Por isso, você deve revisar esse conteúdo, não esquecendo também de acrescentar pontos sobre grupos sanguíneos, células tronco e imunização.

2. Ecologia

Certamente, esse é um dos assuntos mais recorrentes nas provas do ENEM. Portanto, fique preparado para lidar com questões relacionadas à poluição (sendo que os tópicos mais comuns são nas águas e no ar).

3. Evolução

Mais do que apenas compreender a teoria de Darwin, muitas vezes a prova de biologia no ENEM exige que o estudante saiba realizar o contraste com a teoria de Lamarck.

Além disso, é importante ressaltar que os conceitos de evolução, por vezes, são expostos no enunciado da questão e demandam uma boa interpretação de texto.

4. Citologia

Se o estudo das células ainda é um assunto obscuro para você, chegou a hora de se dedicar ao tema. Organelas e suas principais funções são alguns dos campos que abrangem essa área, geralmente usada como base para diversos outros tópicos.

5. Parasitologia

Lembra do processo de contaminação que gera doenças como a esquistossomose, ascaridíase e a ancilostomose?  Eles também são tópicos recorrentes no ENEM e, muitas vezes, vêm combinados com conceitos de programas de saúde, ou seja, com problemas no estado do corpo nos âmbitos físico, social e mental.

6. Fisiologia

Os sistemas digestório, circulatório, nervoso, endócrino e respiratório também podem ser abordados na prova de biologia no ENEM. Por isso, revise assuntos como enzimas, hematose e o processo de troca de gases no pulmão.

7. Microbiologia

Com destaque para os vírus, estude também aspectos que incluem a microbiologia, como protozoários, bactérias e fungos.

8. Métodos contraceptivos

Abordar um assunto de saúde pública e que envolve questões biológicas é um tema propício para a prova. Por isso, fique por dentro de métodos contraceptivos não somente para mulheres, mas para homens também.

9. Alterações numéricas e estruturais

Hemofilia, Daltonismos e Síndrome de Down: você saberia responder questões relacionadas a esses assuntos? Eles fazem parte do campo das alterações numéricas e estruturais e, por isso, merecem ser revisados.

10. Ondulações e radiação

Não esqueça: esses dois fenômenos podem ser apresentados em questões combinadas com a matéria de Física. Portanto, revise esse conteúdo para não perder pontos!

Agora que você já sabe os principais assuntos que integram a prova de biologia no ENEM, o que acha de ficar por dentro de mais temas imperdíveis para a sua rotina de estudos? Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail.