Você está preparado para responder a prova de Química no ENEM? Se essa pergunta já te deixou apreensivo, vamos te ajudar apresentando os 10 tópicos essenciais que devem ser estudados para garantir uma boa nota no seu exame.

Faça suas anotações, acrescente os pontos que devem revistos na sua rotina de exercícios e boa sorte! Confira:

1. Materiais, suas propriedades e usos

Ferro, cobre, ligações metálicas, substâncias iônicas do tipo nitrato, sulfato, carbonato e nitrato, bem como tipos e métodos de separação contemplam este assunto de química no ENEM. Além disso, também não esqueça de trabalhar substâncias moleculares e polaridade de moléculas.

2. Transformações químicas

Não se esqueça de fazer exercícios de interpretação que envolvam os pontos: Princípio de Avogadro, conceito de molécula, sistemas gasosos, equação geral dos gases, massa molar, modelo atômico de Dalton e Thomson, Rutherford, átomos, massa atômica e a tão famosa tabela periódica.

3. Representação das transformações químicas

Estude o balanceamento das equações químicas, bem como aspectos quantitativos das transformações químicas. As grandezas também são abordadas neste tópico, envolvendo temas como massa, constante de Avogadro, massa molar, mol e cálculos estequiométricos.

4. Transformações químicas e energia

Revise seu conteúdo sobre entalpia, equações termoquímicas, reação de oxirredução, leis de Faraday, pilhas e reações de fissão e fusão nuclear. Esses conceitos fazem parte do currículo do ensino médio e, portanto, devem ser estudados para o exame.

5. Água

Qual a ligação, estrutura e propriedades da água? Você saberia responder questões relacionadas a sistemas em solução aquosa? Esse é um assunto importante no ENEM, e será importante apresentar conhecimentos em conceitos de ácidos, bases, óxidos, reações de neutralização, condutibilidade elétrica, reação com metais etc.

6. Dinâmica das transformações químicas

Concentração, pressão, catalisador e temperatura. Na prova do ENEM, você poderá se deparar com questões sobre velocidade de reação, energia de ativação e outros fatores que envolvem esse tópico. Fique de olho!

7. Energias químicas no cotidiano

Quais são as vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear? Você possui conhecimentos sobre biomassa, petróleo, biocombustíveis, gás natural e carvão?

8. Transformação química e equilíbrio

Basicamente, você deverá trabalhar com conceitos de aplicação ao cotidiano, como constante de equilíbrio, produto iônico da água, equilíbrio ácido, base e PH, além de solubilidade de sais e hidrólise.

9. Compostos de carbono

Você consegue definir quais são as características gerais dos compostos orgânicos? Estude esse conteúdo e outros relacionados, como fermentação, polímeros, celulose, teflon, náilon, borrachas, macromoléculas e amido.

10. Química no meio ambiente e sociedade

Poluição, tratamento da água, química nos alimentos e na agricultura também incluem nossa lista de assuntos. Por isso, esteja atento e reserve um período para revisar aspectos importantes sobre a indústria em geral, observando pontos como obtenção e utilização do cloro, ácido sulfúrico, amônia, entre outros.

Ufa! Realmente esse conteúdo envolve bastante coisa, não é mesmo? Não se esqueça de se organizar para trabalhar nessa e nas outras áreas do conhecimento que são exigidas no exame, como português, matemática e física.

Sendo assim, compartilhe este artigo nas suas redes sociais e marque seus amigos que também estão se preparando para a prova de química no ENEM. Juntos, vocês poderão tirar dúvidas e até mesmo organizar algumas horas de estudo para revisar cada tópico que apresentamos separadamente!