Se antes era necessário ligar ou mandar um e-mail, agora as mensagens diretas se tornaram a forma preferida, com destaque para o WhatsApp, a plataforma favorita dos brasileiros. A Meta divulgou um estudo em parceria com a Boston Consulting Group (BCG) mostrando que 80% dos consumidores brasileiros utilizam as mensagens como primeiro e único contato quando o assunto é contratar um serviço ou comprar produtos.
Do outro lado, 73% das empresas afirmaram que tiveram aumento no número de demandas ao começar a apostar em plataformas de mensagens, como o WhatsApp ou via outras redes sociais:
Para Anderson Nery, fundador da startup Robozin, o primeiro assistente de serviços via WhatsApp do Brasil, a confiança do brasileiro com empresas aumenta quando há uma resposta rápida, sem enrolação e com interação direta:
“Quando o problema é urgente, como uma pane elétrica em casa, ou para encontrar uma diarista disponível, é preciso agilidade. A mensagem direta cria essa conexão, gerando mais confiança. Se o profissional responder rapidamente, é certeza de que o serviço será contratado e realizado com eficiência”, explica Anderson.
Como alternativa extra nessa comunicação rápida, o Brasil já conta com tecnologia capaz de intermediar conversas com inteligência artificial e conectar consumidores com prestadores de serviços.
A startup curitibana, Robozin usa inteligência artificial para conversar com o cliente e entender qual é o problema e qual profissional pode resolver. Só depois de interpretar e confirmar a solução desejada é que o sistema procura e encontra profissionais perto e disponíveis para o trabalho.
Com 90% das pessoas utilizando WhastApp, faz sentido que as mensagens instantâneas comecem a ser utilizadas para encontrar soluções até para problemas domésticos simples, como a troca de um sifão de pia, por exemplo.
Anderson lembra que o WhatsApp cobre 99% dos brasileiros conectados, o que facilita a comunicação e justifica as mais de 600 milhões de mensagens trocadas diariamente:
“As mensagens são uma resposta ao excesso de propagandas digitais, que causam fadiga digital para 48% dos usuários. São tantas propagandas e banners que qualquer tentativa de entrar em contato em um momento crítico irá se transformar em demora. Os consumidores querem uma comunicação imediata, mais personalizada e direta com quem vai resolver o problema”, finaliza o especialista.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
AROLDO ANTONIO GLOMB JUNIOR
aroldoglombjunior@gmail.com