Cinco brasileiros foram indicados à Bola de Ouro 2024, evento que premia as personalidades do futebol que se destacaram na temporada. Além de Vini Jr, considerado como favorito ao principal prêmio da noite, outros quatro brasileiros concorrem na festa de gala da France Football. A Betfair entrevistou Ronaldo Nazário, vencedor nas edições de 1997 e 2002, para avaliar quem são os favoritos aos prêmios individuais.
Neste ano, o time brasileiro que concorre ao prêmio internacional conta com: Vini Jr, pelo Bola de Ouro de melhor jogador masculino; Savinho, que concorre ao Troféu Kopa Sub-21 de melhor jogador; Arthur Elias, técnico do ano de equipes femininas e Tarciane e Gabi Portilho, pelo Troféu Bola de Ouro no feminino.
Na opinião do pentacampeão Ronaldo, Vini Junior e Gabi Portilho são os brasileiros favoritos. “Dentro desta lista de brasileiros que concorrem à Bola de Ouro, vejo o Vini e a Portilho como os maiores cotados ao prêmio. O Vini vem de uma temporada brilhante com o Real Madrid, com um rendimento espetacular e títulos importantes. Está merecendo levar este troféu e ajudar o Brasil a figurar com um jogador entre os melhores do mundo novamente. No feminino, coloco a Gabi Portilho sendo uma das maiores cotadas. Ela teve um ano acima da média, jogou muita bola nas Olimpíadas na campanha pela medalha de prata. A colocaria como a melhor do Mundo neste ano.”
Ronaldo: “Vini Jr. foi mais funcional nas partidas da Champions”
Ainda comentando sobre o prêmio masculino, Ronaldo explica sua escolha destacando que o brasileiro possui qualidades importantes e poder de decisão atacando. “Sabemos que tem o Haaland, o Mbappé, Bellingham e Rodri na disputa, mas no mano a mano, Vini foi mais funcional nas partidas importantes da Champions, ajudou muito a equipe no título contra o Borussia Dortmund, sendo um dos líderes em assistências no torneio, marcando muitos gols decisivos – incluindo o do título. Votaria nele como melhor jogador, pois ele merece”, disse Ronaldo, em entrevista exclusiva à Betfair.
Savinho é a nova geração da Seleção Brasileira
Com apenas 20 anos de idade, Savinho foi indicado para a premiação individual de melhor jogador Sub-21 da Revista France Football. O jogador da Seleção Brasileira, que trocou o Girona pelo Manchester City está na briga pelo troféu, porém Ronaldo afirma que a disputa será contra um jogador espanhol despontando como favorito pelo título que conquistou na Eurocopa de 2024: Lamine Yamal.
“Savinho é um grande jogador do futebol brasileiro, com certeza vai trilhar um caminho muito importante e positivo dentro da Seleção Brasileira. Ele é a nova geração da nossa seleção junto com outros tantos jovens que vêm se mostrando importantes como Endrick, Beraldo e Vitor Roque. Porém, esta disputa no Bola de Ouro Sub-21 já tem um grande favorito, que é o Lamine Yamal, jogador do Barcelona e campeão da Eurocopa deste ano. Ele é um dos jogadores mais promissores dessa geração e mesmo aos 17 anos, já é protagonista no clube e na Espanha. Acho que este troféu estará nas mãos dele neste ano.”
Ronaldo destaca Gabi Portilho como uma das favoritas no feminino
A revista também divulgou as indicadas ao prêmio de melhor jogadora do mundo no Bola de Ouro 2024. Duas brasileiras aparecem na lista: a atacante Gabi Portilho, do Corinthians, e a zagueira Tarciane, que recentemente deixou o Timão para o Houston Dash-EUA, sendo a maior venda da história do futebol feminino do Brasil. Ronaldo avaliou que as brasileiras estão de parabéns pela indicação e torce para que a atacante do Corinthians leve o prêmio.
“Será uma disputa bem difícil contra algumas atletas estrangeiras, principalmente contra o trio de jogadoras do Barcelona [Bonmatí, Paralluelo e Putellas], mas vejo a Gabi Portilho ajudando muito nossa Seleção Brasileira nesta última temporada, principalmente na conquista da medalha de prata nas Olimpíadas. É sempre bom ter brasileiros na disputa de melhor do mundo, ela fez toda diferença na campanha das Olimpíadas, torço muito para que ela vença o prêmio pois ela e nosso futebol feminino merecem essa conquista.”
Arthur Elias: “Ele revolucionou o futebol feminino brasileiro”
Arthur Elias, técnico da Seleção Brasileira feminina, é finalista pela primeira vez em sua carreira ao Bola de Ouro. Após sua trajetória vitoriosa no Corinthians, onde venceu três Paulistas, três Brasileiros e três Libertadores na modalidade, o treinador assumiu a seleção e, com menos de um ano de trabalho, ajudou o Brasil a conquistar a medalha de prata nas Olimpíadas de Paris. Ronaldo elogiou o trabalho do treinador, em entrevista à Betfair.
“Arthur Elias revolucionou o futebol brasileiro feminino. A gente que acompanha futebol vê que ele é um cara que estudou, que tem um padrão de jogo bem definido, muito diferente dos demais. A briga será difícil contra os outros treinadores no Bola de Ouro, mas ele possui ótimas qualidades para se tornar um dos melhores treinadores na modalidade”, disse Ronaldo.
Vencedor de cinco troféus desde sua primeira edição, incluindo três dos embaixadores da Betfair Ronaldo e Rivaldo, o Brasil já foi premiado com Ronaldo Nazário (1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho Gaúcho (2005) e Kaká (2007). A cerimônia de premiação do Bola de Ouro 2024 acontecerá no próximo dia 28 de outubro, no Théâtre du Châtelet, em Paris.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
PATRICIA SERENO ZYLBERMAN
lucas.martos@sherlockcomms.com