O Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte e Educação (IEE), segue percorrendo o País, aplicando os módulos da metodologia do IEE, baseada nos princípios do esporte educacional. Nos meses de outubro e novembro, o projeto está chegando a nove cidades de oito estados do País, com 493 profissionais capacitados, beneficiando 34.500 alunos, do Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e São Paulo.
Agora em novembro, oito cidades de oito estados – Barcarena (PA), Campina Grande (PB), Crato (CE), Itanhaém (SP), Lauro de Freitas (BA), Macapá (AP), Piripiri (PI) e São Luís (MA) – dão continuidade ao projeto com novos módulos.
Três cidades recebem o módulo 5 – Seminário de Boas Práticas de Esporte Educacional -, de forma presencial: no dia 5, Lauro de Freitas; São Luís, no dia 13; e Barcarena, dia 29. Os outros cinco municípios terão módulos do Escolas Ativas: Piripiri com o módulo 3 – Pilares da Escola Ativa -, presencial, no dia 13; Crato com o módulo 4, em EAD – Metodologias Ativas –, no dia 12, e Campina Grande (dia 5), Itanhaém (dia 18) e Macapá (dia 26), com o módulo 5, presencial – Seminário Escolas Ativas.
Em outubro, além dessas oito cidades, o projeto chegou também a Várzea Alegre (CE). Lauro de Freitas e São Luís receberam o módulo 3 (Pedagogia do Esporte Educacional), presencial, e, Barcarena, o módulo 4 (Ferramenta Didática PROTEGE), em EAD. Macapá, Campina Grande, Crato e Itanhaém contaram com o módulo 3 do Escolas Ativas. Várzea Alegre e Piripiri tiveram o módulo 2 do Escolas Ativas (Plano de Ação), em EAD.
“O Projeto Formações IEE proporciona um aprendizado diferenciado, integrando a teoria e a prática, utilizando os princípios do esporte educacional, capacitando profissionais e beneficiando alunos de diferentes locais do País”, destaca Adriano Rossetto Jr., coordenador pedagógico do IEE.
A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 23 anos de atuação e já capacitou mais de 63 mil professores. O foco é o esporte educacional, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.
O Projeto Formações IEE tem como financiadores VALE, Grupo CCR, Instituto CCR, Ultracargo, Ultragaz, Ipiranga, Instituto ULTRA, AEGEA, ISA CTEEP e Cogna Educação via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
redacao@zdl.com.br