A rota do Tour de France 2025, com 3.320 quilômetros e uma elevação acumulada de 51.550 metros, promete ser uma das edições mais desafiadoras dos últimos anos. O percurso foi anunciado nesta semana com a confirmação da largada – chamada de Grand Départ – em Lille, no norte da França, em 5 de julho, com a primeira etapa desenhada para os velocistas.
Entre os destaques da maior prova de ciclismo de estrada do mundo, está a sequência de chegadas ao alto nos Pireneus e nos Alpes, incluindo a subida ícone do Mont Ventoux e o Col de la Loze, que será o ponto mais alto da edição (2.304 m).
Além disso, a prova, que chega à sua 112ª edição, traz duas etapas de contrarrelógio: uma etapa plana em Caen e uma escalada no Col de Peyresourde.
Na segunda semana, o Tour entra nos Pireneus com três chegadas de montanha, incluindo uma cronoescalada que será decisiva para os principais escaladores, enquanto a terceira semana leva os competidores ao Mont Ventoux e aos Alpes, terminando na clássica chegada a Paris em 27 de julho.
O esloveno Tadej Pogacar, atual campeão, está animado com o Tour de France 2025 após a divulgação do percurso da próxima edição. Em entrevista ao L’Équipe, o esloveno da equipe UAE Team Emirates comentou sobre a intensidade da etapa:
“Tem tantos quilômetros de subida que serão realmente brutais”. Este trecho, que leva os ciclistas a altitudes de até 2.304 metros, é conhecido pela sua longa e íngreme subida, tornando-se um desafio de resistência e estratégia para os atletas.
A edição de 2025 promete ser uma competição de alto nível, com várias montanhas, contrarrelógios e percursos variados, favorecendo tanto os escaladores quanto os ciclistas de resistência.
O Tour de France Femmes avec Zwift também foi anunciado e começará no dia 26 de julho, coincidindo em alguns dias com o Tour masculino. A corrida feminina terá nove etapas, de Vannes até Châtel, e novamente destacará o ciclismo feminino em um cenário de visibilidade global.
A terceira edição do Tour de France Femmes, organizada também pela Amaury Sport Organization (ASO), foi vencida pela ciclista polonesa Katarzyna Niewiadoma (Canyon–SRAM), derrotando a atual campeã Demi Vollering (Team SD Worx–Protime) por apenas quatro segundos.
No Brasil
No ano que vem, o L’Étape Brasil by Tour de France já confirmou a repetição das mesmas três etapas do ano passado: Cunha (SP); em 30 de março; Rio de Janeiro (RJ), em 29 de junho, e Campos do Jordão (SP), em 28 de setembro.
As inscrições para as etapas já estão abertas, e os kits incluirão um Jersey exclusiva de cada etapa.
Além disso, o L’Étape Brasil by Tour de France dará apoio médico durante 100% do tempo, assistência mecânica fixa e móvel prestada gratuitamente, e ruas completamente fechadas para a realização das provas. Em todas as etapas do ano que vem, o L’Étape Brasil by Tour de France promoverá duas opções de trajeto: o curto, com cerca de 65 km, voltado para os iniciantes, e o longo, com foco maior nos ciclistas mais experientes e com cerca de 105 km.
Percurso do Tour de France 2025
5 de julho – Etapa 1: 185 km em Lille
6 de julho – Etapa 2: Lauwin a Boulogne-sur-Mer – 212 km
7 de julho – Etapa 3: Valenciennes a Dunkerque – 172 km
8 de julho – Etapa 4: Amiens a Rouen – 173 km
9 de julho – Etapa 5: Caen ITT – 33 km
10 de julho – Etapa 6: Bayeux a Vire Normandie – 201 km
11 de julho – Etapa 7: Saint-Malo a Mûr-de-Bretagne – 194 km
12 de julho – Etapa 8: Saint-Méen Le-Grand a Laval – 174 km
13 de julho – Etapa 9: Chinon a Châteauroux – 170 km
14 de julho – Etapa 10: Ennezat a Le Mont-Dore – 163 km
15 de julho – 1º dia de descanso
16 de julho – Etapa 11: Toulouse – 154 km
17 de julho – Etapa 12: Auch a Hautacam – 181 km
18 de julho – Etapa 13: Loudenvielle a Peyragudes ITT – 11 km
19 de julho – Etapa 14: Pau a Luchons-Superbagnères – 183 km
20 de julho – Etapa 15: Muret a Carcassonne – 169 km
21 de julho – 2º dia de descanso
22 de julho – Etapa 16: Montpellier a Mont Ventoux – 172 km
23 de julho – Etapa 17: Bollène a Valence – 161 km
24 de julho – Etapa 18: Vif a Courchevel Col de la Loze – 171 km
25 de julho – Etapa 19: Albertville a La Plagne – 130 km
26 de julho – Etapa 20: Nantua a Pontarlier – 185 km
27 de julho – Etapa 21: Mantes-la-Ville a Paris – 120 km
Sobre o L’Étape Brasil
O L’Étape Brasil by Tour de France é uma das provas mais importantes do ciclismo amador do país. Em 2024, completou dez anos no país e terá três etapas: em Cunha, em abril, no Rio de Janeiro em junho, e em Campos do Jordão, em setembro.
O evento possui 30 etapas espalhadas pelo mundo. Entre os países que recebem as etapas amadoras estão México, Canadá, Colômbia, República Tcheca, Dinamarca, França, Equador, Grécia, Brasil, Indonésia, Bolívia, Estados Unidos, Espanha, Romênia, Eslovênia, Eslováquia, Suíça, Portugal, Holanda, Bulgária, Chipre, Malásia e Tailândia.
O Tour de France é a mais tradicional prova do ciclismo de estrada mundial, assim como o maior evento esportivo anual do mundo. Criado em 1903, o Tour de France reúne a nata do ciclismo: somente os melhores do mundo podem percorrer os 3.600 km da competição. É um evento de 22 dias (sendo apenas 2 dias de descanso para os atletas) que acontece sempre ao longo do mês de julho.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
FLAVIO PEREZ GUIMARAES
flavio@onboardsports.net