Cinco cursos serão realizados neste mês de novembro no projeto Escola do IEE, desenvolvido pelo Instituto Esporte e Educação (IEE). São diferentes temas e módulos, voltados para professores e universitários de educação física, assim como instrutores e agentes comunitários de saúde e esporte.
Ao longo do mês, 382 pessoas estarão participando dos cursos, em aulas presenciais e gratuitas, na área de formação e capacitação, na sede do Instituto, na capital paulista, assim como atividades remotas com base na plataforma digital do IEE (Moodle) de Ensino a Distância (EaD).
O Curso Condicionamento Funcional terá duas turmas e é voltado para cursistas, professores de educação física, instrutores e agentes comunitários de saúde e esporte para estudo dos conceitos básicos do condicionamento funcional.
Na Turma 1 serão desenvolvidos os módulos 4 (Resistência cardiorrespiratória aeróbica e anaeróbica, controle e relaxamento), em EAD, e 5 (Resistência aeróbica, resistência anaeróbica, cálculo de zona alvo de frequência cardíaca e relação: resistência x IMC – Índice de Massa Corporal x Emagrecimento x recomendações da OMS – Organização Mundial da Saúde, controle e relaxamento), presencial.
Haverá também aulas para a Turma 2, com os módulos 4 (Introdução e conceitos de força, flexibilidade e agilidade, resistência cardiorrespiratória aeróbica e anaeróbica), em EAD, e 5 (Controle e Relaxamento), presencial.
Já o Curso Esporte Educacional terá três turmas. A Turma 3 – Estudantes Universitários – contará com o módulo 2 (Planejamento e Didática aplicada ao esporte educacional), em EAD. A Turma 4 – COCEU – receberá os módulos 4 (Eventos de Esporte Educacional), em EAD, e 5 (Sistema PROTEGE – utilização das variáveis do jogo para diversificação das práticas), presencial. E na Turma 5 – Professores – serão apresentados os módulos 4 (Eventos de Esporte Educacional), em EAD, e 5 (Sistema PROTEGE), presencial.
“Nossos cursos da Escola do IEE levam, a cada mês, novos conhecimentos, com base na metodologia do Esporte Educacional, para os inscritos nas diferentes turmas e módulos”, afirma Alexandre Arena, coordenador pedagógico do IEE.
O projeto – Os cursos da Escola do IEE englobam a experiência do Instituto, que há mais de duas décadas desenvolve sua metodologia diferenciada e inovadora, baseada no esporte educacional, com atividades teórico-práticas. Os participantes que atingirem o mínimo de 75% de frequência recebem um certificado.
O projeto foi criado no ano passado, contando com a formação de várias turmas em 2024. Uma oportunidade de aprimorar conhecimentos e ampliar o repertório de práticas, garantindo uma experiência completa e enriquecedora, com base na metodologia do Esporte Educacional.
O Projeto Escola do IEE tem como financiadores Itaú, Grupo CCR, Instituto CCR, Zurich e VR via Lei de Incentivo ao Esporte / Ministério do Esporte / Governo Federal.
Mais informações sobre o Projeto Escola IEE: https://esporteeducacao.org.br/escola-do-iee/
Sobre o Instituto Esporte e Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte e Educação (IEE) já atendeu a 7,5 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 63 mil professores e educadores em todo o Brasil. Sua metodologia já chegou em 27% dos municípios brasileiros (1.488).
A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
redacao@zdl.com.br