O Clube da Aeronáutica, localizado na Barra da Tijuca (RJ) ficou movimentado no sábado passado. O espaço, que recebeu a Liga Esportiva NESCAU®, maior campeonato poliesportivo estudantil do país e pioneiro em unir modalidades adaptadas e não adaptadas em um só lugar, contou com mais de 2 mil pessoas, entre pais, amigos e professores, no evento voltado a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com e sem deficiências.
O dia contou com 14 atividades esportivas, entre modalidades, desafios e oficinas, além da presença do embaixador Falcão, considerado o maior atleta na história em sua modalidade e apelidado por muitos como “Pelé do Futsal”, gerando frenesi entre os presentes.
“Estou desde a primeira edição e é muito bacana ver essa expansão, saindo de São Paulo, onde a Liga nasceu, e ampliando a presença em outros estados, como o Rio de Janeiro, onde chegamos com força. NESCAU® sempre surpreende e não deixa a Liga estacionar. Com isso, consegue impactar ainda mais crianças e jovens de maneira altamente positiva, agora em nível nacional. Estou muito feliz com tudo isso”, disse Falcão.
As práticas esportivas foram especialmente selecionadas para inspirar aprendizado, integração, descoberta e diversão. As opções foram vôlei, futebol society e atletismo (velocidade, arremesso e salto), além do atletismo adaptado (provas de velocidade, arremesso e salto). Nas oficinas, as crianças e jovens praticaram badminton, slackline e foot table (todos em versões adaptadas e não adaptadas). Já os desafios foram circuito chute ao gol, embaixadinhas e twister.
“Ficamos muito felizes com a receptividade e com os resultados conquistados em nossa 8ª etapa da Liga Esportiva NESCAU. Este ano expandimos o evento para 9 cidades, e estamos impactando milhares de crianças e adolescentes por meio do esporte. Somente no Rio de Janeiro, foram mais de mil jovens e mais de 3 mil inscrições nas diversas atividades que proporcionamos. Nosso próximo circuito será em Florianópolis, em 7 de dezembro, onde teremos mais uma etapa na praia. Estamos crescendo todos os anos, mostrando que o esporte é uma poderosa ferramenta de inclusão e diversidade para todos”, afirma Anamaria Monte, gerente de marketing da Liga Esportiva NESCAU®.
Oportunidade única – Para Anderson Silva, gestor e fundador do Instituto SOS Reviver, tanto a variedade de modalidades quanto a convivência com pessoas de diferentes classes sociais fez a diferença para os 40 alunos presentes no evento. “Todos as crianças e jovens são oriundas de comunidades carentes e muitos nunca haviam saído para conhecer outros pontos da cidade”, contou Anderson. “Tivemos aqui uma oportunidade única”, resumiu. A associação cuida de 220 crianças e jovens da Baixada Fluminense no contraturno escolar desde 2001, com o propósito de romper ciclos de pobreza e vícios por meio do esporte, cultura, educação e inclusão produtiva. Anderson é fruto também de uma comunidade e hoje ajuda a transformar vidas de outras crianças.
O professor Stefany Sergio da Silva conhece bem as oportunidades que o esporte oferece. Ele já integrou seleções brasileiras de atletismo e hoje, como educador físico, ensina a garotada em Mesquita e Nova Iguaçu. “Fomos convidados a participar da Liga Esportiva NESCAU® e nossos meninos e meninas estão ganhando muitas medalhas no atletismo. Essa competição é uma grande oportunidade e que bom que chegou ao Rio de Janeiro”, completou.
Para Rosa Galicchio Nogueira, diretora e responsável técnica do Centro de Desenvolvimento Humano Rosa Azul, espaço que funciona como instituição terapêutica e escola regular, com oficinas de estimulação cognitiva para alunos com necessidades educativas especiais, a chegada da Liga no Rio de Janeiro preencheu uma lacuna das atividades esportivas para as crianças. “A instituição já existe há 32 anos e já participamos de muitos de eventos no passado. Então, há muito tempo estamos sentindo falta deste tipo de evento. Quando NESCAU® ligou nos convidando, ficamos muito felizes, pois é como se fosse o retorno às atividades que as crianças adoram, que é participar, competir, confraternizar e fazer de fato uma inclusão. Essa é real”, afirmou.
Investindo no futuro – Com um investimento de R$ 30 milhões entre 2023 e 2025, a Liga Esportiva NESCAU® ocorre desde 2015, promovendo diversão, diversidade e inclusão por meio das práticas esportivas. Desde então, em nove edições, já impactou mais de 55 mil crianças e adolescentes, além de 7 mil professores, com a participação de cerca de 2 mil instituições de todos os cantos do país. Só em 2023, a iniciativa proporcionou mais de 600 horas de prática esportiva, contando com mais de 45 modalidades entre convencionais e adaptadas, oficinas e desafios.
A Liga Esportiva NESCAU® tem como objetivo incentivar a atividade física e promover os valores do esporte. Em 2024, na 9ª edição, segue a vocação que a transformou no maior e mais inclusivo campeonato poliesportivo estudantil do Brasil, sendo pioneiro ao unir modalidades convencionais e adaptadas nos mesmos dias e locais.
Parceria com varejistas – No intuito de trazer mais visibilidade à Liga Esportiva NESCAU® no Rio de Janeiro, NESCAU® se uniu às redes varejistas Guanabara, Supermarket, Mundial, Zona Sul e Dom Atacarejo, para reforçar a diversão, representatividade e inclusão por meio do esporte. A parceria se deu por meio da ambientação em lojas, promoções diretamente ligadas à Liga e da conversão integral dos investimentos em mídias exclusivas. Além disso, os PDVs também contarão com ativações como Mini Liga Esportiva NESCAU® durante o período, como basquete e chute ao gol.
Os investimentos indiretos feitos pelos parceiros varejistas, de todas as praças por onde a Liga NESCAU® já passou até hoje, foram suficientes para expandir quatro Ligas e já ajudaram a impactar mais de 500 mil consumidores com as ações em lojas.
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
DURVALINO VERGILIO DORO JUNIOR
redacao@zdl.com.br