Nesta terça-feira (26) teve início o I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ, competição que representa a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf, e está em sua 4ª e decisiva etapa da temporada 2024. A disputa acontece na praia de São Conrado, no canto esquerdo, e a janela de competição, que vai até o dia 2 de dezembro, começou com muito sol e boas ondas.
Douglas Silva segue vivo na competição e buscando o título Foto: David Castro
Os homens foram os primeiros a cair na água nas 16 baterias que definiram a fase 2 da disputa. Logo na primeira bateria, o pernambucano Douglas Silva, campeão da etapa de São Chico e atual terceiro colocado no ranking, venceu com 11.06 pontos e avançou na competição junto com seu conterrâneo Alan Donato, que finalizou somando 7.47. “A primeira bateria sempre é difícil e tem aquela pressão, mas estou muito feliz em ter passado. Me sinto bem e com uma expectativa ótima para buscar o título. A primeira bateria mostrou muita solidez no meu surfe e essa onda parece bastante com a de Maracaípe, então estou feliz”, comenta Douglas.
Dobradinha pernambucana levou a primeira bateria da etapa Foto: David Castro
Na bateria de número 9, o santista Edgard Groggia, atual líder do ranking, avançou para a segunda fase, com a somatória de 10.53, junto com o wildcard (atleta convidado) Rickson Falcão, de Saquarema, que finalizou a bateria com 10.33. Ambos eliminaram os paranaenses Peterson Crisanto e Lucas Cainan. “A bateria foi bem difícil, mas consegui achar duas ondas sólidas e esse era o meu objetivo. Fui feliz na minha bateria, mas estava com atletas fortes como Peterson, que sou fã desde novo. Fiz minha parte, estou com uma expectativa boa para esse evento com o coração leve e o que tiver que ser será”, diz Groggia.
Edgard Groggia vence a bateria e avança na competição em busca do título Foto: Bruno Arantes
O campeão mundial Adriano de Souza, o Mineirinho, e o cearense Artur Silva, atual segundo colocado no ranking, não avançaram na competição.
No período da tarde, as mulheres deram sequência à competição, e a primeira bateria já mostrou uma grande energia das surfistas que vieram ao Rio de Janeiro. A cearense Silvana Lima, hexacampeã brasileira, e a catarinense Tainá Hinckel, atual campeã, avançaram na bateria com a somatória de 7.00 e 9.63, respectivamente, contra a paranaense Jéssica Bianca que foi eliminada. “Minhas expectativas são as melhores. O Dream Tour é um evento irado e que gosto muito de participar. Fico superfeliz de estar aqui no Rio de Janeiro, é um lugar que gosto e me sinto bem”, diz Tainá.
Na primeira bateria feminina do campeonato Tainá Hinckel venceu a bateria e avançou junto com Silvana Lima Foto: David Castro
As competições terminaram nesta terça (26) com a quarta bateria feminina da primeira fase. A catarinense Laura Raupp, atual segunda colocada no ranking, levou a melhor com a somatória de 8.24, avançando junto com Gabriely Vasque, do Paraná, que somou 6.43 pontos, e eliminando a cearense Vitória Carneiro “Foi uma bateria bem difícil, o mar deu uma parada, mas consegui achar umas esquerdas, mesmo com o sol deixando difícil de enxergar e a água gelada, mas estou feliz em ter passado esse primeiro desafio sendo vice-líder do ranking. Vamos com tudo para o resto do campeonato”, conta Laura.
Laura Raupp venceu sua bateria e avança na competição Foto: David Castro
Além do show de surfe, o evento oferece uma programação repleta de ativações exclusivas que conectam esporte, sustentabilidade, cultura e experiências inesquecíveis para atletas e público.
A quarta-feira (27) dará sequência ao segundo dia de disputa do I ♥ PRIO Dream Tour Rio/RJ.
Confira as ações durante a janela de competição:
*Programação sujeita a alteração*
Sonho Azul
A ação socioambiental Sonho Azul irá promover um mutirão de limpeza de praia em ação liderada pelo Instituto AEGEA, através da concessionária local Águas do Rio, em parceria com a Blue Keepers (do Pacto Global da Onu – Rede Brasil), e as instituições Route Brasil e Salvemos São Conrado. A ativação é aberta ao público.
Data: 30/11
Horário: 8h30 às 11h
Local: Praia de São Conrado
Dream Tour das Comunidades
Em parceria com a Associação de Surf de São Conrado, o programa Vivendo Sonho Surf, Associação de Surf da Rocinha entre outros projetos sociais, a ativação promove um campeonato paralelo às competições oficiais, integrando atletas profissionais do Circuito e amadores da comunidade local, formando times mistos para participar da disputa, em formato de tag team, onde 4 equipes mistas, em formato de revezamento, surfam em buscam de pontos e prêmios exclusivos.
Data: A definir
Local: Praia de São Conrado
Sunset Corona
Experiência com DJ e ambientação exclusiva, unindo música, lazer e boas vibrações à beira-mar.
Datas: 29 e 30/11
Horário: 16h às 18h
Local: Quiosque Rio Eco (em frente a arena do Campeonato)
Oficina de Live Painting
Oficina que mistura arte ao esporte em uma atividade interativa e criativa para o público, que poderá levar suas pranchas para serem pintadas pela artista.
Data: 30/11
Horário: 10h às 15h
Artista: Di Couto
Ativação Estácio
Tenda personalizada na areia com cadeiras, óculos, binóculos, brindes e atividades de interação com o público.
Data e horário: durante todo o campeonato
Estação de Previsão Meteoceanográfica – OceanPact
Relacionando tecnologia e inovação, a parceria com a OceanPact proporcionará bóias meteorológicas instaladas a 1 e 2 km da costa, entregando aos atletas, organização e espectadores do circuito dados diários nas transmissões ao vivo e nos painéis na área dos convidados e atletas, transmitindo a previsão meteoceanográfica em tempo real.
Data: durante todo o campeonato
O Dream Tour é apresentado pela PRIO, tem a Corona Cero e o Instituto Aegea, através da concessionária local Águas do Rio, como Patrocinadores Master e a Gerdau como Patrocinadora. A Estácio, Instituto Yduqs e OceanPact são os apoiadores locais.
Para mais informações e atualizações, siga @dreamtoursurf no Instagram e acesse o site oficial da CBSurf.org.br. A competição será transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do YouTube e estará disponível no sportv a partir das semifinais.
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.
Sobre a CBSurf
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022. A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabeleceu um padrão inédito e histórico no mundo do surfe brasileiro.
Sobre a Dream Factory
Com mais de 22 anos de existência, a Dream Factory está entre as empresas líderes do mercado nacional de entretenimento ao vivo. Inicialmente como produtores de eventos, a empresa nasceu após produzir a volta do Rock in Rio para o Brasil, em 2001. Nos momentos seguintes, foi uma das pioneiras na evolução do setor com a criação e implementação de experiências de marca integradas em projetos de entretenimento ao vivo.
Hoje, a Dream Factory já pode ser considerada o primeiro ecossistema integrado de entretenimento ao vivo com eventos proprietários, serviços e gestão de comunidades. Atuando como uma holding, agrega e potencializa plataformas de entretenimento em diversos territórios temáticos, inspirados no mosaico da cultura brasileira. Entre seus eventos proprietários estão a Maratona do Rio, ArtRio, Sertões, Árvore do Rio e Natal da Lagoa, Glocal, MNFST, Dream Tour, Carnaval de Rua, Mano a Mano e outros.
A Dream Factory apresenta, ainda, em seu guarda-chuva de negócios a Dream Strategy, que oferece consultorias estratégicas para marcas e empresas líderes de mercado; a Dream Experience, agência de brand experience, a Dreamloc, encarregada de logística e infraestrutura; a Dream Venue, responsável pela administração de espaços como a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e a GoDream, que gerencia as vendas de ingressos.
Prazer, PRIO
Somos a maior empresa independente de óleo e gás do Brasil, pioneira na recuperação e aumento da vida útil de campos em produção. Criada em 2015 e com cinco ativos na Bacia de Campos, temos foco na excelência e na busca por eficiência operacional, priorizando a segurança das operações e o zelo com as pessoas e com a preservação do meio ambiente.
Carioca, a PRIO tem um propósito que supera o O&G: queremos extrair o melhor da nossa energia para transformar o Brasil em um lugar mais eficiente. Além disso, buscamos envolver e devolver esse crescimento para a sociedade por meio do incentivo a iniciativas conectadas ao esporte, à cultura e à educação – que fazem parte do da nossa plataforma de patrocínios I ❤ PRIO.
Site: https://www.prio3.com.br/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/prio3
Instagram: https://www.instagram.com/prio3_/
I ❤ PRIO: https://www.instagram.com/iloveprio
Sobre a Aegea
A Aegea atua por meio de ativos de saneamento em todas as regiões do País. Com um crescimento sustentável, a Companhia saltou de seis municípios atendidos em 2010 para mais de 500 em 2024, distribuídos em 15 estados, beneficiando mais de 31 milhões de pessoas. Em 2023, a empresa ampliou sua atuação em mais uma frente do saneamento com a gestão dos resíduos sólidos urbanos iniciando suas atividades na região do Cariri, no Ceará, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e com ações que geram impacto positivo para a população, principalmente a mais vulnerável, e o meio ambiente. A posição de liderança que a empresa ocupa e essa evolução foram possíveis devido ao modelo de negócio da Companhia, que tem como base eficiência e expertise operacional, disciplina financeira e o alinhamento aos princípios ESG. Para mais informações, acesse: http://www.aegea.com.br/
Sobre o Instituto Aegea
O Instituto Aegea é o braço das iniciativas de impacto socioambiental da Aegea, Companhia referência em saneamento no Brasil. Tem como compromisso promover parcerias, programas, projetos e ações em dois eixos estratégicos: inclusão social e proteção ambiental. Com abrangência nacional, atua nas regiões em que as empresas do grupo estão presentes, com ações para melhoria do meio ambiente, desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida da população, gerando impacto positivo e prosperidade compartilhada.
Sobre a Águas do Rio
A Águas do Rio, concessionária da Aegea, atende 10 milhões de pessoas em 27 municípios fluminenses, incluindo 124 bairros da capital. Em três anos de atuação, já destinou R$ 3,5 bilhões à infraestrutura sanitária do estado. Com a meta de fornecer água para 99% da população e garantir coleta e tratamento de esgoto para
90% dos moradores, a companhia prevê um total de R$ 24,4 bilhões em investimentos nesta década, em conformidade com o Marco Legal do Saneamento. Além de priorizar a eficiência e a sustentabilidade, a Águas do Rio ainda apoia iniciativas que geram renda e impulsionam a economia local de forma responsável.
CORONA
Corona nasceu no México em 1925 e é a marca de cerveja mexicana mais popular do mundo, exportada para mais de 150 países. Criada na natureza, é sinônimo de praia e de celebração dos momentos ao ar livre, convidando as pessoas a fazerem uma pausa e relaxarem. Corona é vendida no Brasil pela Ambev desde 2014 e é parceira de iniciativas sustentáveis, tendo recolhido mais de 17,5 toneladas de lixo em 77 limpezas de praia pelo país. A marca também foi pioneira ao lançar a primeira long neck premium retornável do Brasil e foi reconhecida em 2021 como a primeira marca global de bebidas neutra em resíduos plásticos, o que significa que a marca recupera e recicla mais plástico do que utiliza em sua cadeia de produção e distribuição.
Sobre a Gerdau
Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: mais de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,91 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).
Sobre Instituto Yduqs no Esporte
O Instituto Yduqs é uma iniciativa de responsabilidade socioambiental que tem como objetivo estabelecer pontes em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. O Instituto acredita que o Esporte, quando associado à educação, promove transformações significativas, e, por isso, incentiva a formação de campeões dentro e fora da sala de aula por meio de seu Programa de Transição de Carreira para atletas. Nos jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, 10% dos esportistas brasileiros contavam com o apoio do Instituto Yduqs, em parceria com a Estácio. Já em Paris, este número representou quase 14% da delegação brasileira nas duas competições. Integrante do Conselho do Pacto pelo Esporte e membro do SIGA Latin America, o Instituto Yduqs é parceiro de mais de 50 instituições, incluindo Confederações, Federações, Clubes e Institutos ligados ao esporte, como o Instituto Fernanda Keller, Instituto Guga Kuerten, Instituto Reação, Comitê Olímpico do Brasil, e Comitê Paralímpico Brasileiro, entre outros. Saiba mais em institutoyduqs.com.br
Sobre a OceanPact
A OceanPact é uma empresa brasileira que desenvolve e implanta soluções seguras, eficientes e inovadoras nas áreas de meio ambiente, operações submarinas e logística e engenharia. Referência em conhecimento e serviços no mar, a OceanPact oferece serviços para o estudo, proteção, monitoramento e uso sustentável dos ecossistemas marinhos, contando com embarcações modernas e equipadas para esses propósitos. A companhia atende clientes nos setores de óleo e gás, energia, mineração, telecomunicações, portuário, navegação, turismo, pesca e aquicultura. A missão da OceanPact é ajudar a sociedade e os clientes a conhecer, usar e explorar o litoral, os oceanos e suas riquezas garantindo sua proteção e conservação.
Site: oceanpact.com
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/oceanpact
Instagram: grupooceanpact
Facebook: OceanPact
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis. Com mais de 18 mil participantes, distribuídos em 65 redes locais, que abrangem 162 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org. O Pacto Global da ONU – Rede Brasil foi criado em 2003, tornando-se a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.900 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br
Sobre Blue Keepers
O Blue Keepers é um programa nacional que busca a efetiva mobilização de recursos e inovação tecnológica no combate à poluição do plástico em bacias hidrográficas e oceano, com o envolvimento de empresas de todos os setores, diferentes níveis de governo e da sociedade civil na preservação do ecossistema. Como promotor do ODS 14, faz parte da Década do Oceano, criada pela ONU em 2020, que visa a conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável. Hoje, estima-se que 150 milhões de toneladas de plástico circulem no mar. Saiba mais no perfil @blue.keepers no Instagram e no hotsite: https://www.pactoglobal.org.br/blue-keepers/
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CARLOS ALESSANDRO REGO DA SILVA
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