Futuros estudantes de arquitetura, atenção nos destinos a seguir! Eles integram uma lista de lugares que possuem construções icônicas relevantes historicamente, sendo, portanto, cidades para arquitetos do futuro visitarem e conhecerem.

Arquitetura de Barcelona

A cidade na Catalunha, na Espanha, é repleta de construções de arquitetura histórica e contemporânea. São várias as obras que merecem uma visita. Entre as principais estão o Pavilhão Barcelona, projetado pelo arquiteto Ludwig Mies van der Rohe para abrigar feiras no local, e a famosa Sagrada Família, tempo católico desenhado por Antoni Gaudí, que possui grande riqueza de detalhes.

Arquitetura de Paris

A cidade mais glamourosa da Europa tem prédios e monumentos de sobra com desenhos marcantes. Além da famosa e imponente Torre Eiffel, construída no século XIX com projeto do arquiteto Stephen Sauvestre, outras obras notáveis são o Palácio de Versalhes, construída pelo arquiteto Louis Le Vau no século XVII, o Arco do Triunfo, projetado pelo arquiteto foi Jean-François Chalgrin nos primeiros anos do século XIX, a Pirâmide de Cristal no Museu do Louvre e a Catedral de Notre Dame, que tornam a Cidade Luz um grande marco da arquitetura de época.

Arquitetura de Londres

A charmosa capital do Reino Unido é também valorizada pela beleza de suas obras e construções. A prefeitura da cidade, com autoria de Norman Foster, é um ícone arquitetônico da Inglaterra, com elementos transparentes e localizado nas margens do Rio Tâmisa. O edifício The Gherkin também é passada obrigatória devido a seu visual exótico.

 

Arquitetura de Buenos Aires

A capital argentina esbanja construções de estéticas variadas, sendo rica tanto em obras históricas como modernas. O contraste é visto em locais como o Centro Cultural Recoleta, com traços de época, enquanto no mesmo bairro há a Biblioteca Nacional Mariano Moreno, que apresenta um visual mais contemporâneo. O célebre edifício Kavanagh também é digno de ser conferido.

Arquitetura de Copenhague

Projetos inovadores e modernos dão o tom da belíssima capital da Dinamarca. Suas obras inspiram demais construções ao redor do mundo. As soluções de design tornaram a cidade um exemplo de arquitetura e urbanismo. O edifício 8 House, de Bjarke Ingels, é um projeto que exprime bem o método aplicado na cidade.

Arquitetura de Berlim

Outra cidade marcada pelo ambiente cosmopolita, que reflete na arquitetura com uma variedade de estilos e inovações em suas construções. O Reichstag, prédio que abriga o parlamento alemão, é atração obrigatória. É também na capital alemã que fica localizado um museu que reúne peças de arte, literatura e demais itens sobre a escola Bauhaus. Ela é considerada uma das mais influentes em arquitetura em todo o mundo.

Arquitetura de Singapura

A cidade-estado asiática é marcada por suas construções de ar tecnológico. Recebeu, recentemente, um prêmio do AIANY – American Institute of Architects devido a inovação arquitetônica em um complexo residencial, o Cluny Park. Também impressiona a modernidade exótica do Marina Bay Sands Hotel.

Arquitetura de Tel Aviv

A cidade israelense possui uma alta relevância em seus projetos arquitetônicos. Importância tão grande que a UNESCO os reconheceu como Patrimônio Mundial. Isso se deve à alta concentração de prédios seguindo o estilo Bauhaus, com fortes traços da arquitetura moderna, em determinadas regiões. O edifício Penda um dos que possui visual de encher os olhos.

Arquitetura de Istambul

Dividida entre Ásia e Europa, a cidade mais populosa da Turquia possui uma arquitetura que reflete o encontro de culturas e o clima cosmopolita da região. O traços dividem-se entre arquiteturas bizantina e otomana. Pertencentes a Impérios que dominaram a cidade em períodos históricos diferentes, a variedade de cores nas construções é uma característica forte.

Arquitetura de Dubai

Fortíssima em arquitetura contemporânea, a cidade dos Emirados Árabes Unidos é marcada por construções modernas, arrojadas e tecnológicas. Destino perfeito para o futuro arquiteto que se fascina por edifícios com um ar futurista. Alguns edifícios famosos que seguem essa estética são o Burj Al Arab e o Burj Khalifa, este último o prédio mais alto do planeta.