Mesmo sendo um tema muito abordado nas escolas, principalmente durante o ensino médio, muitos estudantes ainda têm dúvidas sobre o que de fato é o PROUNI e se é preciso realizar a prova do ENEM para poder se inscrever neste programa.

Para esclarecer essas dúvidas, criamos este artigo explicando o que é o PROUNI, quem pode se inscrever e como fazer a inscrição. Confira!

O que é PROUNI?

O PROUNI (Programa Universidade Para Todos) é um programa criado pelo Governo Federal há mais de 10 anos com o intuito de aumentar o acesso dos jovens à educação superior, oferecendo bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de universidades privadas, a estudantes que não tem condições financeiras para investir em uma faculdade.

Além da bolsa de estudos, em alguns casos o PROUNI trabalha com outras ações que incentivam a permanência dos estudantes (com carga horária de aulas superior a 6 horas diárias) nas universidades, por meio de uma bolsa permanência.

Para alunos que conseguem uma bolsa parcial do PROUNI, mas não tem condições de pagar a outra metade da mensalidade da graduação, ainda há a possibilidade de financiar o valor por meio do FIES.

Quem pode concorrer a uma bolsa do PROUNI?

Para estar apto a concorrer a uma bolsa do PROUNI, o estudante deve preencher os seguintes requisitos:

– Não ter diploma de curso superior;

– Comprovar renda familiar bruta mensal de no máximo um salário mínimo e meio por pessoa para as bolsas integrais e até três salários mínimos por pessoa para bolsas parciais;

– Ter cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou todo o ensino médio com bolsa integral em escola da rede privada;

– Ter realizado o ENEM no ano anterior à inscrição e obtido, pelo menos, 450 pontos na média das notas das provas e nota superior a zero na redação;

– Ser portador de deficiência física;

– Ser professor de escola pública (neste caso, o candidato pode concorrer à vagas apenas em cursos de licenciatura, sem precisar comprovar baixa renda).

Como se inscrever no PROUNI?

Para se inscrever no PROUNI é preciso ficar atento ao site do programa, para saber as datas de inscrição. Para acessar o sistema, basta entrar no site do PROUNI e preencher o CPF, número de inscrição do ENEM e a mesma senha utilizada no sistema do ENEM.

O participante tem o direito de escolher duas opções de cursos, nas instituições de ensino que preferir e se o tipo de bolsa será parcial ou integral, de acordo com as vagas disponíveis e sua renda familiar.

Sua escolha pode ser alterada acessando o sistema a qualquer momento, até o prazo final das inscrições.

A classificação dos candidatos é feita com base em suas notas do ENEM, onde os candidatos com as notas mais altas têm mais chances de conseguir uma bolsa, concorrendo com os demais inscritos na mesma vaga.

Agora que você já sabe que precisa fazer o ENEM para concorrer a uma bolsa de estudos do PROUNI, assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as novidades do exame!