Saiba como é o curso de Ciências Contábeis; veja quais são suas áreas de atuação, qual é o salário médio da profissão e o que se estuda na universidade.

O curso de Ciências Contábeis vem crescendo bastante nos últimos anos. Isso se deve ao fato, principalmente, das empresas verem como essencial a presença de profissionais dessa área para organizar suas finanças, registrando e controlando as atividades de fluxo de caixa, como pagamentos, cobranças e tributos. Além disso, planejar-se com base em estudos melhora, consideravelmente, a saúde financeira de um estabelecimento comercial e faz com que aquilo cresça. O curso de Ciências Contábeis tem como objetivo dar artifícios para que o estudante saia um profissional formado, competente para saber avaliar, estudar, planejar e colocar em prática todo seu conhecimento, a fim de fazer o seu local de trabalho crescer com a sua presença.

Duração do curso

A duração do Curso de Ciências Contábeis varia de acordo com a escolha e dedicação do aluno. Mas, o bacharelado tem uma média de 4 anos ou, então, 8 semestres.

Disciplinas do curso de Ciências Contábeis

As disciplinas do curso de Ciências Contábeis variam de uma universidade para outra e estão condicionadas à infraestrutura de cada instituição. Abaixo, vamos citar aquelas que consideramos as disciplinas-base do curso e que são encontradas nas melhores universidades brasileiras. Confira:

Análise das Demonstrações Contábeis
Antropologia e Cultura Brasileira
Apuração e Análise de Custos
Auditoria, Perícia, Avaliação e Arbitragem
Contabilidade no Setor Público
Desenvolvimento Humano e Social
Direito Empresarial
Direito Trabalhista e Tributário
Empreendedorismo
Estatística
Finanças de Longo Prazo
Fundamentos da Administração
Fundamentos da Contabilidade
Fundamentos de Economia
Gestão financeira e orçamentária
Jogos Matemáticos
Laboratório de Empreendedorismo e Gestão: criação de novos negócios
Matemática Financeira
Rotinas de pessoal
Sistemas de Informações Gerenciais

Qual é o perfil do profissional

O perfil de um profissional contábil de sucesso é um dos mais complexos e difíceis de ser encontrado. Mas, veja pelo lado positivo, se você atender ao menos a alguns desses requisitos principais, terá grandes chances de se dar bem no mercado de trabalho.

Em primeiro lugar é inegável a necessidade de se gostar de fazer cálculos, mexer com matemática, finanças, etc. Saber organizar suas próprias contas pode ser um ótimo indicativo de que você leva jeito para a coisa. Além disso, é preciso saber lidar e guardar para si segredos e informações relevantes. Afinal, você saberá de coisas que mais ninguém de determinada empresa terá acesso. É necessário guardar isso ou então você pode se prejudicar e prejudicar os demais.

Pode parecer banal e necessário para qualquer profissão, mas nas Ciências Contábeis, há uma necessidade de ser pró-ativo, querer melhorar e entender aquilo cada vez mais. Ser estudioso e dedicado com seus trabalhos, ler bastante, pesquisar notícias e estar por dentro do que acontece na sociedade. A globalização fez com que um trabalho não seja focado, exclusivamente, no seu escritório, mas pensado, tendo em vista todo o seu redor. Somado a isso, vale lembrar que o governo exige cada vez mais dados de empresas, principalmente sobre suas finanças. O profissional contábil precisará se organizar muito bem para quando for acionado saber contornar a situação de forma honesta e rápida.

Áreas de atuação

Auditoria

A auditoria é uma das principais áreas de atuação das ciências contábeis. O auditor é o profissional responsável por analisar, examinar e certificar as transações financeiras registradas pela contabilidade, com o objetivo de evitar brechas para possíveis erros que possam prejudicar a saúde financeira da empresa.

Como auditor, você poderá atuar em empresas, verificando a veracidade dos procedimentos contábeis e processuais da organização, ou no setor público, atuando nas fiscalizações de rendas da União, Estados e Municípios.

Vale lembrar que apenas o profissional com formação em ciências contábeis possui poderes legais para exercer a função de auditor fiscal, quando a base da fiscalização for: livros diário e razão, relatórios de processamentos eletrônicos de suporte à contabilidade e demonstrações contábeis.

Setor Público

O setor público é bastante atrativo, principalmente para os profissionais que buscam estabilidade e segurança. A formação em Ciências Contábeis abre um grande leque de oportunidades para ingressar em cargos públicos.

Por meio da aprovação em concursos, o contador poderá atuar como contador público, contador militar, auditor fiscal, controlador de arrecadação, analista do Banco Central, Auditor Fiscal do Tesouro Nacional, entre outros.

Assessoria

Tentando driblar as adversidades do cenário econômico brasileiro, muitas pessoas optaram pelo empreendedorismo. Porém, criatividade não basta para manter uma nova empresa financeiramente saudável. Nesse ponto, os serviços de assessoria contábil, fiscal e pessoal são fundamentais.

O profissional que atua na área de assessoria tem a função de acompanhar e analisar as demandas contábeis das empresas contratantes, potencializando os processos de tomada de decisão. Essa é uma das áreas mais concorridas da contabilidade, portanto é preciso oferecer excelência no serviço.

Análise financeira

Como o nome diz, o profissional que atua na área de Análise Financeira tem como função analisar os documentos e relatórios contábeis, aferindo a situação econômico-financeira da empresa de maneira crítica. Assim, é possível levantar informações relevantes, que auxiliam a tomar decisões sobre investimentos e empréstimos.

Perícia Contábil

O perito contábil é o profissional que emite laudos técnicos com o objetivo de solucionar litígios judiciais que envolvem os temas da contabilidade. A ocupação possui uma grande carga de responsabilidade e, consequentemente, altas remunerações. Devido ao grande número de ações judiciais relacionadas à contabilidade, a área de perícia contábil está em alta.

Setor Acadêmico

Muitos contadores optam por seguir a carreira acadêmica, dando aulas, atuando em pesquisas contábeis, escrevendo artigos e livros sobre o tema, palestrando e prestando consultoria profissional.

Salário médio

Assim como em outras profissões, o salário de um profissional contábil varia de acordo com o estado, a cidade, a função e a experiência. No entanto, se aponta o salário médio em torno de R$ 4.500,00. No Espírito Santo, por exemplo, esse valor passa dos 5 mil reais, enquanto na Bahia fica por volta de R$ 3.500,00. O tamanho da empresa também influi muito nesse salário. Ele pode varia de 2 a 40 mil reais.