Saiba como é o curso de Marketing; veja quais são suas áreas de atuação, qual é o salário médio da profissão e o que se estuda na universidade.

Duração do curso

O curso de Marketing tem duração média de 4 anos (8 semestres).

Disciplinas do curso de Marketing

As matérias de uma graduação em marketing são, quase 100%, de humanas, com foco em estratégias de empreendedorismo, planejamento, comunicação, entre outras. Dependendo da faculdade, o curso engloba matérias específicas como sustentabilidade, direito empresarial, economia, etc.

Para ficar mais claro, vamos dividir as disciplinas de acordo com os semestres que elas estão dispostas nas melhores universidades brasileiras, de acordo com suas infraestruturas.

1º semestre

– Direito Aplicado a Negócios
– Fundamentos da Administração
– Fundamentos de Economia
– Jogos Matemáticos
– Comunicação

2º semestre

– Fundamentos de Marketing
– Criatividade, Gestão do Conhecimento e Inovação
– Liderança, Cultura e Comportamento Organizacional
– Estratégias de Negociação
– Empreendedorismo

3º semestre

– Comportamento do Consumidor
– Estatística para Gestores
– Desenvolvimento de Produtos
– Introdução à Contabilidade
– Desafios Contemporâneos

4º semestre

– Administração de Vendas
– Gestão de Marcas
– Canais de Distribuição
– Pesquisa de Mercado
– Metodologia Científica

5º semestre

– Marketing de Serviços
– Métodos de Preço, Custos e Custeio
– Operações e Logística
– Comunicação Integrada
– Desenvolvimento Humano e Social

6º semestre

– Planejamento de Comunicação e Marketing
– Optativa I
– Marketing Social e Ambiental
– Laboratório de Gestão: Empreendedorismo Social
– Prática Profissional I

7º semestre

– Antropologia e Cultura Brasileira
– Marketing Digital
– Optativa II
– Laboratório de Gestão: Diagnóstico Organizacional
– Prática Profissional II

8º semestre

– Planejamento e Gestão Estratégica
– Gestão de E-Commerce
– Laboratório de Gestão: Projetos de Consultoria
– Prática Profissional III
– Atividades Complementares

Qual é o perfil do profissional

Como em todas as profissões, não há um perfil pronto para a atuação na área do marketing. Existem inúmeros casos de sucesso com perfis diferentes. No entanto, vamos citar algumas habilidades desejáveis: ser uma pessoa muito comunicativa, criativa, pró-ativa e que goste de estar em contato com as principais tendências da atualidade. 

Áreas de atuação

O marketing tem diversos ramos e vertentes. Abaixo, estão listadas apenas as principais.

Endomarketing – É a estratégia de comunicação voltada para a parte interna das empresas, com o intuito de otimizar a compreensão e a qualidade do serviço. O profissional que trabalha nessa área deve elaborar um plano para que os profissionais de determinada empresa a vejam como um bom lugar para trabalhar e se engajem ainda mais na produção.

Marketing cultural – Planejamento e execução de ações em projetos culturais, com o objetivo de associar determinada marca a festival de shows, projetos sociais, filmes, peças de teatro, etc.

Marketing Digital – É a divulgação de um determinado produto ou empresa através de mídias digitais.

Marketing Estratégico – Estudo de mercado, análise de dados e criação de plano estratégico para um determinado produto.

Marketing Esportivo – É a utilização do esporte para divulgar uma determinada marca. Isso pode ser visto em patrocínios de equipes, eventos, estádios, ginásios e afins.

Marketing Operacional – Quem trabalha nessa área é o responsável por executar as campanhas e lançar produtos, por exemplo. É a parte mais prática do marketing.

Marketing Político – Atua na comunicação de políticos, adequando sua imagem ao eleitorado. Essa função é aquecida perto das eleições, mas permanece sendo feita fora deste período, principalmente durante o mandato.

Marketing de Relacionamento – É o trabalho voltado para a comunicação com os clientes e parceiros de uma empresa. O profissional dessa área é responsável por melhorar as relações da companhia, através de vários meios.

Marketing Social – É um conjunto de ações, que visa promover uma causa ou um comportamento social, como o desmatamento, por exemplo. Trata-se de uma conscientização da população.

Neuromarketing – O profissional dessa área estuda o que acontece no cérebro de um cliente para entender porque ele prefere determinado produto a outro, porque gosta de uma marca específica e o que ele poderia comprar, futuramente.

Salário médio

O mercado de trabalho para profissionais formados em marketing é um dos que mais cresce no Brasil. Até porque, atualmente, com tamanha competição entre as empresas, é extremamente importante ter uma equipe voltada apenas para esse setor da comunicação. Por toda a abrangência do marketing, nas mais diferentes áreas, o profissional encontra um mercado muito aberto. Posteriormente, uma especialização em algum ramo também é vista com bons olhos.

A média salarial de um profissional formado em marketing varia entre R$ 1.800,00 a R$ 6.000,00 (dependendo do porte da empresa e do cargo). No entanto, um profissional experiente pode receber até R$ 50.000,00 por mês.

Se você tem interesse pelo curso de Marketing, mas ainda não tem certeza sobre a sua escolha, faça o download do e-book “Como escolher uma profissão”.

Mesmo conhecendo as várias áreas de atuação para um profissional de marketing, mas continua com dúvidas sobre qual profissão escolher? Não deixe de fazer um teste vocacional que pode te ajudar a escolher a carreira mais adequada para o seu perfil!