Conheça o curso de Psicologia; veja quais são suas áreas de atuação, qual é o salário médio da profissão e o que se estuda na universidade.

A psicologia estuda com métodos científicos o comportamento humano e o que as influenciam. Essas influências são no que as pessoas sentem, agem, aprendem e pensam.

O curso de psicologia tem o papel de preparar os estudantes para lidar com as estratégias e intervenções, baseadas em evidências para ajudar as pessoas.

Duração do curso de Psicologia

O curso de psicologia tem duração média de 5 anos, ou dez semestres, e está voltado para a compreensão do comportamento humano, incluindo as relações interpessoais. Durante a faculdade de Psicologia, os alunos conhecem os diferentes processos psicológicos, as possibilidades de intervenção, as técnicas de promoção à saúde, os processos psicossociais e a investigação científica.

Além disso, os alunos realizam estágios, com supervisão de professores, para aplicar seus conhecimentos em diferentes áreas e contextos.

Disciplinas do curso de Psicologia

 

  • Abordagem Sistêmica das Organizações
  • Avaliação Psicológica
  • Desenvolvimento Humano
  • Ética e Profissionalismo
  • História das Ideias Psicológicas
  • Intervenções psicanalíticas
  • Metodologia de Pesquisa
  • Neuropsicologia
  • Pessoas com Deficiência
  • Psicanálise
  • Psicofarmacologia
  • Psicologia Behaviorista
  • Psicologia e Educação
  • Psicologia e Práticas Institucionais
  • Psicologia e Saúde
  • Psicologia e Trabalho
  • Psicologia Fenomenológico-Existencial
  • Psicologia Sócio-Histórica
  • Psicopatologia
  • Trabalho e Saúde Mental

Qual é o perfil de um profissional de Psicologia

Não existe uma fórmula exata que determine a aptidão de uma pessoa para a área da psicologia, mas existem algumas habilidades e competências que podem ajudar aqueles que pretende seguir esse caminho. Entenda cada uma delas.

Ser observador

O bom psicólogo precisa saber ler nas entrelinhas e compreender aquilo que não foi dito verbalmente. É claro que, durante o curso de graduação, você aprenderá técnicas específicas para desempenhar essa função, mas as suas habilidades de observação podem ajudar bastante.

Ser bom ouvinte

Para lidar com pessoas, a boa comunicação é fundamental. Saber ouvir e manter o paciente como protagonista é determinante para o sucesso do profissional.

Gostar de ler

Gostar de ler e ter curiosidade sobre os aspectos da mente humana são duas características fundamentais para quem pretende seguir na área de psicologia. Sem dúvidas, a leitura é uma fonte abundante de informações que ajudam a compreender o ser humano.

Ser mente aberta e livre de preconceitos

Como psicólogo, você será exposto a pessoas e situações que não condizem com os seus posicionamentos e crenças pessoais. Saber lidar com as mais diversas personalidades de maneira imparcial é muito importante para quem pretende cursar psicologia.

As áreas de atuação

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a psicologia vai além do atendimento clínico. O campo de atuação é amplo e oferece grandes oportunidades.

Entenda algumas áreas da psicologia.

Hospitais

A saúde mental é muito importante para a recuperação do bem-estar físico. Nesse ponto, existem psicólogos que atendem em hospitais, colaborando na assistência à saúde.

Escolas

Atuando em conjunto com professores, pais e alunos, o psicólogo educacional tem como principal objetivo ajudar a solucionar problemas de aprendizagem.

Recursos Humanos

Por meio de técnicas de investigação de personalidade e da aplicação de testes específicos, os psicólogos são capazes de avaliar se o perfil do candidato está de acordo com os valores da empresa.

Assim, é possível selecionar profissionais com mais segurança, reduzindo custos e aumentando a produtividade das organizações. Além disso, os psicólogos podem atuar na promoção de treinamentos e eventos que visam motivar os colaboradores.

Orientação Profissional

Os psicólogos especializados em orientação profissional auxiliam jovens e adultos a escolherem suas profissões e tornarem-se mais seguros diante de suas carreiras.

Orientação Esportiva

Atletas de alta performance precisam lidar com a pressão psicológica, principalmente durante grandes eventos e competições. O psicólogo esportivo tem o papel de orientar e preparar os atletas emocionalmente, visando promover a melhora do rendimento e a harmonia entre times e equipes.

Clínicas e Consultórios

Entre todos os campos de atuação, a psicologia clínica é a área mais conhecida. Seu objetivo é atender, compreender e auxiliar as pessoas que têm inquietações ou que simplesmente buscam manter o equilíbrio emocional. Sem dúvidas, o papel do psicólogo clínico é fundamental para a sociedade.

Psicologia do Consumidor

O profissional que atua nesta área estuda o comportamento das pessoas diante do consumo e auxilia no planejamento de campanhas e ações de marketing e vendas.

Psicologia Forense

Também conhecida como psicologia criminal, é a área que se dedica a aplicar os conhecimentos sobre a mente humana ao direito, analisando casos criminais ou legais.
Além das áreas citadas acima, existem outros campos nos quais os psicólogos podem atuar, como pesquisa acadêmica e docência.

Salário médio do Psicólogo

Como psicólogo, você poderá atuar em hospitais, escolas, clubes esportivos, penitenciárias, centros comunitários e na consultoria e assessoria de recursos humanos em empresas. Você também poderá atender como profissional autônomo em seu próprio consultório.

Vale ressaltar que a Psicologia está entre as 40 profissões com os maiores salários, de acordo com uma pesquisa dedicada às perspectivas profissionais do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Se você tem interesse pela área de psicologia, mas ainda não tem certeza sobre a sua escolha, aproveite para fazer o teste do nosso teste de perfil e descubra qual área profissional mais combina com você.

O salário médio de um profissional de psicologia varia entre R$ 2.100,00 e R$ 2.500,00. No entanto, isso varia de acordo com a idade, o cargo e a experiência.