Está pensando em fazer uma faculdade de jornalismo? Veja quais são as áreas de atuação, a grade curricular, o mercado de trabalho e o salário de um profissional da área.

Duração do curso de jornalismo

4 anos (8 semestres).

Grade curricular

Na faculdade de jornalismo, o aluno encontra uma grade curricular totalmente de humanas, que preparam para o mercado de trabalho, mas também contam com uma visão mais ampla e teórica da sociedade. Portanto, o aluno vai ter aulas como antropologia, sociologia, economia, filosofia, ao mesmo tempo em que encontrará matérias práticas, por exemplo radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo e daí em diante. Sendo assim, o formado em jornalismo pode escolher uma vastidão de áreas a se seguir.

Qual é o perfil de um jornalista?

Um jornalista precisa ser uma pessoa muito comunicativa e aberta às mais diversas visões de mundo, já que lidará com pessoas de etnias, gêneros e classes sociais diferentes. Além disso, é preciso ter proatividade, independente da área escolhida para trabalhar, pois o profissional vai precisar criar e executar.

Mercado de trabalho e áreas de atuação

O mercado de trabalho do jornalista abrange muitas áreas, pois parte-se do pressuposto de que ele possui habilidades para produzir em âmbitos distintos. Atualmente, áreas antigas estão se fechando, como jornais e revistas, enquanto novas como a do marketing de conteúdo se abrem. É uma constante metamorfose, pois varia de acordo com as inovações tecnológicas.

Algumas das áreas de atuação de quem faz faculdade de jornalismo:

  • Produção (em televisão, rádio, revista, jornal, site, etc…)
  • Assessoria de imprensa
  • Reportagem
  • Redação jornalística
  • Redação publicitária
  • Redação de marketing de conteúdo
  • Social media
  • Jornalismo de dados

Salário

O salário de um jornalista varia muito de acordo com a empresa e com o cargo. Um recém-formado pode ganhar entre R$ 1.700 e R$ 3.500. Já um profissional renomado e experiente pode ganhar 10, 20, 30 mil mensais. Agora, não se engane! Os salários de uma estrela da televisão, que são raríssimas exceções, podem exceder a casa das centenas.

Se você tem interesse pelo curso de Jornalismo, mas ainda não tem certeza sobre a sua escolha, aproveite para fazer o download do e-book “Como escolher uma profissão”.

Mesmo conhecendo as várias áreas de atuação para um jornalista, mas continua com dúvidas sobre qual profissão escolher? Então faça um teste vocacional gratuito que pode te ajudar a escolher a carreira mais adequada para o seu perfil!