Está pensando em fazer uma faculdade de jornalismo? Veja quais são as áreas de atuação, a grade curricular, o mercado de trabalho e o salário de um profissional da área.

Duração do curso de engenharia elétrica

4 anos (8 semestres).

Grade curricular

Na faculdade de jornalismo, o aluno encontra uma grade curricular totalmente de humanas, que preparam para o mercado de trabalho, mas também contam com uma visão mais ampla e teórica da sociedade. Portanto, o aluno vai ter aulas como antropologia, sociologia, economia, filosofia, ao mesmo tempo em que encontrará matérias práticas, por exemplo radiojornalismo, telejornalismo, fotojornalismo e daí em diante. Sendo assim, o formado em jornalismo pode escolher uma vastidão de áreas a se seguir.

Qual é o perfil de um jornalista?

Um jornalista precisa ser uma pessoa muito comunicativa e aberta às mais diversas visões de mundo, já que lidará com pessoas de etnias, gêneros e classes sociais diferentes. Além disso, é preciso ter proatividade, independente da área escolhida para trabalhar, pois o profissional vai precisar criar e executar.

Mercado de trabalho e áreas de atuação

O mercado de trabalho do jornalista abrange muitas áreas, pois parte-se do pressuposto de que ele possui habilidades para produzir em âmbitos distintos. Atualmente, áreas antigas estão se fechando, como jornais e revistas, enquanto novas como a do marketing de conteúdo se abrem. É uma constante metamorfose, pois varia de acordo com as inovações tecnológicas.

Algumas das áreas de atuação de quem faz faculdade de jornalismo:

  • Produção (em televisão, rádio, revista, jornal, site, etc…)
  • Assessoria de imprensa
  • Reportagem
  • Redação jornalística
  • Redação publicitária
  • Redação de marketing de conteúdo
  • Social media
  • Jornalismo de dados

+ Infográfico | 15 passos para escolher a profissão

Salário

O salário de um jornalista varia muito de acordo com a empresa e com o cargo. Um recém-formado pode ganhar entre R$ 1.700 e R$ 3.500. Já um profissional renomado e experiente pode ganhar 10, 20, 30 mil mensais. Agora, não se engane! Os salários de uma estrela da televisão, que são raríssimas exceções, podem exceder a casa das centenas.

Se você tem interesse pelo curso de Jornalismo, mas ainda não tem certeza sobre a sua escolha, aproveite para fazer o download do e-book “Como escolher uma profissão”.