Está pensando em fazer uma faculdade de marketing? Veja quais são as áreas de atuação, a grade curricular, o mercado de trabalho e o salário de um profissional do ramo.

Duração do curso de marketing

4 anos (8 semestres).

Grade curricular

As matérias de uma graduação em marketing são, quase 100%, de humanas, com foco em estratégias de empreendedorismo, planejamento, comunicação, entre outras. Dependendo da faculdade, o curso engloba matérias específicas como sustentabilidade, direito empresarial, economia, etc.

Qual é o perfil de um profissional formado em marketing?

Um profissional de marketing deve ser uma pessoa muito comunicativa, criativa, pró-ativa e que goste de estar em contato com as principais tendências e atualidades.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para profissionais formados em marketing é um dos que mais cresce no Brasil. Até porque, atualmente, com tamanha competição entre as empresas, é extremamente importante ter uma equipe voltada apenas para esse setor da comunicação. Por toda a abrangência do marketing, nas mais diferentes áreas, o profissional encontra um mercado muito aberto. Posteriormente, uma especialização em algum ramo também é vista com bons olhos.

+ Infográfico | 15 passos para escolher a profissão

Áreas de atuação

O marketing tem diversos ramos e vertentes. Abaixo, estão listadas apenas as principais.

Endomarketing – É a estratégia de comunicação voltada para a parte interna das empresas, com o intuito de otimizar a compreensão e a qualidade do serviço. O profissional que trabalha nessa área deve elaborar um plano para que os profissionais de determinada empresa a vejam como um bom lugar para trabalhar e se engajem ainda mais na produção.

Marketing cultural – Planejamento e execução de ações em projetos culturais, com o objetivo de associar determinada marca a festival de shows, projetos sociais, filmes, peças de teatro, etc.

Marketing Digital – É a divulgação de um determinado produto ou empresa através de mídias digitais.

Marketing Estratégico – Estudo de mercado, análise de dados e criação de plano estratégico para um determinado produto.

Marketing Esportivo – É a utilização do esporte para divulgar uma determinada marca. Isso pode ser visto em patrocínios de equipes, eventos, estádios, ginásios e afins.

Marketing Operacional – Quem trabalha nessa área é o responsável por executar as campanhas e lançar produtos, por exemplo. É a parte mais prática do marketing.

Marketing Político – Atua na comunicação de políticos, adequando sua imagem ao eleitorado. Essa função é aquecida perto das eleições, mas permanece sendo feita fora deste período, principalmente durante o mandato.

Marketing de Relacionamento – É o trabalho voltado para a comunicação com os clientes e parceiros de uma empresa. O profissional dessa área é responsável por melhorar as relações da companhia, através de vários meios.

Marketing Social – É um conjunto de ações, que visa promover uma causa ou um comportamento social, como o desmatamento, por exemplo. Trata-se de uma conscientização da população.

Neuromarketing – O profissional dessa área estuda o que acontece no cérebro de um cliente para entender porque ele prefere determinado produto a outro, porque gosta de uma marca específica e o que ele poderia comprar, futuramente.

Salário

A média salarial de um profissional formado em marketing varia entre R$ 1.800,00 a R$ 6.000,00 (dependendo do porte da empresa e do cargo). No entanto, um profissional experiente pode receber até R$ 50.000,00 por mês.

Se você tem interesse pelo curso de Marketing, mas ainda não tem certeza sobre a sua escolha, faça o download do e-book “Como escolher uma profissão”.