Está pensando em fazer uma faculdade de marketing? Veja quais são as áreas de atuação, a grade curricular, o mercado de trabalho e o salário de um profissional do ramo.

Duração do curso de marketing

4 anos (8 semestres).

Grade curricular

As matérias de uma graduação em marketing são, quase 100%, de humanas, com foco em estratégias de empreendedorismo, planejamento, comunicação, entre outras. Dependendo da faculdade, o curso engloba matérias específicas como sustentabilidade, direito empresarial, economia, etc.

Qual é o perfil de um profissional formado em marketing?

Um profissional de marketing deve ser uma pessoa muito comunicativa, criativa, pró-ativa e que goste de estar em contato com as principais tendências e atualidades.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para profissionais formados em marketing é um dos que mais cresce no Brasil. Até porque, atualmente, com tamanha competição entre as empresas, é extremamente importante ter uma equipe voltada apenas para esse setor da comunicação. Por toda a abrangência do marketing, nas mais diferentes áreas, o profissional encontra um mercado muito aberto. Posteriormente, uma especialização em algum ramo também é vista com bons olhos.

Áreas de atuação

O marketing tem diversos ramos e vertentes. Abaixo, estão listadas apenas as principais.

Endomarketing – É a estratégia de comunicação voltada para a parte interna das empresas, com o intuito de otimizar a compreensão e a qualidade do serviço. O profissional que trabalha nessa área deve elaborar um plano para que os profissionais de determinada empresa a vejam como um bom lugar para trabalhar e se engajem ainda mais na produção.

Marketing cultural – Planejamento e execução de ações em projetos culturais, com o objetivo de associar determinada marca a festival de shows, projetos sociais, filmes, peças de teatro, etc.

Marketing Digital – É a divulgação de um determinado produto ou empresa através de mídias digitais.

Marketing Estratégico – Estudo de mercado, análise de dados e criação de plano estratégico para um determinado produto.

Marketing Esportivo – É a utilização do esporte para divulgar uma determinada marca. Isso pode ser visto em patrocínios de equipes, eventos, estádios, ginásios e afins.

Marketing Operacional – Quem trabalha nessa área é o responsável por executar as campanhas e lançar produtos, por exemplo. É a parte mais prática do marketing.

Marketing Político – Atua na comunicação de políticos, adequando sua imagem ao eleitorado. Essa função é aquecida perto das eleições, mas permanece sendo feita fora deste período, principalmente durante o mandato.

Marketing de Relacionamento – É o trabalho voltado para a comunicação com os clientes e parceiros de uma empresa. O profissional dessa área é responsável por melhorar as relações da companhia, através de vários meios.

Marketing Social – É um conjunto de ações, que visa promover uma causa ou um comportamento social, como o desmatamento, por exemplo. Trata-se de uma conscientização da população.

Neuromarketing – O profissional dessa área estuda o que acontece no cérebro de um cliente para entender porque ele prefere determinado produto a outro, porque gosta de uma marca específica e o que ele poderia comprar, futuramente.

Salário

A média salarial de um profissional formado em marketing varia entre R$ 1.800,00 a R$ 6.000,00 (dependendo do porte da empresa e do cargo). No entanto, um profissional experiente pode receber até R$ 50.000,00 por mês.

Se você tem interesse pelo curso de Marketing, mas ainda não tem certeza sobre a sua escolha, faça o download do e-book “Como escolher uma profissão”.

Mesmo conhecendo as várias áreas de atuação para um profissional de marketing, mas continua com dúvidas sobre qual profissão escolher? Não deixe de fazer um teste vocacional gratuito que pode te ajudar a escolher a carreira mais adequada para o seu perfil!