Se você está pensando em estudar Turismo e quer entender melhor essa profissão, este guia foi feito para você.

O curso de turismo é bastante procurado por jovens que amam viajar, conhecer novas culturas e lidar com pessoas. É claro que a profissão proporciona tudo isso, mas também existem grandes responsabilidades envolvidas. Confira!

Como é o curso de Turismo?

O bacharelado em turismo tem duração média de seis semestres (3 anos) e engloba disciplinas de comunicação, marketing, contabilidade e direito empresarial. Essas matérias proporcionam uma importante base, para que os profissionais sejam capazes de gerenciar empreendimentos de turismo, como hotéis, pousadas e agências de viagens.

Além disso, o curso conta com disciplinas específicas, como teoria do turismo, cerimonial, agenciamento e transportes, organização de eventos, turismo e meio ambiente, entre outras.

Qual é o perfil do turismólogo?

Sim, o nome do profissional com formação em turismo é turismólogo. Se você pensa que essa carreira é fácil e envolve apenas viagens e diversão, está muito enganado! O turismólogo é o profissional que zela pela segurança, bem-estar e satisfação dos turistas, ou seja: tem uma baita responsabilidade. Confira as habilidades que todo turismólogo precisa ter:

Responsabilidade

O turismólogo lida com os sonhos das pessoas e tem o papel de garantir que tudo dê certo: passagens, reservas, traslados, passeios e até mesmo assistência em caso de urgências, como extravio de malas ou acidentes. Nesse ponto, organização e responsabilidade são habilidades indispensáveis para quem deseja seguir essa profissão.

Facilidade de Comunicação

É fato: o turismólogo precisa saber comunicar, principalmente aquele que deseja atuar como guia de turismo, agente de viagens ou produtor de eventos. Saber lidar com o público, ter paciência e jogo de cintura é muito importante para ter destaque na área.

Bagagem Cultural

Ter amplo conhecimento sobre história, geografia e cultura é uma das características do turismólogo. Afinal, cabe ao turismólogo informar os turistas sobre os destinos, tanto no momento da compra da viagem, quanto durante os passeios. Se você é uma pessoa curiosa, que gosta de ler e conhecer novas histórias, essa profissão é para você.

Domínio de Idioma Estrangeiro

Como falamos, o profissional que trabalha com turismo precisa comunicar. Nessa área, você terá contato com pessoas de diversos lugares do mundo. Portanto, ter o domínio de idiomas estrangeiros é fundamental. Inglês e espanhol são considerados obrigatórios para quem quer crescer na profissão.

Quais são as áreas de atuação do Turismo?

Como já falamos, trabalhar com turismo não significa apenas viajar. A área é ampla e oferece muitas oportunidades. Confira os principais campos de atuação do turismólogo.

Agenciamento de Viagens

O agente de viagens é responsável por planejar, organizar e comercializar roteiros turísticos. Emitir passagens, reservar hotéis e manter os clientes bem informados sobre os passeios são algumas funções desse profissional. Se optar pelo agenciamento de viagens, você poderá trabalhar em grandes empresas do ramo ou montar a sua própria agência.

Organização de Eventos

A área de eventos é uma das mais dinâmicas e promissoras do turismo. O profissional que atua nesse ramo coordena eventos de diversos portes, como casamentos, shows, palestras, workshops e até mesmo competições esportivas.

Alimentos e Bebidas

É a área responsável pelo planejamento e gestão de bares, restaurantes, clubes e casas noturnas.

Ecoturismo

O turismólogo que se dedica ao ecoturismo planeja roteiros ecológicos em parques e reservas ambientais, sempre respeitando a relação entre o turismo e a preservação ambiental.

Hotelaria

É a área responsável pela gestão de hotéis. Para atuar nessa área, é preciso ter as habilidades de gestão, negociação e liderança.

Negócios

Os turismólogos que se dedicam ao turismo de negócios organizam viagens e eventos corporativos, como feiras e congressos.

Transportes

É o profissional que trabalha no planejamento e coordenação de serviços de transporte, seja em empresas áreas, rodoviárias, marítimas ou ferroviárias.

Planejamento de Turismo

É a área responsável por identificar potencial turístico em áreas ainda pouco exploradas e elaborar estratégias atraentes para o local.

Como é o Mercado de trabalho do turismo?

O mercado de turismo no Brasil está aquecido. Em 2017, o número de turistas estrangeiros que desembarcaram no Brasil chegou a 6,5 milhões, de acordo com dados divulgados pelo Ministério do Turismo.

Algumas áreas têm se destacado, como o ecoturismo, o turismo de negócios e a hotelaria. Os principais empregadores são as agências de turismo, os hotéis, as empresas de transporte e as empresas de organização de eventos.

Se você tem interesse pela área de turismo, mas ainda não tem certeza sobre a sua escolha, aproveite para fazer o download do nosso e-book “Como escolher uma profissão”.