Se você está pensando em fazer o curso de Design de Interiores, este post foi feito para você. A seguir, vamos falar sobre o curso, o perfil do profissional e as áreas de atuação da profissão. Continue a leitura e descubra se esse é o curso certo para você

O curso de Design de Interiores

O curso de Design de Interiores tem duração média de quatro semestres (dois anos). É um curso de graduação tecnológica, que engloba disciplinas como história da arte, desenho arquitetônico, design de mobiliário, modelagem 3D, Sustentabilidade, entre outras.

A rotina do curso de design de interiores conta com diversas atividades práticas, além de desenvolvimento de projetos interdisciplinares.

A diferença entre Design de Interiores e Arquitetura

O Designer de Interiores é responsável por idealizar e planejar a ambientação de espaços internos residenciais e comerciais. Sendo assim, ele é o profissional que define os revestimentos, acabamentos, cores, iluminação, mobiliário, objetos de decoração e obras de arte.

Por outro lado, o arquiteto pode desempenhar as funções do designer de interiores, mas também tem o conhecimento técnico necessário para projetar mudanças nas estruturas do ambiente, como quebrar uma parede ou alterar o sistema hidráulico e elétrico.

Perfil do Designer de Interiores

Como costumamos falar aqui no blog, não existe um perfil específico para cada profissional. Seus talentos e características podem ser moldados e aplicados de diferentes formas.  Porém, existem alguns sinais que podem indicar que a profissão de designer de interiores é a escolha certa para você.

1. Gostar de Arte em geral

Como designer digital, você precisará ter uma grande bagagem cultural. Nesse ponto, ter interesse por arte, arquitetura e design é fundamental para destacar-se na profissão.

2. Gostar de organizar espaços

Você adora organizar sua casa e está sempre mudando os móveis de posição? Isso pode ser o indício de que você tem vocação para trabalhar com design de interiores.

3. Noção estética

Saber combinar cores, formas, estampas e materiais de forma harmoniosa é uma importante característica dos designers de interiores. Portanto, se você tem uma boa noção estética e gosta de deixar tudo agradável aos olhos, terá sucesso no universo dessa profissão.

Áreas de atuação do Design de Interiores

O mercado do design de interiores oferece uma ampla área de atuação, com diferentes especialidades e seguimentos. Conheça os principais campos:

Ambientes Residenciais

O profissional que atua nesta área cria ambientes internos de casas e apartamentos.

Ambientes Comerciais

Área de atuação responsável pela ambientação de escritórios, consultórios, hospitais, lojas, restaurantes, entre outros.

Mobiliários

É a área que atua na criação e desenvolvimento de móveis para ambientes residenciais e comerciais, considerando fatores como segurança, ergonomia, conforto e funcionalidade.

Eventos

Área responsável por criar stands para feiras e workshops, salões de formatura, cenografia de festas, entre outros.

Set Design

Já se imaginou criando cenários para novelas, filmes e programas de TV? Essa é a função do designer de interiores que trabalha com set design.

Se você tem interesse pelo curso de Design de Interiores, mas ainda não tem certeza sobre a sua escolha, aproveite para fazer o download do e-book “Como escolher uma profissão”.