Se você está pensando em fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo, se liga no nosso post de hoje.

Vamos falar sobre o curso, mercado de trabalho, perfil do arquiteto e áreas de atuação. Tudo o que você precisa saber para bater o martelo nessa escolha. Continue a leitura!

Afinal, o que é Arquitetura e Urbanismo?

A Arquitetura e Urbanismo é a profissão responsável por idealizar, planejar, projetar e acompanhar as obras de casas, prédios, edificações, espaços urbanos, ambientes externos e internos, entre outros. Seu objetivo é criar espaços funcionais, confortáveis e seguros, que atendam às normas técnicas e legais.

O Arquiteto atua em parceria com o Engenheiro Civil, criando plantas, acompanhando obras, planejando reformas, determinando os materiais utilizados e otimizando os espaços.

Qual é o perfil do Arquiteto Urbanista?

Para ter sucesso na Arquitetura, é preciso ter comprometimento e dedicação. Além disso, algumas características e habilidades são necessárias. Listamos as mais importantes abaixo:

Criatividade

O mercado busca profissionais inovadores, que criem projetos diferentes de tudo o que já foi visto. Se você gosta de criar e tem muitas ideias para colocar no papel, a arquitetura pode ser a escolha certa. 😉

Vontade de aprender

A Arquitetura é uma área que está em constante evolução. Você precisará acompanhar os avanços tecnológicos e as tendências da profissão. Gostar de aprender é o primeiro passo para o sucesso na carreira.

Gosto pela arte em geral

Para muitas pessoas, a arquitetura é a “arte de criar espaços”. De fato, a arquitetura está diretamente ligada à arte. Se você se interessa por artes em geral, terá um excelente repertório para usar como inspiração nas suas criações.

Como é o Curso de Arquitetura e Urbanismo?

A faculdade de Arquitetura e Urbanismo tem 10 semestres (5 anos) e engloba disciplinas das Ciências Humanas e Exatas, como desenho, geometria, história da arte, planejamento urbano, legislação profissional, entre outras.

É um curso bastante dinâmico, que envolve muita teoria e técnica, mas que também tem muitas atividades práticas. Estágio e trabalho de conclusão de curso (TCC) são obrigatórios.

Como é o Mercado de trabalho da Arquitetura e Urbanismo?

Apesar de acompanhar os altos e baixos da construção civil, o mercado de trabalho da Arquitetura e Urbanismo é bastante promissor. Mesmo diante de um cenário menos aquecido, existem boas oportunidades e possibilidades para o Arquiteto, principalmente quando o profissional é criativo e acompanha as tendências.

Quais são as áreas de atuação da Arquitetura e Urbanismo?

A Arquitetura e Urbanismo tem um campo de atuação bastante amplo, com diversas oportunidades. Conheça as principais áreas da profissão:

Arquitetura de Interiores

É a área de atuação que cria projetos de ambientes internos, como casas, apartamentos e escritórios, considerando a utilização do espaço, circulação, durabilidade dos materiais, funcionalidade dos mobiliários e, é claro, conforto e segurança das pessoas.

Arquitetura Industrial

Área responsável por planejar e projetar a instalação de indústrias, respeitando todas as normas técnicas de segurança.

Luminotécnica

Os profissionais que atuam em Luminotécnica são responsáveis por planejar a iluminação de ambientes internos, externos e eventos, com o objetivo de equilibrar a luminosidade do local, de acordo com as necessidades dos usuários.

Urbanismo

É a área responsável por idealizar, planejar e projetar bairros, cidades, regiões e vias de transportes, sempre considerando o crescimento sustentável, a segurança e a qualidade de vida da população. É um campo de atuação fundamental para a organização da nossa sociedade.

Comunicação Visual

Você consegue imaginar o metrô ou o aeroporto sem as placas de sinalização? E um supermercado? A comunicação visual é fundamental para os espaços públicos e estabelecimentos comerciais. O arquiteto que atua nessa área tem como objetivo tornar os espaços mais convidativos para os consumidores, além de passar informações importantes como clareza.

Paisagismo

É a área de atuação que projeta espaços externos e abertos, como jardins, parques e praças, equilibrando elementos naturais, como árvores e plantas, à arquitetura do espaço.

Desenho Industrial de Mobiliário

O profissional que atua nessa área idealiza e cria objetos e mobiliários, com o objetivo de lançar tendências, otimizar espaços e tornar os ambientes mais confortáveis e funcionais.

Restauro de Edifícios

Sabe aqueles prédios antigos e lindos que são tombados pelo patrimônio histórico? Eles precisam muito do trabalho dos arquitetos, que têm como objetivo restaurá-los sem alterar suas características originais.

O curso de Arquitetura e Urbanismo é caro?

O curso de Arquitetura e Urbanismo é relativamente acessível. Ele não está entre os mais baratos do mercado, mas também passa longe de ser o curso mais caro. O valor da mensalidade varia bastante entre as instituições de ensino e regiões do país.

Se você sonha em fazer o curso, mas ainda não consegue bancar a faculdade, pode fazer o ENEM e tentar ingressar em uma universidade pública, conseguir uma bolsa com o ProUni ou financiar o seu curso por meio do FIES.

Também há a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudo junto à Instituição de Ensino. Muitas Universidades oferecem bolsas e descontos para os candidatos que mandam bem no vestibular, por exemplo. Então, a dica é estudar bastante e se preparar para o Vestibular.

Preciso comprar muitos materiais para estudar Arquitetura e Urbanismo?

O estudante de Arquitetura e Urbanismo usa alguns materiais específicos durante as aulas, como esquadros, escalímetro, lapiseiras, marcadores, canetas nanquim e compasso. Portanto, é bom se preparar para investir nesses equipamentos. Vale ressaltar que esses materiais são duráveis e, se você cuidar direitinho, poderá utilizá-los durante muito tempo na sua carreira profissional.

Agora que você já sabe mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo, veja o nosso infográfico com 15 passos para escolher a sua profissão.