Frequentemente, grandes empresas anunciam vagas para programas de estágio e de trainee. Sem dúvidas, essas são excelentes maneiras de entrar no mercado de trabalho e iniciar a carreira com o pé direito. Mas, será que você sabe, exatamente, qual é a diferença entre estágio e trainee? Continue a leitura e descubra!

O que é Programa de Estágio?

O programa de estágio é destinado apenas a estudantes que buscam uma oportunidade para entrar no mercado de trabalho. O contrato do estagiário deve atender às normas de uma lei específica, que envolve o aluno contratado, a empresa contratante e a Instituição de Ensino.

Como regras do estágio, podemos destacar a jornada máxima de 6 horas diárias (para estagiários de cursos superiores), o direito ao recesso de trinta dias (para estágios de um ano ou mais) e o período máximo de dois anos de contrato.

O principal objetivo do programa de estágio é ensinar e capacitar o jovem profissional, complementando o aprendizado da faculdade com atividades práticas reais.

O que é Programa de Trainee?

O programa de trainee é destinado aos profissionais recém-formados que buscam uma boa colocação no mercado, principalmente em grandes empresas e indústrias. Nesse caso, não existe uma lei específica para a contratação, o que vale, geralmente, são as normas da CLT.

O objetivo do programa de Trainee é identificar jovens talentos e capacitá-los para cargos de gerência. Durante um período de treinamento preestabelecido, o contratado passará por diversas áreas da empresa, desenvolvendo suas habilidades e competências.

Por isso, é comum que os trainees trabalhem mais e tenham maiores responsabilidades, quando comparados aos estagiários. Por outro lado, as remunerações dos programas de trainee são maiores.

Tanto o programa de estágio quanto o programa de trainee podem levar à efetivação do funcionário na empresa. Para isso, é preciso fazer o seu trabalho aparecer e dedicar-se em todos os períodos do contrato, aproveitando o aprendizado ao máximo.

Agora que você já conhece a diferença entre estágio e trainee, chegou a hora de buscar a oportunidade dos seus sonhos