No dia 3 de setembro de 1979, a profissão do biólogo foi regulamentada no Brasil e o Conselho Federal de Biologia foi criado. Assim, surgiu o Dia Nacional do Biólogo.

Para celebrar, pedimos para o Professor Allan Pscheidt, coordenador adjunto do curso de Ciências Biológicas da FMU, indicar filmes relacionados à área. Confira a lista.

Margaret Mee e a flor da lua

O filme retrata a vida de Margaret Mee, uma importante ilustradora científica que trabalhou ativamente na ilustração de espécies de plantas na Amazônia. O documentário mostra a busca de Margaret pela Strophocactus wittii, uma espécie de cacto conhecida como “flor da lua”, cuja flor dura apenas uma única noite. O filme traz depoimentos de importantes Biólogos Botânicos.

Procurando Nemo e Procurando Dory

As duas animações, apesar de voltadas para o público infantil, passaram por uma dedicada curadoria de modo que mostra a biologia marinha sem erros conceituais. Nos filmes é possível observar diferentes tipos de animais marinhos, algas, e principalmente a relação ecológica entre as espécies.

Uma verdade inconveniente

Este polêmico documentário de Al Gore trata sobre os efeitos das mudanças climáticas da Terra. Cada vez mais aceito pela comunidade científica, o aquecimento global é apresentado e explorado com medidas que podem evitá-lo por parte da sociedade.

Nas montanhas dos Gorilas

O filme conta a história de uma importante antropóloga, Dian Fossey, e sua luta ao combate à caça ilegal e tráfico de Gorilas na África. Provoca discussões sobre a conservação e a importância da biodiversidade. As ações de Dian provocaram a criação de reservas e ONGs de preservação da Natureza.

O curso de Ciências Biológicas da FMU prepara o aluno para os desafios da profissão, por meio de um programa de ensino inovador. Saiba mais clicando aqui.