No estudo da Biologia as diferentes áreas e as particularidades de cada uma podem deixar qualquer um perdido com tantas informações diferentes. Confira algumas dicas do que estudar!

1. Botânica

A Botânica é dividida em dois temas: classificação e fisiologia. Na classificação organize numa tabela e as principais características de cada grupo de plantas (algas, briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) levando em consideração a evolução e as principais diferenças entre elas. Na fisiologia tome nota sobre a fotossíntese e relações hídricas de como as plantas absorvem, transportam e eliminam água.

2. Zoologia

Na Zoologia é importante separar os principais filos de animais, considerando as características de cada grupo e seus principais representantes. Associar os filos com animais conhecidos é importante para lembrar-se das suas características na prova.

3. Biologia

A biologia humana se divide em dois aspectos: fisiologia e doenças. A fisiologia, que compreende o funcionamento do corpo – sistema vascular, sistema endócrino, sistema nervoso, etc. Em relação às doenças, o ideal é estudar as principais formas de transmissão e profilaxia das principais parasitoses.

4. Ecologia

Cada vez mais a sociedade está preocupada com as relações entre os seres vivos e os impactos causados na natureza. Na Ecologia o importante é ler textos que tratam do efeito estufa, cadeia e teia alimentar, principais biomas do mundo, ciclo de nutrientes como nitrogênio e carbono. Tabelas e gráficos são grandes fontes de conhecimento nessa área.

5. DNA e RNA

A genética aborda os diferentes tipos de herança e mutações e os genes contidos no DNA/RNA. Comece separando a mitose e a meiose em desenhos, entendendo as diferenças nesses dois tipos de divisão celular. A meiose está relacionada com mutações e padrões de herança recessiva e dominante.
6. Procariótica, Eucariótica animal e vegetal

Os seres vivos são formados por três tipos de célula: procariótica, eucariótica animal e vegetal. Desenhar essas células apontando as organelas e estruturas exclusivas de cada tipo é uma boa ideia para estuda-las. Também separe os seres vivos em seus reinos, sabendo reconhecer suas características e categorias de classificação.

7. Microbiologia

Vírus e bactérias são muito importantes na Microbiologia. Os vírus são organismos muito diferentes e o estudo de alguns deles, como o HIV, vírus da dengue, zika vírus, é interessante para compreendê-los. Atente-se também à imunologia estudando antígenos e anticorpos, lembrando que são procariontes.

8. Relembre alguns pontos para auxiliar nos estudos

– Níveis taxonômicos (Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e Espécie)
– Fases da divisão celular (Prófase, Metáfase, Anáfase e Telófase)
– Principais doenças causadas por bactérias (Tétano, Meningite, Sífilis, Cólera, Pneumonia, Gonorreia e Difteria)
– Bases nitrogenadas do DNA (Adenina, Timina, Guanina e Citosina e a ligação entre elas, Adenina com Timina e Citosina com Guanina)