Separamos uma lista com alguns possíveis temas, que podem cair na redação do ENEM em 2019. Veja e prepare-se!

Em 2019, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) completa 21 anos de existência. Durante essas duas décadas, uma preocupação é quase unânime aos estudantes que realizam a prova: o que pode cair na redação? Recentemente, o Programa Orienta fez um apanhado de todos os 20 temas e identificou semelhanças entre eles. Este é um bom método para analisar o que pode cair na próxima prova. Baseado no levantamento, separamos abaixo alguns possíveis temas, que podem pintar na redação do ENEM 2019.

Vale ressaltar que, para identificar possíveis temas da próxima redação, é preciso pensar em algo que seja de interesse de toda a sociedade e que esteja afetando a vida de uma parcela da população nos últimos anos. A tendência é que seja algum assunto com certo grau de polêmica, que está ou esteve em debate. No entanto, nem sempre o ENEM é previsível. Em 2017, o tema foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” – algo que poderia cair em qualquer ano, pois não possui uma validade.

Mas, vamos partir do pressuposto que seja cobrado um tema atual, certo?  Então, confira o que pode cair:

1) Violência contra minorias (mulheres, homossexuais, trans e negros)

A sociedade está alerta e, por mais que governantes sejam negligentes quanto à violência diante de minorias, em especial mulheres, homossexuais, trans e negros, a tolerância está cada vez mais baixa. Este paradoxo renderia uma boa discussão no ENEM.

2) Direito do trabalhador

Com a Reforma da Previdência em pauta e os direitos do trabalhador sendo cada vez mais reduzidos, com a explicação de que a desburocratização pode aumentar o número de empregos, há um grande debate na sociedade. Afinal, é o trabalhador que deve ser mais uma vez prejudicado para os interesses do patrão? Mais empregos, neste caso, significam um bem-estar no futuro? E a aposentadoria? Pesquise bastante e fique por dentro de tudo que engloba o Direito do Trabalhador.

3) A volta das epidemias no Brasil

A volta de epidemias, que já haviam sido erradicadas no Brasil, está acontecendo. Dengue, Sífilis, Sarampo, dentre outras. Quais são os motivos disso? A vacinação não está abrangendo a maioria da população?

4) Acordo de Paris

Enquanto vários países se unem para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 e do Acordo de Paris, o governo brasileiro cogita sair de tal acordo. Sendo assim, o Brasil não se comprometeria a diminuir o aquecimento global.

Governantes no Acordo de Paris.

5) Estatuto do Desarmamento

Se há um tema polêmico na sociedade e que divide opiniões é em relação ao Estatuto do Desarmamento. Em 2019, no Brasil, a posse de armas já foi liberada para pessoas com certos cargos e estabelecimentos. Pesquise bastante sobre o tema, não só no Brasil, mas também fora para que você saiba quanto dinheiro é movimentado pela indústria bélica, números sobre casos de violência em lugares em que o porte é permitido e os obscuros motivos que fazem o governo apoiar isso.

6) Desastres ambientais

Os desastres ambientais, infelizmente, têm sido recorrentes no Brasil. A privatização de serviços que deveriam, de maneira óbvia, pertencer ao Estado, certamente, é uma das causas. O mais recente foi o rompimento da barragem de Brumadinho (MG). Os impactos ambientais e sociais nos arredores são catastróficos e não parece haver muita preocupação, já que empresas como a Vale seguem na ativa, dominando o mercado brasileiro.

Brumadinho em 2019.

7) Bullying

O bullying já vem aparecendo em listas de prováveis temas há alguns anos e até hoje a redação ainda não teve um tema focado, exclusivamente, nele. Quem sabe em 2019 não aparece. É importante que você saiba as razões do bullying, como mudar isso e educar as crianças e adolescentes para que o cenário mude.

8) Exposição na internet

A exposição na internet é um dos grandes problemas do mundo globalizado. Vazamento de fotos íntimas, de conversas em aplicativos de mensagens e por aí vai. É preciso estar sempre muito atento para que sua imagem não seja prejudicada em um piscar de olhos.

9) Os desafios da segurança pública no Brasil

O novo governo chegou com a promessa de que a segurança pública no Brasil “acabaria”. Não é o que ocorre. Furtos, roubos e a violência só aumentam nos grandes centros brasileiros. A pergunta que fica é: quais soluções podem ser tomadas para que isso diminua gradativamente?

10) Conservação do meio ambiente x crescimento econômico

O agronegócio e o desmatamento de florestas movimentam a economia brasileira, mas vale a pena? Cidades cada vez mais poluídas, alimentos profundamente artificiais e menos verde em todos os cantos. Acredite se quiser, mas há governantes que ainda defendam essas práticas e trabalhem para que elas continuem a todo o vapor ou até aumentem.

desmatamento na Floresta Amazônica

Desmatamento na Floresta Amazônica.

11) A depressão entre os jovens brasileiros

Há anos, a depressão deixou de ser tratada como “frescura” e hoje em dia já é vista por quase toda a sociedade como uma doença. Jovens sofrem com pressões de todos os lados para seus futuros e, em um mundo de redes sociais em que todos parecem perfeitos, a mente é afetada. Por isso, há um crescimento gradativo nos casos de depressão entre os jovens. Esse é um tema que vale estudar e estar bem preparado.