Devemos ter em mente que a matemática surgiu da necessidade do ser humano em interpretar e representar os fenômenos da natureza. Mesmo sozinho você pode aprender matemática básica, com a internet fica ainda mais rápido e fácil. Entretanto é importante levar em consideração estas dicas na hora de estudar matemática:

1. Escolha o melhor material de estudo

A – Livro:
– Se você não possui um conhecimento básico é essencial que escolha um livro-texto que apresente bastante exemplos resolvidos e relacione a teoria com aplicações no dia a dia.
– Se você já tem um conhecimento intermediário, escolha um livro-texto mais “enxuto” com a organização por definições, teoremas e corolários.

B – Vídeo aula:
– Além da escolha de um bom livro base, assistir vídeo aulas pode ajudar bastante na compreensão do conteúdo. Já que você poderá assistir e voltar naquela parte que não entendeu direito.
– Confira as dicas de vídeo aula:
Vídeo 1

2. Organize o local e horário de estudos

A – Local de estudos:
– Escolha um lugar da sua casa para ser o seu ambiente de estudos. Leve em consideração que este local deve preferencialmente: Ser silencioso, confortável e que não possua distrações como televisão, telefone, etc.

B – Horário de estudos:
– Crie um cronograma semanal com todas as suas atividades e em seguida defina o horário mais adequado para você estudar.
– Caso tenha que conciliar o estudo da matemática com outras disciplinas, uma forma é o ciclo de estudos que intercala matérias de exatas e humanas usando as várias áreas do cérebro e aumentando a produtividade nos estudos. Vale a pena utilizar essa estratégia para organizar seus estudos.

3. Domine a teoria

Para você conseguir avançar em seus estudos, é necessário que você domine as noções básicas. Não tem como fugir. É muito importante conhecer a linguagem matemática e seus símbolos.
Além disso, o entendimento da distribuição dos ramos da matemática (mapa mental) traz uma visão ampla dessa ciência facilitando o seu estudo.
Sempre que aprender uma nova definição e/ ou teorema da matemática tente relacioná-lo com alguma aplicação no dia a dia, lembre- se matemática nada mais é do que uma interpretação da natureza. Esse exercício dará maior consistência para assimilar o assunto.

4. Pratique exercícios

Assim como para se tornar um grande maratonista é necessário muito treino e dedicação. Para ficar bom em matemática é preciso praticar muitos exercícios. Muito mesmo!
Para resolver problemas matemáticos, primeiramente entenda o enunciado da questão e saiba qual é o seu objetivo. E só matemática não resolve! O português e a interpretação de textos também são muito importantes. Sempre se pergunte: O que o exercício quer? Não despreze a interpretação de texto.
Outra forma de aprender matemática é praticando exercícios com jogos de matemática. Utilizar as novas tecnologias para estudar matemática tem demonstrado ser uma forma muito eficiente para assimilação e retenção do conteúdo.

5. Tire todas as suas dúvidas

Quando estiver praticando exercícios coloque uma interrogação naqueles problemas que você não conseguiu resolver. Durante a correção de exercícios, tire suas dúvidas e esclareça as questões em que você apresentou dificuldade. Assim que puder, resolva- o novamente entendendo a parte que não tinha ficado clara.