Campanha terá ainda caminhada simbólica na sede, iluminação em azul dos 4 mil m² de fachada e ações de comunicação
5 de novembro de 2024 – Como pontapé inicial e inusitado da Campanha Novembro Azul da EMS, parte do elenco e embaixadores do Vôlei Renata, time patrocinado pela empresa, participaram de uma roda de conversa sobre temas relacionados à saúde física e mental masculina na manhã desta segunda-feira (4), na sede do laboratório, em Hortolândia (SP). O principal propósito foi conscientizar colaboradores e colaboradoras para a importância do autocuidado e da prevenção. Com falas inspiradoras, os jogadores de alto rendimento compartilharam experiências dentro e fora de quadra e mergulharam em temas essenciais, muitas vezes deixados de lado na rotina masculina ou ainda considerados tabus, sobre saúde física e mental.
A ocasião reuniu André Heller, embaixador do Vôlei Renata e ex-jogador e medalhista olímpico; Maurício Lima, embaixador do Vôlei Renata, ex-jogador e bicampeão olímpico em Barcelona (1992) e Atenas (20024); Bruno (Bruninho), levantador e capitão do time; além do central Judson Nunes; do líbero Lukinha; e do levantador Cris. Todo o grupo compartilhou insights valiosos, reforçando a importância do cuidado diário com a saúde.
O ex-jogador e campeão olímpico, André Heller, que se aposentou das quadras há 10 anos, destacou a importância de encontrar equilíbrio e propósito após tanta dedicação ao esporte. “Precisamos cuidar com carinho de nossa rotina, que consome nossa atenção e esforços. A saúde não pode ser subestimada. É necessário reservar momentos para investir no bem-estar e quebrar o paradigma de que só cuidamos da saúde quando surge uma doença”, afirmou.
Bruno Rezende, capitão do Vôlei Renata e ex-levantador da seleção brasileira, compartilhou sua experiência sobre a importância da saúde mental ao lidar com a pressão do esporte de alto rendimento: “Enfrentamos cobrança extrema e hoje posso falar mais abertamente de saúde mental. Já busquei ajuda com psicólogos e terapia, especialmente após a final olímpica de Londres, onde vivenciei uma tristeza e frustração profundas. Hoje, vejo a importância de equilibrar a parte técnica, física e, principalmente, mental. Precisamos encarar nossas vulnerabilidades para crescer e não deixar isso como um tabu”, defendeu o líder do time.
Para Judson Nunes, jogar na seleção brasileira exige manter bem-estar e equilíbrio para lidar com as cobranças. “Só faz admirar mais ainda o André, Maurício, o que esses caras tiveram de fazer para conseguir essa medalha é de aplaudir. Ninguém tem a real dimensão do sacrifício”, afirmou o atleta sobre a conquista dos colegas, que foram ouro nas Olimpíadas de Barcelona, em 1992. “Então, se eu posso passar alguma coisa é que cada um, na sua maneira, possa buscar sempre estar em equilíbrio porque isso faz o rendimento melhorar”, concluiu.
Conduzindo o bate-papo, a gerente médica da EMS, Sarita Barros enfatizou a necessidade de priorizar uma rotina de exames. “Cerca de 47% dos homens nunca consultaram um urologista na vida”, alertou. “A partir dos 40 anos, é essencial a consulta regular com esse especialista e, aos 45, o exame de PSA (exame de sangue que pode detectar câncer de próstata) e de toque são fundamentais. No início, essas doenças não apresentam sintomas, então a prevenção é essencial. Além disso, muitos fatores de risco são evitáveis com alimentação equilibrada, prática de atividade física, redução do sedentarismo e consumo moderado de álcool”, esclareceu.
Tradicional iluminação azul da fachada
Esta é a primeira de uma série de atividades que a farmacêutica realizará em novembro, como parte das iniciativas para gerar engajamento dos colaboradores à campanha. Desde o primeiro dia do mês, já era possível ver o apoio da companhia com a tradicional iluminação em azul dos 4 mil m² de fachada de sua sede.
Para Marcus Sanchez, vice-presidente da EMS, com essas iniciativas a empresa reafirma seu compromisso com a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores e da comunidade. “Estamos comprometidos em informar e orientar, cada vez mais, nossos colaboradores para que cultivem o autocuidado, seja recomendando a visita ao médico ou incentivando hábitos saudáveis para que mantenham qualidade de vida e inspirem outras pessoas ao redor”, ressalta o executivo.
Demais iniciativas em Novembro
A programação do Novembro Azul inclui ainda uma caminhada simbólica, com camiseta azul, nas dependências da empresa para fortalecer a união em torno da causa; o dia do azul, com todos os colaboradores vestindo a cor da causa; além de comunicados internos e postagens nas mídias sociais visando também conscientizar e informar.
Sobre a EMS
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 18 anos consecutivos, pertence ao Grupo NC. Com 60 anos de história e 6,7 mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano com a sua controlada Vero Biotech, localizada em Atlanta, Geórgia (EUA), por meio da qual a EMS obteve em 2019 a aprovação de seu primeiro produto revolucionário, fruto de inovação radical, submetido à FDA (EUA), posicionando o laboratório como uma empresa inovadora no mercado global. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. Na Sérvia, possui a farmacêutica Galenika, adquirida em 2017 como parte do processo de internacionalização da companhia. A EMS exporta para 55 países e tem, na Itália, o laboratório de pesquisas MonteResearch. A empresa mantém um histórico consistente de iniciativas sociais, culturais, ambientais e esportivas dentro e fora do país como uma forma concreta de também promover saúde e qualidade de vida.
Mais informações para a imprensa
GBR Comunicação
Denver Pelluchi – 11-99722-2313 | denver.pelluchi@gbr.com.br
Vagner Magalhães – 11-99196-1716 I vagner.magalhaes@gbr.com.br
Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Ana Carolina Marques Gomes
denver.pelluchi@gbr.com.br